A composição do espetáculo “Uma viagem ao céu”: diálogos entre a música-teatro e a referencialidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25792 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo abordar a pesquisa acerca das características referentes ao gênero música-teatro (SALZMAN; DÉSI, 2008) aliado ao estudo de procedimentos intertextuais (LIMA, 2015; KRISTEVA, 1967; BAKHTIN, 1988; FIORIN, 2006; KAPLAN, 2006). Como resultado dessa investigação, abordaremos o processo composicional do espetáculo “Uma viagem ao céu”, que foi composto e estruturado correlacionando elementos advindos da cultura de tradição oral nordestina abordada no folheto de cordel Uma viagem ao céu, de Leandro Gomes de Barros (1865-1918) e canções do Cancioneiro da Paraíba (SANTOS; BATISTA, 1993). A música-teatro é uma forma de compreensão artística válida que foi capaz de abarcar a realidade musical que surgiu no Pós-Segunda Guerra Mundial, além de abrigar as formas de expressão musical e teatral inéditas que foram descobertas na segunda metade do século XX, englobando, assim, diversas possibilidades de técnicas composicionais, fossem essas: gestos, semânticas, dispositivos eletrônicos ou afins. A dissertação foi estruturada em três capítulos. No capítulo 1, abordamos questões específicas da música-teatro, suas características, além de relacionar alguns exemplos retirados do espetáculo. No capítulo 2, abordamos a composição sob o viés da intertextualidade, da literatura de cordel e de qual a sua importância no contexto do gênero escolhido. E, por fim, no capitulo 3, abordamos as partes constituintes do espetáculo “Uma viagem ao céu”, as respectivas cenas, comentando trechos do processo composicional e o uso das características do gênero música-teatro, das ferramentas da intertextualidade e de suas respectivas estratégias composicionais. |
id |
UFPB-2_0cde09e9694a5173bc2dc2efa9100af5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/25792 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-01-19T17:30:58Z2022-10-202023-01-19T17:30:58Z2022-07-15https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25792O trabalho tem como objetivo abordar a pesquisa acerca das características referentes ao gênero música-teatro (SALZMAN; DÉSI, 2008) aliado ao estudo de procedimentos intertextuais (LIMA, 2015; KRISTEVA, 1967; BAKHTIN, 1988; FIORIN, 2006; KAPLAN, 2006). Como resultado dessa investigação, abordaremos o processo composicional do espetáculo “Uma viagem ao céu”, que foi composto e estruturado correlacionando elementos advindos da cultura de tradição oral nordestina abordada no folheto de cordel Uma viagem ao céu, de Leandro Gomes de Barros (1865-1918) e canções do Cancioneiro da Paraíba (SANTOS; BATISTA, 1993). A música-teatro é uma forma de compreensão artística válida que foi capaz de abarcar a realidade musical que surgiu no Pós-Segunda Guerra Mundial, além de abrigar as formas de expressão musical e teatral inéditas que foram descobertas na segunda metade do século XX, englobando, assim, diversas possibilidades de técnicas composicionais, fossem essas: gestos, semânticas, dispositivos eletrônicos ou afins. A dissertação foi estruturada em três capítulos. No capítulo 1, abordamos questões específicas da música-teatro, suas características, além de relacionar alguns exemplos retirados do espetáculo. No capítulo 2, abordamos a composição sob o viés da intertextualidade, da literatura de cordel e de qual a sua importância no contexto do gênero escolhido. E, por fim, no capitulo 3, abordamos as partes constituintes do espetáculo “Uma viagem ao céu”, as respectivas cenas, comentando trechos do processo composicional e o uso das características do gênero música-teatro, das ferramentas da intertextualidade e de suas respectivas estratégias composicionais.The aim of this study is to approach about the characteristics related to the music theater genre (SALZMAN & DÉSI, 2008) associated with the study of intertextual procedures (LIMA 2011, KRISTEVA, 1967; BAKHTIN, 1988; FIORIN, 2006 e KAPLAN 2006). As a result, it will be considered the compositional process of the show "Uma Viagem ao céu", that was composed and structured correlating some aspects from Northwestern Oral Tradition Culture addressed in the cordel literature "Uma viagem ao céu" by Leandro Gomes de Barros (1865-1918), and songs of Cancioneiro da Paraíba (SANTOS; BATISTA, 1993). The music theater is a form of valid artistically understanding that was able to embrace the musical reality which emerged after the Second World War. Besides housing the unprecedented forms of musical and theatrical expression that were discovered in the second half of the 20th century, thus encompassing several possibilities of compositional techniques, be they gestures, semantics, electronic devices, or the like. The master thesis was organized in three chapters. In the first chapter, it was approached specific topics of music theater, its characteristics, as well as, to link some examples removed from show. In chapter two, it was considered the composition from the viewpoint of intertextuality, of cordel literature and what its importance is in the context of the chosen genre. And, the last chapter was addressed to the formative parts of the show “Uma viagem ao céu”, its the respective scenes, commenting on excerpts from the compositional process and the use of the characteristics of the music theater genre, the tools of intertextuality, and their respective compositional strategies.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-12-22T11:40:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséAdrianoDeSousaLimaJúnior_Dissert.pdf: 12533153 bytes, checksum: 519f3928d05326ac0dad75c2435f0ac4 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-19T17:30:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséAdrianoDeSousaLimaJúnior_Dissert.pdf: 12533153 bytes, checksum: 519f3928d05326ac0dad75c2435f0ac4 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-19T17:30:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséAdrianoDeSousaLimaJúnior_Dissert.pdf: 12533153 bytes, checksum: 519f3928d05326ac0dad75c2435f0ac4 (MD5) Previous issue date: 2022-07-15Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal da ParaíbaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFPBBrasilMúsicaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAComposição musical - IntertextualidadeMúsica-teatroCancioneiroMusical composition - IntertextualityMusic-theaterSongbookComposiçãoCompositionA composição do espetáculo “Uma viagem ao céu”: diálogos entre a música-teatro e a referencialidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAlves, José Orlandohttp://lattes.cnpq.br/748999840198963008527399407http://lattes.cnpq.br/4229979458559099Lima Júnior, José Adriano de Sousareponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTJoséAdrianoDeSousaLimaJúnior_Dissert.pdf.txtJoséAdrianoDeSousaLimaJúnior_Dissert.pdf.txtExtracted texttext/plain252148https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25792/4/Jos%c3%a9AdrianoDeSousaLimaJ%c3%banior_Dissert.pdf.txt0ae888ecd9caa51458b50ebcb7eaa06dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25792/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25792/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALJoséAdrianoDeSousaLimaJúnior_Dissert.pdfJoséAdrianoDeSousaLimaJúnior_Dissert.pdfapplication/pdf12533153https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25792/1/Jos%c3%a9AdrianoDeSousaLimaJ%c3%banior_Dissert.pdf519f3928d05326ac0dad75c2435f0ac4MD51123456789/257922023-05-22 14:14:06.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A composição do espetáculo “Uma viagem ao céu”: diálogos entre a música-teatro e a referencialidade |
title |
A composição do espetáculo “Uma viagem ao céu”: diálogos entre a música-teatro e a referencialidade |
spellingShingle |
A composição do espetáculo “Uma viagem ao céu”: diálogos entre a música-teatro e a referencialidade Lima Júnior, José Adriano de Sousa CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Composição musical - Intertextualidade Música-teatro Cancioneiro Musical composition - Intertextuality Music-theater Songbook Composição Composition |
title_short |
A composição do espetáculo “Uma viagem ao céu”: diálogos entre a música-teatro e a referencialidade |
title_full |
A composição do espetáculo “Uma viagem ao céu”: diálogos entre a música-teatro e a referencialidade |
title_fullStr |
A composição do espetáculo “Uma viagem ao céu”: diálogos entre a música-teatro e a referencialidade |
title_full_unstemmed |
A composição do espetáculo “Uma viagem ao céu”: diálogos entre a música-teatro e a referencialidade |
title_sort |
A composição do espetáculo “Uma viagem ao céu”: diálogos entre a música-teatro e a referencialidade |
author |
Lima Júnior, José Adriano de Sousa |
author_facet |
Lima Júnior, José Adriano de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, José Orlando |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7489998401989630 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
08527399407 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4229979458559099 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima Júnior, José Adriano de Sousa |
contributor_str_mv |
Alves, José Orlando |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Composição musical - Intertextualidade Música-teatro Cancioneiro Musical composition - Intertextuality Music-theater Songbook Composição Composition |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Composição musical - Intertextualidade Música-teatro Cancioneiro Musical composition - Intertextuality Music-theater Songbook Composição Composition |
description |
O trabalho tem como objetivo abordar a pesquisa acerca das características referentes ao gênero música-teatro (SALZMAN; DÉSI, 2008) aliado ao estudo de procedimentos intertextuais (LIMA, 2015; KRISTEVA, 1967; BAKHTIN, 1988; FIORIN, 2006; KAPLAN, 2006). Como resultado dessa investigação, abordaremos o processo composicional do espetáculo “Uma viagem ao céu”, que foi composto e estruturado correlacionando elementos advindos da cultura de tradição oral nordestina abordada no folheto de cordel Uma viagem ao céu, de Leandro Gomes de Barros (1865-1918) e canções do Cancioneiro da Paraíba (SANTOS; BATISTA, 1993). A música-teatro é uma forma de compreensão artística válida que foi capaz de abarcar a realidade musical que surgiu no Pós-Segunda Guerra Mundial, além de abrigar as formas de expressão musical e teatral inéditas que foram descobertas na segunda metade do século XX, englobando, assim, diversas possibilidades de técnicas composicionais, fossem essas: gestos, semânticas, dispositivos eletrônicos ou afins. A dissertação foi estruturada em três capítulos. No capítulo 1, abordamos questões específicas da música-teatro, suas características, além de relacionar alguns exemplos retirados do espetáculo. No capítulo 2, abordamos a composição sob o viés da intertextualidade, da literatura de cordel e de qual a sua importância no contexto do gênero escolhido. E, por fim, no capitulo 3, abordamos as partes constituintes do espetáculo “Uma viagem ao céu”, as respectivas cenas, comentando trechos do processo composicional e o uso das características do gênero música-teatro, das ferramentas da intertextualidade e de suas respectivas estratégias composicionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-20 2023-01-19T17:30:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-19T17:30:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25792 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25792/4/Jos%c3%a9AdrianoDeSousaLimaJ%c3%banior_Dissert.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25792/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25792/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25792/1/Jos%c3%a9AdrianoDeSousaLimaJ%c3%banior_Dissert.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0ae888ecd9caa51458b50ebcb7eaa06d e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 519f3928d05326ac0dad75c2435f0ac4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562275361587200 |