Heidegger e o Esquecimento do Ser: a Retomada da Questão do Ser pelo seu Sentido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29852 |
Resumo: | Corriqueiramente, o verbo "ser" e suas conjugações são utilizados no vocabulário das pessoas. E, aparentemente, nada se configura tão óbvio e próximo quanto "ser", a ponto de, o ser mesmo, constituir-se como esquecido e abandonado em todas as instâncias do conhecimento pragmático humano, incluindo a filosofia. Então, ser se torna o mais distante e desconhecido. "Ser" permanece impensado, vago, esquecido sem que ninguém de fato o entenda. Diante disso, Heidegger afirma que a questão do ser deve ser retomada através de sua interrogação fundamental e não aos moldes metafísicos tradicionais. "Ser é...", assim a filosofia buscou apreender o ser e ele continuou sendo o mais esquecido de todos os conceitos, pois, antes de determinar o ser substantivamente, nomeadamente, deve-se buscar compreender o sentido desse "é" que diz de ser. Assim, o próprio sentido de ser. Qual o sentido de ser? Eis a questão fundamental que deve ser levantada para investigar e alcançar o ser mesmo em sua verdade. A essa investigação é que o presente trabalho se debruça por meio de um estudo do pensamento de Martin Heidegger. |
id |
UFPB-2_2cfcf49778ec6aa1964184e98c66fc89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/29852 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
2546 |
spelling |
2024-03-12T18:59:54Z2024-03-12T18:59:54Z2022-12-14https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29852Corriqueiramente, o verbo "ser" e suas conjugações são utilizados no vocabulário das pessoas. E, aparentemente, nada se configura tão óbvio e próximo quanto "ser", a ponto de, o ser mesmo, constituir-se como esquecido e abandonado em todas as instâncias do conhecimento pragmático humano, incluindo a filosofia. Então, ser se torna o mais distante e desconhecido. "Ser" permanece impensado, vago, esquecido sem que ninguém de fato o entenda. Diante disso, Heidegger afirma que a questão do ser deve ser retomada através de sua interrogação fundamental e não aos moldes metafísicos tradicionais. "Ser é...", assim a filosofia buscou apreender o ser e ele continuou sendo o mais esquecido de todos os conceitos, pois, antes de determinar o ser substantivamente, nomeadamente, deve-se buscar compreender o sentido desse "é" que diz de ser. Assim, o próprio sentido de ser. Qual o sentido de ser? Eis a questão fundamental que deve ser levantada para investigar e alcançar o ser mesmo em sua verdade. A essa investigação é que o presente trabalho se debruça por meio de um estudo do pensamento de Martin Heidegger.Routinely, the verb “to be” and its conjugations are used in people's vocabulary. And, apparently, nothing is configured itself as obvious as “to be”, in a way that, the being itself, is constituted as forgotten and abandoned in all the instances of human pragmatic knowledge, including philosophy. So, being becomes more distant and unknow. “Being” remains thoughtless, vague, forgotten and truly understood for no one. Faced with this, Heidegger affirms that the question of the being must be resumed through his fundamental interrogation, not by the traditional metaphysical standards. “Being is…”, in this way philosophy seeked to learn the being, which still is the most forgotten among all the concepts, because, before determining the being substantively, namely, it is necessary to comprehend the sense of “is”, that is spoken about the being. Therefore, the very meaning of being. What is the meaning of being? That is the fundamental question that must be raised to investigate and reach the being itself in its truth. The present work lies in this investigation by a study of the thought of Martin Heidegger.Submitted by Coordenação Filosofia (cfilosofia@cchla.ufpb.br) on 2024-03-12T18:59:54Z No. of bitstreams: 1 TCC Filosofia versão final - Ágatha Bastos.pdf: 342525 bytes, checksum: 2dc4e6ff00e800624e1815618447bbd7 (MD5)Made available in DSpace on 2024-03-12T18:59:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Filosofia versão final - Ágatha Bastos.pdf: 342525 bytes, checksum: 2dc4e6ff00e800624e1815618447bbd7 (MD5) Previous issue date: 2022-12-14porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilFilosofiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAsersentidodaseincompreensãoHeidegger e o Esquecimento do Ser: a Retomada da Questão do Ser pelo seu Sentidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisda Silva, Betto Leitehttps://lattes.cnpq.br/6293071504823679https://lattes.cnpq.br/0983688864465841Bastos, Ágatha Pereira de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTTCC Filosofia versão final - Ágatha Bastos.pdf.txtTCC Filosofia versão final - Ágatha Bastos.pdf.txtExtracted texttext/plain77709https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/29852/3/TCC%20Filosofia%20vers%c3%a3o%20final%20-%20%c3%81gatha%20Bastos.pdf.txt966b2f7b926ddfe6fe6fa8e6dbcfb769MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/29852/2/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD52ORIGINALTCC Filosofia versão final - Ágatha Bastos.pdfTCC Filosofia versão final - Ágatha Bastos.pdfTCC em PDFapplication/pdf342525https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/29852/1/TCC%20Filosofia%20vers%c3%a3o%20final%20-%20%c3%81gatha%20Bastos.pdf2dc4e6ff00e800624e1815618447bbd7MD51123456789/298522024-03-13 03:08:41.306oai:repositorio.ufpb.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpb.br/oai/requestdiretoria@ufpb.bropendoar:25462024-03-13T06:08:41Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Heidegger e o Esquecimento do Ser: a Retomada da Questão do Ser pelo seu Sentido |
title |
Heidegger e o Esquecimento do Ser: a Retomada da Questão do Ser pelo seu Sentido |
spellingShingle |
Heidegger e o Esquecimento do Ser: a Retomada da Questão do Ser pelo seu Sentido Bastos, Ágatha Pereira de Brito CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA ser sentido dasein compreensão |
title_short |
Heidegger e o Esquecimento do Ser: a Retomada da Questão do Ser pelo seu Sentido |
title_full |
Heidegger e o Esquecimento do Ser: a Retomada da Questão do Ser pelo seu Sentido |
title_fullStr |
Heidegger e o Esquecimento do Ser: a Retomada da Questão do Ser pelo seu Sentido |
title_full_unstemmed |
Heidegger e o Esquecimento do Ser: a Retomada da Questão do Ser pelo seu Sentido |
title_sort |
Heidegger e o Esquecimento do Ser: a Retomada da Questão do Ser pelo seu Sentido |
author |
Bastos, Ágatha Pereira de Brito |
author_facet |
Bastos, Ágatha Pereira de Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
da Silva, Betto Leite |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/6293071504823679 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/0983688864465841 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Ágatha Pereira de Brito |
contributor_str_mv |
da Silva, Betto Leite |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA ser sentido dasein compreensão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ser sentido dasein compreensão |
description |
Corriqueiramente, o verbo "ser" e suas conjugações são utilizados no vocabulário das pessoas. E, aparentemente, nada se configura tão óbvio e próximo quanto "ser", a ponto de, o ser mesmo, constituir-se como esquecido e abandonado em todas as instâncias do conhecimento pragmático humano, incluindo a filosofia. Então, ser se torna o mais distante e desconhecido. "Ser" permanece impensado, vago, esquecido sem que ninguém de fato o entenda. Diante disso, Heidegger afirma que a questão do ser deve ser retomada através de sua interrogação fundamental e não aos moldes metafísicos tradicionais. "Ser é...", assim a filosofia buscou apreender o ser e ele continuou sendo o mais esquecido de todos os conceitos, pois, antes de determinar o ser substantivamente, nomeadamente, deve-se buscar compreender o sentido desse "é" que diz de ser. Assim, o próprio sentido de ser. Qual o sentido de ser? Eis a questão fundamental que deve ser levantada para investigar e alcançar o ser mesmo em sua verdade. A essa investigação é que o presente trabalho se debruça por meio de um estudo do pensamento de Martin Heidegger. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-12T18:59:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-12T18:59:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29852 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Filosofia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/29852/3/TCC%20Filosofia%20vers%c3%a3o%20final%20-%20%c3%81gatha%20Bastos.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/29852/2/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/29852/1/TCC%20Filosofia%20vers%c3%a3o%20final%20-%20%c3%81gatha%20Bastos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
966b2f7b926ddfe6fe6fa8e6dbcfb769 e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 2dc4e6ff00e800624e1815618447bbd7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1815449097874702336 |