Apontamentos para a análise das políticas educacionais a partir do método histórico- dialético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires Barros Cardozo, Maria José
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Imbiriba Sousa Colares, Maria Lília, Alencar Colares, Anselmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/65475
Resumo: O presente artigo objetiva tratar dos caminhos investigativos das políticas educacionais que se fundamentam no materialismo histórico-dialético. Está ancorado em estudos bibliográficos e na experiência dos estudos e pesquisas desenvolvidos ao longo da nossa trajetória acadêmica e docente. Situamos o Método Histórico-Dialético (MHD), destacando a relação de organicidade entre o processo de produção do conhecimento e a realidade histórico-social na apropriação do real em sua concretude, gênese e múltiplas determinações. Enfocamos a relação sujeito-objeto, as categorias contradição, totalidade, reprodução, mediação e hegemonia; destacamos a questão relativa à escolha do tipo de pesquisa e procedimentos de coleta e síntese de dados. Concluímos que as pesquisas sobre políticas educacionais podem contribuir tanto para o desvelamento do real, quanto para a transformação da realidade em função da emancipação humana.
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