Grafismo e discurso identitário indígena potiguara da Paraíba no século XXI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26169 |
Resumo: | A presente pesquisa aborda o grafismo como linguagem identitária dos povos Potiguara. A finalidade da tese é construir uma teoria linguística do grafismo Potiguara, perspectivado em Bakhtin, comunicando a comunidade científica sobre as possíveis reivindicações enunciadas por esses códigos linguísticos não verbais. O objeto de estudo são as práticas das pinturas corporais que se apresentam relevante em alguns marcadores sociais da identidade Potiguara. A problemática se correlaciona com a necessidade de compreensão dos enunciados e discursos ditos pelo grafismo Potiguara. Logo, a tese tem por objeto de estudo o grafismo Potiguara, em especial, a presença deste nas práticas educativo-religiosas que esse povo utiliza como subsídio comunicativo. O objetivo geral é analisar a relação entre o grafismo indígena Potiguara paraibano e as representatividades identitárias daqueles que o praticam. Os objetivos específicos se atem a: Investigar a identidade indígena Potiguara contemporânea; examinar a relação teórica entre a literatura cientifica, a identidade, a linguagem e o Grafismo e; registrar as reivindicações indígenas Potiguara ditas pelo grafismo Potiguara. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa; básica; descritiva; e com métodos etnográficos, efetuando revisão literária em 349 referências bibliográficas diversas, de 290 autores, datados entre 1839 e 2022. O caráter inédito do estudo está subdividido em três pontos. São eles: As pinturas corporais são expressões que também fazem reivindicações de reconhecimento identitários, portanto, atualiza alguns estudos anteriores a tese, quanto a novos códigos linguísticos criados ou implementados por novos conceitos; o grafismo é uma linguagem política, religiosa, artística com intuito de dizer algo a alguém, logo entre os discursos que o grafismo Potiguara entoa está a necessidade de se repensar a visibilidade que as instituições de ensino superior no Brasil promovem aos povos originários e, por fim, traz a comunidade cientifica uma tese com hiperlinks que complementam o registro verbal, acrescentando imagens, vozes, vídeos, músicas e outros elementos que dialogam com o texto. Entre as considerações finais da pesquisa foi conclusivo que o grafismo Potiguara tende a expansão, com potencial de elaboração de novos símbolos ou atribuição de novos conceitos a grafismos que já transitam na comunidade desse povo. Dessa forma, o grafismo Potiguara transcende a mera estética e, apesar de terem significados compartilhados, histórico e culturalmente, o grafismo Potiguara pode ter nuanças de significação peculiares para aquele que se pintam de seus símbolos. Os Potiguara entendem relevante ocupar espaços para poder entoar seus discursos e, entre esses espaços, compartilha suas vozes, por meio dessa tese, para que as instituições de Ensino Superior possam contar suas histórias e registrar suas reivindicações. As possibilidades de futuros estudos que essa tese pode incitar, está na perspectiva de que as reivindicações Potiguara, não são apenas por reconhecimento identitário e, dessa forma, apesar de evidenciar uma das solicitações Potiguara, outras tantas, até mesmo aquelas amparadas por lei, continuam eclipsadas. Assim, o Grafismo Potiguara enuncia respeito a suas próprias visões de mundo, clama por conscientização ambiental e, entre tantos outros discursos, anunciam pontos que não foram objeto de estudo da pesquisa, endossando a necessidade de se revisitar esse povo, e outras etnias, com fins de continuar trazendo, para espaços acadêmicos, as vozes dos Povos Originários. |
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2023-02-06T16:29:51Z2023-12-132023-02-06T16:29:51Z2022-11-28https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26169A presente pesquisa aborda o grafismo como linguagem identitária dos povos Potiguara. A finalidade da tese é construir uma teoria linguística do grafismo Potiguara, perspectivado em Bakhtin, comunicando a comunidade científica sobre as possíveis reivindicações enunciadas por esses códigos linguísticos não verbais. O objeto de estudo são as práticas das pinturas corporais que se apresentam relevante em alguns marcadores sociais da identidade Potiguara. A problemática se correlaciona com a necessidade de compreensão dos enunciados e discursos ditos pelo grafismo Potiguara. Logo, a tese tem por objeto de estudo o grafismo Potiguara, em especial, a presença deste nas práticas educativo-religiosas que esse povo utiliza como subsídio comunicativo. O objetivo geral é analisar a relação entre o grafismo indígena Potiguara paraibano e as representatividades identitárias daqueles que o praticam. Os objetivos específicos se atem a: Investigar a identidade indígena Potiguara contemporânea; examinar a relação teórica entre a literatura cientifica, a identidade, a linguagem e o Grafismo e; registrar as reivindicações indígenas Potiguara ditas pelo grafismo Potiguara. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa; básica; descritiva; e com métodos etnográficos, efetuando revisão literária em 349 referências bibliográficas diversas, de 290 autores, datados entre 1839 e 2022. O caráter inédito do estudo está subdividido em três pontos. São eles: As pinturas corporais são expressões que também fazem reivindicações de reconhecimento identitários, portanto, atualiza alguns estudos anteriores a tese, quanto a novos códigos linguísticos criados ou implementados por novos conceitos; o grafismo é uma linguagem política, religiosa, artística com intuito de dizer algo a alguém, logo entre os discursos que o grafismo Potiguara entoa está a necessidade de se repensar a visibilidade que as instituições de ensino superior no Brasil promovem aos povos originários e, por fim, traz a comunidade cientifica uma tese com hiperlinks que complementam o registro verbal, acrescentando imagens, vozes, vídeos, músicas e outros elementos que dialogam com o texto. Entre as considerações finais da pesquisa foi conclusivo que o grafismo Potiguara tende a expansão, com potencial de elaboração de novos símbolos ou atribuição de novos conceitos a grafismos que já transitam na comunidade desse povo. Dessa forma, o grafismo Potiguara transcende a mera estética e, apesar de terem significados compartilhados, histórico e culturalmente, o grafismo Potiguara pode ter nuanças de significação peculiares para aquele que se pintam de seus símbolos. Os Potiguara entendem relevante ocupar espaços para poder entoar seus discursos e, entre esses espaços, compartilha suas vozes, por meio dessa tese, para que as instituições de Ensino Superior possam contar suas histórias e registrar suas reivindicações. As possibilidades de futuros estudos que essa tese pode incitar, está na perspectiva de que as reivindicações Potiguara, não são apenas por reconhecimento identitário e, dessa forma, apesar de evidenciar uma das solicitações Potiguara, outras tantas, até mesmo aquelas amparadas por lei, continuam eclipsadas. Assim, o Grafismo Potiguara enuncia respeito a suas próprias visões de mundo, clama por conscientização ambiental e, entre tantos outros discursos, anunciam pontos que não foram objeto de estudo da pesquisa, endossando a necessidade de se revisitar esse povo, e outras etnias, com fins de continuar trazendo, para espaços acadêmicos, as vozes dos Povos Originários.The present research approaches body painting as an identity language of the Potiguara peoples. The objective of the thesis is to build a linguistic theory of Potiguara body painting, based on Bakhtin, communicating the scientific community about the possible claims made by these non-verbal linguistic codes. The object of study are the practices of body painting that are relevant in some social markers of the Potiguara identity. The problem is correlated with the need to understand the the voices and discourses said by Potiguara body painting. Thus, the thesis has as its object of study the Potiguara body painting, in particular, its presence in the educational-religious practices that these people use as a communicative method. The general objective is to analyze the relationship between the Potiguara indigenous body painting from Paraíba and the identity representations of those who practice it. The specific objectives are limited to: Investigating the contemporary Potiguara indigenous identity; examine the theoretical relationship between scientific literature, identity, language and body painting and; register the Potiguara indigenous claims said by Potiguara body painting. This is a qualitative type of research; basic; descriptive; and with ethnographic methods, punctuating literary review in 349 different bibliographic references, from 290 authors, dated between 1839 and 2022. The unprecedented character of the study is subdivided into three points. They are: Body paintings are expressions that also claim identity recognition, therefore, it updates some studies prior to the thesis, regarding new linguistic codes created or implemented by new concepts; the body painting is a language: political, religious and artistic, with the intention of saying something to someone, so among the speeches that Potiguara body painting intones is the need to rethink the visibility that higher education institutions in Brazil promote to native peoples and, finally, it brings the scientific community a thesis with hyperlinks that complement the verbal record, adding images, voices, videos, music and other elements that dialogue with the text. Among the final considerations of the research, it was conclusive that the Potiguara body painting tends to expand, with the potential for the elaboration of new symbols or the attribution of new concepts to body painting that already transit in the community of this people. In this way, Potiguara body painting transcends mere aesthetics and, despite having shared meanings, historically and culturally, Potiguara body painting can have peculiar nuances of meaning for those who are painted with its symbols. The Potiguara understand it is relevant to occupy spaces to be able to sing their speeches and, among these spaces, they share their voices, through this thesis, so that higher education institutions can tell their stories and register their claims. The possibilities for future studies that this thesis can incite are in the perspective that the Potiguara claims are not just for identity recognition and, thus, despite highlighting one of the Potiguara requests, many others, even those supported by law, continue eclipsed. Thus, the Potiguara body painting expresses respect for its own worldviews, calls for environmental awareness and, among so many other discourses, announce points that were not the object of study of the research, endorsing the need to revisit these people, and other ethnicities, with the aim of continuing to bring the voices of Native Peoples to academic spaces.RESUMEN. La presente investigación aborda la pintura corporales como lenguaje identitario de los pueblos Potiguara. El propósito de la tesis es construir una teoría del lenguaje de la pintura corporal Potiguara, basada en Bakhtin, hablando a la comunidad científica sobre las posibles afirmaciones que hacen estos códigos de lenguaje no verbal. El objeto de estudio son las prácticas de pintura corporal que tienen relevancia en algunos marcadores sociales de la identidad Potiguara. El problema se correlaciona con la necesidad de comprender las declaraciones y discursos pronunciados por las pinturas corporales de Potiguara. Por lo tanto, la tesis tiene como objeto de estudio las pinturas corporales Potiguara, en particular, su presencia en las prácticas educativas y religiosas que esta etnia utilizan como forma de comunicación. El objetivo general es analizar la relación entre las pinturas corporales indígenas Potiguara de la Paraíba y las representaciones de la identidad de quienes las practican. Los objetivos específicos se limitan a: Investigar la identidad indígena Potiguara contemporánea; examinar la relación teórica entre literatura científica, identidad, lenguaje y pintura corporal y; registrar los reclamos indígenas Potiguara dichos por las pinturas corporales Potiguara. Este es un tipo de investigación cualitativa; básico; descriptivo; y con métodos etnográficos, realizando una revisión literaria en 349 referencias bibliográficas diferentes, de 290 autores, fechados entre 1839 y 2022. El carácter inédito del estudio se subdivide en tres puntos. Ellos son: Las pinturas corporales son expresiones que también reclaman el reconocimiento de la identidad, por lo tanto, actualiza algunos estudios previos a la tesis, en respecto a nuevos códigos de lenguaje creados o complementados por nuevos conceptos; Las pinturas corporales son un lenguaje político, religioso, artístico con la intención de decir algo a alguien, entre los discursos que canta la pintura corporal de Potiguara registra la necesidad de repensar la visibilidad que las instituciones de educación superior en Brasil promueven a los pueblos originários y, finalmente, comparte con la comunidad científica una tesis con hiperlinks que complementan el registro verbal, agregando imágenes, voces, videos, música y otros elementos que dialogan con el texto. Entre las consideraciones finales de la investigación, se concluyó que las pinturas corporales potiguaras tienden a expandirse, con potencial para la elaboración de nuevos símbolos o nuevas atribuciones de nuevos conceptos a las pinturas corporales que ya transitan en la comunidad de este pueblo. De esta manera, la pintura corporal Potiguara trasciende la mera estética y, a pesar de tener significados compartidos, histórica y culturalmente, la pintura corporal Potiguara puede tener peculiares matices de significado para quienes son pintados con sus símbolos. Los Potiguara entienden que es relevante ocupar espacios para poder cantar sus discursos y, entre esos espacios, comparten sus voces, a través de esta tesis, para que las instituciones de educación superior cuenten sus historias y registren sus reclamos. Las posibilidades de estudios futuros que puede suscitar esta tesis están en la perspectiva de que los reclamos de Potiguara no son solo para el reconocimiento de identidad y, así, a pesar de mostrar uno de los pedidos de Potiguara, muchos otros, incluso los respaldados por la ley, continúan en la sombra de la luz. Así, la pintura corporal de Potiguara expresa respeto por sus propias cosmovisiones, llama a la conciencia ambiental y, entre muchos otros discursos, anuncia puntos que no fueron objeto de estudio de la investigación, avalando la necesidad de revisitar a estos pueblos, y otras etnias, con la objetivo de seguir llevando las voces de los Pueblos Originarios a los espacios académicos.NHE’ENGA-MIRÎ. Kó nhembo’esaba onhe’eng morokuatiasaba resé, Potĩguara rekó resebé. Kó nhembo’esaba remiekara oikuame’eng ‘ciência’ ‘anga Potĩguara kuatiara nhe’engaba resé, Bakhtun rupi, aipoba’e kuame’enga, universidadeetá supé, Potĩguara ra’angetá iekuapaba o py’anhemongetasaba rupi. Mba’e kó nhembo’esaba morokuatiasaba rekoabetá resé, marã Potĩguara onheandub i kuatiapýramo sekóreme, morokuatiasáramo sekóreme bé. Kó nhembo’esaba porandupaba, marã e’ipotar Potĩguara porokuatiaretá. Kó nhembo’esaba osa’ang Potĩguara kuatiaretá, tesaetá pupé, sekó morombo’esaba pupé, ‘religião’ pupé moromongetasábamo.Semiekarusu Potĩguara paraybyguara kuatiara ra’anga, Potĩguara rekoesaba abéno. Amoaé semiekara: Nhembo’e Potĩguara ko’yrinduara rekó resé, Nhembo’e tekoesaba, nhe’engaba, Potĩguara kuatiara kuapara teóricoramo i ‘esaba. Potĩguara ‘epotasaba kuame’enga morokuatiara resé. Kó nhembo’esaba oikó qualitativoramo; básicoramo; descritivoramo; etnográficoramo, a’e oikuatiar 349 temimonhanga resé, 290 monhangara sui, ro’y 1839 ro’y 2022 pa’ũme. Moranduba kó nhembo’esaba remikuame’enga oikó mosapyr mba’e pupé. Emonãnamo: Morokuatiasaba oieruré ‘Potĩguara rekó’ moetésaba resé, oimopor nhembo’esabetá ijymuanyba’e sesé bé.Morokuatiasaba onhe’eng política resé, ‘religião’ resé, artes resebé. Potĩguara kuatiara oipotar universidadeetá e Potĩguara poranduba, Potĩguara ieruresabetá abé kuapaguãma, ko'yté, kó nhembo’esaba o nhe’enga sosé, oimoia’ok ta’angamyia, nhe’engara, ta’angaba bé iekuapaba i kuatiapyruera moposábamo. Kó nhembo’esaba ésaba sykaba e’i, Potĩguara kuatiara oiepotabẽ oieirumõmo amoaé iekuapa’pysasu resé, amoaé tekoa’pysasy resébe amoaé kuatiara umã oikoba’e sui. Emonãnamo, Potĩguara kuatiara oikó amõ ieguakaba sosé. I tyb poranduba, iekuapaba abé Potĩguara kuatiara pupé. Iekuapaba oiepé abá resénduaramo, konipó iekuapaba irũndyba resenduáramo oikóbo. Potĩguara oipotar universidadeetá o poranduba, o ‘anga abé rendupaguama, aipo resé, oikuabukar kó nhembo’esaba. Nhembo’epysasurama e’ikatu oikóbo, temimbo’e universidadeyguara Potĩguara rekó repiákeme, universidadeyguara abaeté tetamyguarypy tekokuapabetá, i poranduba, tamyipaguama, mamõ tekoaba, amõ amõ marãapore’ymirĩ kuapotáreme no. Emonãmo, Potĩguara kuatiara osa’ang Potĩguara ‘angetá, tuiba’eetá tekokuapaba, nhembo’epysasu t’onhemosainan sesé. Universidadeetá e’ikatu Potĩguara, abaeté tetamyguarypy abé kuapa.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-02T11:43:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EmmanuelDeSousaFernandesFalcão_Tese.pdf: 32176912 bytes, checksum: e4f62bb9376177429ca00deb005c17ba (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-06T16:29:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EmmanuelDeSousaFernandesFalcão_Tese.pdf: 32176912 bytes, checksum: e4f62bb9376177429ca00deb005c17ba (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-06T16:29:51Z (GMT). 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Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes |
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Barcellos, Lusival Antônio |
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CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
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CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA Grafismo Identidade Povos indígena potiguara Linguagem Body Painting Identity Potiguara indigenous peoples Language Pinturas corporales Identidad Pueblos potiguara Lenguaje Morokuatiasaba ‘Potĩguara rekó’ Anametá potĩguara Nhe’engaba |
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Grafismo Identidade Povos indígena potiguara Linguagem Body Painting Identity Potiguara indigenous peoples Language Pinturas corporales Identidad Pueblos potiguara Lenguaje Morokuatiasaba ‘Potĩguara rekó’ Anametá potĩguara Nhe’engaba |
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A presente pesquisa aborda o grafismo como linguagem identitária dos povos Potiguara. A finalidade da tese é construir uma teoria linguística do grafismo Potiguara, perspectivado em Bakhtin, comunicando a comunidade científica sobre as possíveis reivindicações enunciadas por esses códigos linguísticos não verbais. O objeto de estudo são as práticas das pinturas corporais que se apresentam relevante em alguns marcadores sociais da identidade Potiguara. A problemática se correlaciona com a necessidade de compreensão dos enunciados e discursos ditos pelo grafismo Potiguara. Logo, a tese tem por objeto de estudo o grafismo Potiguara, em especial, a presença deste nas práticas educativo-religiosas que esse povo utiliza como subsídio comunicativo. O objetivo geral é analisar a relação entre o grafismo indígena Potiguara paraibano e as representatividades identitárias daqueles que o praticam. Os objetivos específicos se atem a: Investigar a identidade indígena Potiguara contemporânea; examinar a relação teórica entre a literatura cientifica, a identidade, a linguagem e o Grafismo e; registrar as reivindicações indígenas Potiguara ditas pelo grafismo Potiguara. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa; básica; descritiva; e com métodos etnográficos, efetuando revisão literária em 349 referências bibliográficas diversas, de 290 autores, datados entre 1839 e 2022. O caráter inédito do estudo está subdividido em três pontos. São eles: As pinturas corporais são expressões que também fazem reivindicações de reconhecimento identitários, portanto, atualiza alguns estudos anteriores a tese, quanto a novos códigos linguísticos criados ou implementados por novos conceitos; o grafismo é uma linguagem política, religiosa, artística com intuito de dizer algo a alguém, logo entre os discursos que o grafismo Potiguara entoa está a necessidade de se repensar a visibilidade que as instituições de ensino superior no Brasil promovem aos povos originários e, por fim, traz a comunidade cientifica uma tese com hiperlinks que complementam o registro verbal, acrescentando imagens, vozes, vídeos, músicas e outros elementos que dialogam com o texto. Entre as considerações finais da pesquisa foi conclusivo que o grafismo Potiguara tende a expansão, com potencial de elaboração de novos símbolos ou atribuição de novos conceitos a grafismos que já transitam na comunidade desse povo. Dessa forma, o grafismo Potiguara transcende a mera estética e, apesar de terem significados compartilhados, histórico e culturalmente, o grafismo Potiguara pode ter nuanças de significação peculiares para aquele que se pintam de seus símbolos. Os Potiguara entendem relevante ocupar espaços para poder entoar seus discursos e, entre esses espaços, compartilha suas vozes, por meio dessa tese, para que as instituições de Ensino Superior possam contar suas histórias e registrar suas reivindicações. As possibilidades de futuros estudos que essa tese pode incitar, está na perspectiva de que as reivindicações Potiguara, não são apenas por reconhecimento identitário e, dessa forma, apesar de evidenciar uma das solicitações Potiguara, outras tantas, até mesmo aquelas amparadas por lei, continuam eclipsadas. Assim, o Grafismo Potiguara enuncia respeito a suas próprias visões de mundo, clama por conscientização ambiental e, entre tantos outros discursos, anunciam pontos que não foram objeto de estudo da pesquisa, endossando a necessidade de se revisitar esse povo, e outras etnias, com fins de continuar trazendo, para espaços acadêmicos, as vozes dos Povos Originários. |
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2022 |
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