ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE A ESCOLA NO IMAGINÁRIO POPULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Eduardo Jorge Lopes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: da Silva, Everaldo Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20441
Resumo: Este artigo objetiva analisar os sentidos atribuídos por alunos e não-alunos jovens, adultos e idosos das camadas populares, sobre como eles imaginam e interpretam à escola, ou seja, qual a relação e a leitura que fazem desta instituição. O suporte teórico de sustentação da pesquisa é o da Educação Popular e da Cultura Popular. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Discurso. Os resultados revelam que a escola é um espaço de múltiplos sentidos no imaginário de jovens e adultos trabalhadores das camadas populares e que essa mesma instituição ainda se encontra distante da possibilidade de atender aos anseios e interesses das camadas populares.   Palavras-chave: Educação popular. Cultura popular. Classe Popular. Escola.
id UFPB-11_e41be5dc78daf22601a54351d2ebac1e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/20441
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE A ESCOLA NO IMAGINÁRIO POPULAREste artigo objetiva analisar os sentidos atribuídos por alunos e não-alunos jovens, adultos e idosos das camadas populares, sobre como eles imaginam e interpretam à escola, ou seja, qual a relação e a leitura que fazem desta instituição. O suporte teórico de sustentação da pesquisa é o da Educação Popular e da Cultura Popular. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Discurso. Os resultados revelam que a escola é um espaço de múltiplos sentidos no imaginário de jovens e adultos trabalhadores das camadas populares e que essa mesma instituição ainda se encontra distante da possibilidade de atender aos anseios e interesses das camadas populares.   Palavras-chave: Educação popular. Cultura popular. Classe Popular. Escola.Editora da UFPB2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20441Revista Temas em Educação; 2010: v.18 / 19, n.1 / 2, p. 1-286, Jan-Dec. 2009/2010; 204-219Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n. 1/2, pág. 1-286, ene.-dic. 2009/2010; 204-219Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n.1/2, p. 1-286, jan.-dez. 2009/2010; 204-2192359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20441/11294da Silva, Eduardo Jorge Lopesda Silva, Everaldo Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:55:19Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20441Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:55:19Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE A ESCOLA NO IMAGINÁRIO POPULAR
title ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE A ESCOLA NO IMAGINÁRIO POPULAR
spellingShingle ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE A ESCOLA NO IMAGINÁRIO POPULAR
da Silva, Eduardo Jorge Lopes
title_short ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE A ESCOLA NO IMAGINÁRIO POPULAR
title_full ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE A ESCOLA NO IMAGINÁRIO POPULAR
title_fullStr ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE A ESCOLA NO IMAGINÁRIO POPULAR
title_full_unstemmed ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE A ESCOLA NO IMAGINÁRIO POPULAR
title_sort ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE A ESCOLA NO IMAGINÁRIO POPULAR
author da Silva, Eduardo Jorge Lopes
author_facet da Silva, Eduardo Jorge Lopes
da Silva, Everaldo Fernandes
author_role author
author2 da Silva, Everaldo Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Eduardo Jorge Lopes
da Silva, Everaldo Fernandes
description Este artigo objetiva analisar os sentidos atribuídos por alunos e não-alunos jovens, adultos e idosos das camadas populares, sobre como eles imaginam e interpretam à escola, ou seja, qual a relação e a leitura que fazem desta instituição. O suporte teórico de sustentação da pesquisa é o da Educação Popular e da Cultura Popular. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Discurso. Os resultados revelam que a escola é um espaço de múltiplos sentidos no imaginário de jovens e adultos trabalhadores das camadas populares e que essa mesma instituição ainda se encontra distante da possibilidade de atender aos anseios e interesses das camadas populares.   Palavras-chave: Educação popular. Cultura popular. Classe Popular. Escola.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20441
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20441/11294
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; 2010: v.18 / 19, n.1 / 2, p. 1-286, Jan-Dec. 2009/2010; 204-219
Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n. 1/2, pág. 1-286, ene.-dic. 2009/2010; 204-219
Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n.1/2, p. 1-286, jan.-dez. 2009/2010; 204-219
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908801159168