Atuação precoce da Fisioterapia no desenvolvimento motor na prematuridade extrema: um relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Lorrayne Stephanie Dinoa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26518
Resumo: O recém-nascido prematuro, devido à imaturidade de seus órgãos e sistemas, pode desencadear vários problemas resultantes de sua dificuldade de adaptação extrauterina, afetando inclusive, o desenvolvimento motor normal dos bebês, fazendo com que haja um atraso na hora de assumir suas funções normais. A estimulação precoce nesses bebês entra como fator essencial no momento de incentivar o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo desses bebês. Desta forma, as crianças conseguem acompanhar de maneira mais eficaz o seu ritmo normal de desenvolvimento sem que haja nenhuma sequela, ou seja, prejudicial ao seu crescimento, mas para que o tratamento seja eficaz, é fundamental que esse atraso seja identificado desde os primeiros meses da vida do bebê e para isso, se faz necessária uma minuciosa avaliação. Tem-se o objetivo verificar quais os efeitos da aplicação de um programa de estimulação precoce adequado à idade da criança sobre o seu desenvolvimento motor e qual a resposta obtida durante toda a duração do tratamento, visando a inclusão da participação familiar no processo terapêutico. O presente estudo tem caráter descritivo, exploratório dentro de uma abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso individual utilizando instrumentos de avaliação neuropsicomotora e plano terapêutico individualizado, destacando os marcos motores no desenvolvimento motor. A amostra envolvida na pesquisa foi composta por uma criança nascida com 30 semanas de idade gestacional (IG), sendo classificada como prematura extrema, com risco de atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor. Foi observado que a criança obteve ganhos significativos em todo o seu desenvolvimento e atingiu o objetivo de aquisições dos padrões típicos de desenvolvimento diante da sua idade cronológica. Além disso, foi possível mostrar também a importância da participação familiar e como essa interação da criança com a família é significativa durante todo o processo terapêutico.
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Tem-se o objetivo verificar quais os efeitos da aplicação de um programa de estimulação precoce adequado à idade da criança sobre o seu desenvolvimento motor e qual a resposta obtida durante toda a duração do tratamento, visando a inclusão da participação familiar no processo terapêutico. O presente estudo tem caráter descritivo, exploratório dentro de uma abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso individual utilizando instrumentos de avaliação neuropsicomotora e plano terapêutico individualizado, destacando os marcos motores no desenvolvimento motor. A amostra envolvida na pesquisa foi composta por uma criança nascida com 30 semanas de idade gestacional (IG), sendo classificada como prematura extrema, com risco de atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor. Foi observado que a criança obteve ganhos significativos em todo o seu desenvolvimento e atingiu o objetivo de aquisições dos padrões típicos de desenvolvimento diante da sua idade cronológica. Além disso, foi possível mostrar também a importância da participação familiar e como essa interação da criança com a família é significativa durante todo o processo terapêutico.Premature newborns, due to the immaturity of their organs and systems, can trigger several problems resulting from their difficulty in extrauterine adaptation, even affecting the normal motor development of babies, causing a delay in assuming their normal functions. . Early stimulation in these babies is an essential factor when it comes to encouraging the motor, sensory and cognitive development of these babies. In this way, children can more effectively monitor their normal pace of development without any sequelae, that is, harmful to their growth, but for the treatment to be effective, it is essential that this delay is identified from the first months of the baby's life and for that, a thorough evaluation is necessary. The objective is to verify the effects of applying an early stimulation program appropriate to the child's age on their motor development and what response is obtained throughout the duration of the treatment, aiming at the inclusion of family participation in the therapeutic process. This study has a descriptive, exploratory character within a qualitative approach based on an individual case study using neuropsychomotor assessment instruments and an individualized therapeutic plan, highlighting the motor milestones in motor development. The sample involved in the research consisted of a child born at 30 weeks of gestational age (GA), classified as extreme premature, with risk of delay in Neuropsychomotor Development. It was observed that the child made significant gains in all of his/her development and reached the goal of acquiring typical developmental patterns in view of his/her chronological age. In addition, it was also possible to show the importance of family participation and how this interaction between the child and the family is significant throughout the therapeutic process.Submitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2023-03-22T13:36:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSDM16072021.pdf: 1430547 bytes, checksum: f1b93e7c2ffee5567e21d909b2fa3272 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-22T13:36:45Z (GMT). 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