Percepção de professores sobre inclusão de pessoas com deficiência intelectual na escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Pereira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15480
Resumo: As discussões acerca da educação inclusiva no Brasil se estenderam na década de 80 e foram instituídos documentos importantes para a construção de uma escola inclusiva. Dentre os documentos de grande importância para a educação inclusiva está a Lei de diretrizes e Bases da Educação – LDB e Constituição Federal (Artigos e Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência). Este estudo foca o olhar sobre a educação de alunos com deficiência, em específico a deficiência intelectual - DI. Acreditamos ser esse estudo relevante, pois os professores são os profissionais que fazem acontecer à inclusão dos alunos com deficiência na escola. Este trabalho tem como Objetivo Geral analisar a percepção de professores sobre a inclusão de pessoas com deficiência intelectual na escola regular. De forma específica, pretendemos identificar o que os professores entendem sobre inclusão educativa, conhecer a importância dada pelos professores sobre a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular, avaliar as atitudes dos professores frente à aprendizagem do sujeito com deficiência intelectual na classe regular e constatar se o professor reconhece ou não as diretrizes a serem percorridas para exercer a inclusão educativa de pessoas com deficiência intelectual. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados de forma qualitativa baseados nas orientações e sugestões do livro intitulado “Análise do Conteúdo” de Maria Laura P. B. Franco. Como resultado foi possível ter um conhecimento sobre como o professor percebe a inclusão educativa frente à pessoa com deficiência intelectual.
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De forma específica, pretendemos identificar o que os professores entendem sobre inclusão educativa, conhecer a importância dada pelos professores sobre a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular, avaliar as atitudes dos professores frente à aprendizagem do sujeito com deficiência intelectual na classe regular e constatar se o professor reconhece ou não as diretrizes a serem percorridas para exercer a inclusão educativa de pessoas com deficiência intelectual. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados de forma qualitativa baseados nas orientações e sugestões do livro intitulado “Análise do Conteúdo” de Maria Laura P. B. Franco. Como resultado foi possível ter um conhecimento sobre como o professor percebe a inclusão educativa frente à pessoa com deficiência intelectual.Discussions about inclusive education in Brazil extended in the 1980s and important documents were instituted for the construction of an inclusive school. Among the documents of great importance for inclusive education is the Law of Directives and Bases of Education - LDB and Federal Constitution (Articles and Convention on the Rights of Persons with Disabilities). This study focuses on the education of students with disabilities, specifically the intellectual disability - DI. We believe that this study is relevant because teachers are the professionals that make happen to the inclusion of students with disabilities in school. This study aims to analyze the perception of teachers about the inclusion of people with intellectual disabilities in the regular school. Specifically, we want to know the importance given by teachers to the inclusion of people with disabilities in the regular school. In this sense, to identify what teachers understand about educational inclusion, to evaluate the teachers' attitudes toward the learning of the subject with intellectual disability in the regular class and to verify if the teacher recognizes or not the guidelines to be covered to exert the educational inclusion of people with Intellectual disability. A semi-structured interview script was used as a data collection instrument. The data were analyzed qualitatively based on the guidelines and suggestions of the book entitled "Content Analysis" (Franco, 2008). As a result it was possible to have a knowledge about how the teacher perceives the educational inclusion of the person with intellectual disability.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-09-02T17:28:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JPO01062017.pdf: 688479 bytes, checksum: eab046b8420bc3d03bf1c661e4e22630 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-02T17:28:24Z (GMT). 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