A (des) articulação entre a educação e a gestão ambiental: uma análise das estratégias políticas e da percepção dos discentes da Universidade Federal da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Cibelle da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26855
Resumo: A tese parte de uma análise das estratégias políticas e institucionais da política ambiental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e da Instrução Normativa (IN) nº10/2012 que norteou a criação da Comissão de Gestão Ambiental (CGA), para elaborar e implantar o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PGLS), tendo como premissa a valorização da Educação Ambiental da comunidade acadêmica como um processo indissociável da gestão ambiental e da concepção da política ambiental para a universidade. Com isso, investigou-se a (des) articulação entre a educação e a gestão ambiental, ao nível das estratégias da política ambiental e da formação dos discentes através de um estudo de percepção dos discentes do Campus IV. A metodologia consistiu em uma combinação de técnicas da pesquisa bibliográfica e documental sobre as normas, planos e política interna/externa (IN nº10/2012, a Política Ambiental, o PGLS e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPB), e uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa através do uso de instrumentos para coleta de dados como entrevistas com os Coordenadores da CGA, e questionários aplicados aos discentes do Campus IV. O questionário foi elaborado no Google Forms e aplicado de forma online e presencial em uma amostra de 500 discentes. Utilizou-se a estatística descritiva para os dados quantitativos, e a análise de conteúdo para os dados qualitativos. A tese foi estruturada em quatro artigos, o primeiro analisou a atuação da CGA a partir da visão dos gestores entrevistados, que revelaram a perda do apoio institucional interno, tornando seu papel mais frágil pelas dificuldades para desempenhar suas atribuições. O segundo artigo investigou a política ambiental da UFPB através de pesquisa documental em que a educação ambiental está presente no programa estabelecido na Política Ambiental, porém no PDI não foram estabelecidos os objetivos, as metas e as metodologias para promover a educação ambiental da comunidade acadêmica da UFPB. Esta omissão compromete a integração entre a educação e gestão ambiental da UFPB, uma vez que não prevê recursos destinados a esta ação. O terceiro artigo investigou a percepção ambiental dos estudantes do Campus IV da UFPB e a formação de um saber ambiental adquirido antes e depois da universidade. Os canais em que eles alegaram ter adquirido tais conhecimentos foram, nesta ordem: ensino médio, família, Jornal Online/Mídias sociais, TV/Rádio e a Universidade. Para confirmar este resultado, foi feita uma pesquisa nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de graduação do Campus IV, em que verificou-se a existência de 33 disciplinas, entre obrigatórias e optativas com conteúdos sobre o meio ambiente, sendo 8 nos cursos de Mamanguape e 25 em Rio Tinto. Com base nesses resultados, foi possível afirmar que o ensino de temas ambientais no Campus IV da UFPB, ainda, é pouco explorado nos componentes curriculares. Por fim, o quarto artigo comparou o comportamento pró-ambiental dos estudantes de Mamanguape e de Rio Tinto com base no desequilíbrio entre os conteúdos ambientais das disciplinas de cada unidade de ensino. Os estudantes de Rio Tinto revelaram um comportamento pró-ambiental superior aos estudantes de Mamanguape, e confirmaram a hipótese geral da tese, de que a educação ambiental é fator indissociável da gestão ambiental. Atribuiu-se a isto, a presença maior de conteúdos ambientais no ensino em Rio Tinto, ratificando a tese de que a gestão ambiental só conseguirá alcançar as metas estabelecidas, quando a instituição assumir o compromisso com a EA na formação dos estudantes. Constata-se, portanto, que a UFPB não tem buscado articular a política de educação dos discentes para a gestão ambiental da universidade aos projetos de EA, ao entender esta gestão por meio de ações técnicas. Conclui-se que, isoladamente, nem a educação, nem a gestão ambiental conseguem cumprir com o objetivo de tornar o mundo ambientalmente mais sustentável.
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A metodologia consistiu em uma combinação de técnicas da pesquisa bibliográfica e documental sobre as normas, planos e política interna/externa (IN nº10/2012, a Política Ambiental, o PGLS e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPB), e uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa através do uso de instrumentos para coleta de dados como entrevistas com os Coordenadores da CGA, e questionários aplicados aos discentes do Campus IV. O questionário foi elaborado no Google Forms e aplicado de forma online e presencial em uma amostra de 500 discentes. Utilizou-se a estatística descritiva para os dados quantitativos, e a análise de conteúdo para os dados qualitativos. A tese foi estruturada em quatro artigos, o primeiro analisou a atuação da CGA a partir da visão dos gestores entrevistados, que revelaram a perda do apoio institucional interno, tornando seu papel mais frágil pelas dificuldades para desempenhar suas atribuições. O segundo artigo investigou a política ambiental da UFPB através de pesquisa documental em que a educação ambiental está presente no programa estabelecido na Política Ambiental, porém no PDI não foram estabelecidos os objetivos, as metas e as metodologias para promover a educação ambiental da comunidade acadêmica da UFPB. Esta omissão compromete a integração entre a educação e gestão ambiental da UFPB, uma vez que não prevê recursos destinados a esta ação. O terceiro artigo investigou a percepção ambiental dos estudantes do Campus IV da UFPB e a formação de um saber ambiental adquirido antes e depois da universidade. Os canais em que eles alegaram ter adquirido tais conhecimentos foram, nesta ordem: ensino médio, família, Jornal Online/Mídias sociais, TV/Rádio e a Universidade. Para confirmar este resultado, foi feita uma pesquisa nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de graduação do Campus IV, em que verificou-se a existência de 33 disciplinas, entre obrigatórias e optativas com conteúdos sobre o meio ambiente, sendo 8 nos cursos de Mamanguape e 25 em Rio Tinto. Com base nesses resultados, foi possível afirmar que o ensino de temas ambientais no Campus IV da UFPB, ainda, é pouco explorado nos componentes curriculares. Por fim, o quarto artigo comparou o comportamento pró-ambiental dos estudantes de Mamanguape e de Rio Tinto com base no desequilíbrio entre os conteúdos ambientais das disciplinas de cada unidade de ensino. Os estudantes de Rio Tinto revelaram um comportamento pró-ambiental superior aos estudantes de Mamanguape, e confirmaram a hipótese geral da tese, de que a educação ambiental é fator indissociável da gestão ambiental. Atribuiu-se a isto, a presença maior de conteúdos ambientais no ensino em Rio Tinto, ratificando a tese de que a gestão ambiental só conseguirá alcançar as metas estabelecidas, quando a instituição assumir o compromisso com a EA na formação dos estudantes. Constata-se, portanto, que a UFPB não tem buscado articular a política de educação dos discentes para a gestão ambiental da universidade aos projetos de EA, ao entender esta gestão por meio de ações técnicas. Conclui-se que, isoladamente, nem a educação, nem a gestão ambiental conseguem cumprir com o objetivo de tornar o mundo ambientalmente mais sustentável.The thesis starts from an analysis of the political and institutional strategies of the environmental policy of the Federal University of Paraíba (UFPB), and the Normative Instruction (IN) No. 10/2012 that guided the creation of the Environmental Management Commission (CGA), to prepare and implement the Plan for Sustainable Logistics Management (PGLS), under the premise of valuing the Environmental Education of the academic community as an inseparable process of environmental management and the design of environmental policy for the university. With this, we investigated the (dis) articulation between environmental education and management, at the level of the strategies of environmental policy and the training of students through a study of perception of students of Campus IV. The methodology consisted of a combination of techniques from the bibliographic and documentary research on the norms, plans and internal/external policy (IN nº10/2012, the Environmental Policy, the PGLS and the Institutional Development Plan (PDI) of UFPB), and an exploratory research with quali-quantitative approach through the use of instruments for data collection such as interviews with the CGA Coordinators, and questionnaires applied to the students of Campus IV. The questionnaire was elaborated in Google Forms and applied online and in person to a sample of 500 students. Descriptive statistics were used for quantitative data, and content analysis for qualitative data. The first article analyzed the performance of the CGA from the viewpoint of the managers interviewed, who revealed the loss of internal institutional support, making its role weaker due to the difficulties in performing its duties. The second article investigated the environmental policy of the UFPB through documentary research in which environmental education is present in the program established in the Environmental Policy, but in the PDI were not established the objectives, goals and methodologies to promote environmental education of the academic community of the UFPB. This omission compromises the integration between environmental education and management at UFPB, since it does not provide resources for this action. The third article investigated the environmental perception of students from Campus IV of UFPB and the formation of environmental knowledge acquired before and after university. The channels in which they claimed to have acquired such knowledge were, in this order: high school, family, Online Newspaper/Social Media, TV/Radio, and the University. To confirm this result, a survey was conducted in the Pedagogical Policy Projects of the undergraduate courses at Campus IV, in which the existence of 33 disciplines was verified, among compulsory and optional ones with content about the environment, being 8 in the Mamanguape courses and 25 in Rio Tinto. Based on these results, it was possible to affirm that the teaching of environmental themes in Campus IV of UFPB is still little explored in the curricular components. Finally, the fourth article compared the pro-environmental behavior of students from Mamanguape and Rio Tinto based on the imbalance between the environmental contents of the subjects in each teaching unit. The students from Rio Tinto revealed higher pro-environmental behavior than the students from Mamanguape, and confirmed the general hypothesis of the thesis, that environmental education is an inseparable factor from environmental management. It was attributed to this, the greater presence of environmental content in teaching in Rio Tinto, ratifying the thesis that environmental management will only achieve the goals established, when the institution assumes the commitment to environmental education in the training of students. It appears, therefore, that the UFPB has not sought to articulate the policy of student education for environmental management of the university to the environmental education projects, to understand this management through technical actions. We conclude that, in isolation, neither education nor environmental management can meet the goal of making the world environmentally more sustainable.Submitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2023-05-03T12:20:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CibelleDaSilvaSantiago_Tese.pdf: 5112513 bytes, checksum: 5d48fe5430670c5fac76a5a84cc0cab4 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-03T12:20:03Z (GMT). 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