Direção de fotografia em cenas noturnas: procedimentos técnicos e estéticos no uso do day for night
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25527 |
Resumo: | Nosso texto consiste numa reflexão sobre o trabalho do diretor de fotografia de cinema na construção das imagens de cenas noturnas. Nelas, considerarmos haver um dilema entre a visibilidade e a verossimilhança. Entre as diversas maneira de filmagem em cenas noturnas, nos atemos aqui ao uso do day for night, também conhecido como “noite americana”, um recurso para filmar a noite durante o dia. Relatamos, assim, os processos de cinematografia dos filmes Pacto de honra (Raoul Walsh, 1954, EUA) e Mad Max: a estrada da fúria (George Miller, 2015, EUA) no que se refere à noite americana. Trazemos uma descrição analítica sobre os procedimentos técnicos e estéticos, refletindo sobre as imagens noturnas. No tocante, ao se buscar uma narrativa de baixa luminosidade, é preciso se ater a alguns procedimentos técnicos e estéticos para uma execução primorosa, dentro da proposta conceitual da obra. |
id |
UFPB-2_01d2c87886905daff4ff651bf52cb0c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/25527 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-11-29T16:01:46Z2022-11-292022-11-29T16:01:46Z2020-10-26https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25527Nosso texto consiste numa reflexão sobre o trabalho do diretor de fotografia de cinema na construção das imagens de cenas noturnas. Nelas, considerarmos haver um dilema entre a visibilidade e a verossimilhança. Entre as diversas maneira de filmagem em cenas noturnas, nos atemos aqui ao uso do day for night, também conhecido como “noite americana”, um recurso para filmar a noite durante o dia. Relatamos, assim, os processos de cinematografia dos filmes Pacto de honra (Raoul Walsh, 1954, EUA) e Mad Max: a estrada da fúria (George Miller, 2015, EUA) no que se refere à noite americana. Trazemos uma descrição analítica sobre os procedimentos técnicos e estéticos, refletindo sobre as imagens noturnas. No tocante, ao se buscar uma narrativa de baixa luminosidade, é preciso se ater a alguns procedimentos técnicos e estéticos para uma execução primorosa, dentro da proposta conceitual da obra.Não se aplica.Submitted by Natanael Carvalho (carvalhon31@gmail.com) on 2022-11-29T16:01:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Direção de fotografia em cenas noturnas procedimentos técnicos.pdf: 793052 bytes, checksum: ff1cb8c688834dac0b375e6d80db300f (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-29T16:01:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Direção de fotografia em cenas noturnas procedimentos técnicos.pdf: 793052 bytes, checksum: ff1cb8c688834dac0b375e6d80db300f (MD5) Previous issue date: 2020-10-26porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilGrão Fino: Semana de Fotografia (Online)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAODireção de fotografia.Cinematografia.Cena noturna.Day for night.Noite americana.Verossimilhança.Direção de fotografia em cenas noturnas: procedimentos técnicos e estéticos no uso do day for nightinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3Andrade, Matheusreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTDireção de fotografia em cenas noturnas procedimentos técnicos.pdf.txtDireção de fotografia em cenas noturnas procedimentos técnicos.pdf.txtExtracted texttext/plain18337https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25527/4/Dire%c3%a7%c3%a3o%20de%20fotografia%20em%20cenas%20noturnas%20procedimentos%20t%c3%a9cnicos.pdf.txt5829226b3acb74615b907b2724fc360aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25527/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25527/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDireção de fotografia em cenas noturnas procedimentos técnicos.pdfDireção de fotografia em cenas noturnas procedimentos técnicos.pdfapplication/pdf793052https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25527/1/Dire%c3%a7%c3%a3o%20de%20fotografia%20em%20cenas%20noturnas%20procedimentos%20t%c3%a9cnicos.pdfff1cb8c688834dac0b375e6d80db300fMD51123456789/255272022-11-30 03:05:27.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Direção de fotografia em cenas noturnas: procedimentos técnicos e estéticos no uso do day for night |
title |
Direção de fotografia em cenas noturnas: procedimentos técnicos e estéticos no uso do day for night |
spellingShingle |
Direção de fotografia em cenas noturnas: procedimentos técnicos e estéticos no uso do day for night Andrade, Matheus CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO Direção de fotografia. Cinematografia. Cena noturna. Day for night. Noite americana. Verossimilhança. |
title_short |
Direção de fotografia em cenas noturnas: procedimentos técnicos e estéticos no uso do day for night |
title_full |
Direção de fotografia em cenas noturnas: procedimentos técnicos e estéticos no uso do day for night |
title_fullStr |
Direção de fotografia em cenas noturnas: procedimentos técnicos e estéticos no uso do day for night |
title_full_unstemmed |
Direção de fotografia em cenas noturnas: procedimentos técnicos e estéticos no uso do day for night |
title_sort |
Direção de fotografia em cenas noturnas: procedimentos técnicos e estéticos no uso do day for night |
author |
Andrade, Matheus |
author_facet |
Andrade, Matheus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Matheus |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO Direção de fotografia. Cinematografia. Cena noturna. Day for night. Noite americana. Verossimilhança. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direção de fotografia. Cinematografia. Cena noturna. Day for night. Noite americana. Verossimilhança. |
description |
Nosso texto consiste numa reflexão sobre o trabalho do diretor de fotografia de cinema na construção das imagens de cenas noturnas. Nelas, considerarmos haver um dilema entre a visibilidade e a verossimilhança. Entre as diversas maneira de filmagem em cenas noturnas, nos atemos aqui ao uso do day for night, também conhecido como “noite americana”, um recurso para filmar a noite durante o dia. Relatamos, assim, os processos de cinematografia dos filmes Pacto de honra (Raoul Walsh, 1954, EUA) e Mad Max: a estrada da fúria (George Miller, 2015, EUA) no que se refere à noite americana. Trazemos uma descrição analítica sobre os procedimentos técnicos e estéticos, refletindo sobre as imagens noturnas. No tocante, ao se buscar uma narrativa de baixa luminosidade, é preciso se ater a alguns procedimentos técnicos e estéticos para uma execução primorosa, dentro da proposta conceitual da obra. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-29T16:01:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-29 2022-11-29T16:01:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25527 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Grão Fino: Semana de Fotografia (Online) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25527/4/Dire%c3%a7%c3%a3o%20de%20fotografia%20em%20cenas%20noturnas%20procedimentos%20t%c3%a9cnicos.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25527/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25527/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25527/1/Dire%c3%a7%c3%a3o%20de%20fotografia%20em%20cenas%20noturnas%20procedimentos%20t%c3%a9cnicos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5829226b3acb74615b907b2724fc360a e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 ff1cb8c688834dac0b375e6d80db300f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562274613952512 |