Educação para a sustentabilidade e práticas de gestão em escolas cidadãs em João Pessoa - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruno Henrique Feitosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26112
Resumo: O debate acerca da sustentabilidade tem ganhado espaço na sociedade contemporânea atrelando-se totalmente a ideia de desenvolvimento e futuro responsável para as próximas gerações. Percebe-se que, políticas, programas, ações e projetos estão sendo desenvolvidos por entidades públicas e privadas com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável em suas mais variadas dimensões, sendo a educação um dos principais facilitadores nestes processos. Neste contexto, destaca-se o papel dos diretores das escolas no processo de Educação para Sustentabilidade é crucial para a promoção e implementação de mudanças quando estas estão orientadas para a sustentabilidade. Deste modo, o objetivo central deste trabalho é analisar a relação entre práticas de gestão sustentável e a Educação para a Sustentabilidade em Escolas Cidadãs Integrais de João Pessoa - PB. O caminho metodológico para alcance do objetivo geral baseia-se em uma abordagem totalmente qualitativa e de caráter interpretativista com aplicação de entrevistas com gestores escolares de escolas cidadãs da cidade de João Pessoa – PB. Dentre as principais discussões levantadas, destacam-se a apresentação das trajetórias dos gestores e sua relação com a Educação para Sustentabilidade; a exposição das principais práticas identificadas em Escolas Cidadãs Integrais; e a relação entre o pensar sustentável e a realidade das escolas cidadãs integrais. Além disto, a partir das trajetórias dos gestores escolares das escolas cidadãs integrais observou-se que estas motivavam-se pelo amor à educação, como forma de mudança de carreira profissional, como desenvolvimento de habilidade e como desafio profissional. Tais trajetórias resultaram em 11 grupos de práticas de sustentabilidade observadas dentro das dimensões social, econômico-financeiro e ambiental, refletindo assim, nas diferentes concepções de sustentabilidade apresentada por esses gestores escolares.
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O caminho metodológico para alcance do objetivo geral baseia-se em uma abordagem totalmente qualitativa e de caráter interpretativista com aplicação de entrevistas com gestores escolares de escolas cidadãs da cidade de João Pessoa – PB. Dentre as principais discussões levantadas, destacam-se a apresentação das trajetórias dos gestores e sua relação com a Educação para Sustentabilidade; a exposição das principais práticas identificadas em Escolas Cidadãs Integrais; e a relação entre o pensar sustentável e a realidade das escolas cidadãs integrais. Além disto, a partir das trajetórias dos gestores escolares das escolas cidadãs integrais observou-se que estas motivavam-se pelo amor à educação, como forma de mudança de carreira profissional, como desenvolvimento de habilidade e como desafio profissional. Tais trajetórias resultaram em 11 grupos de práticas de sustentabilidade observadas dentro das dimensões social, econômico-financeiro e ambiental, refletindo assim, nas diferentes concepções de sustentabilidade apresentada por esses gestores escolares.The debate about sustainability has been gaining space in contemporary society, being totally linked to the idea of development and a responsible future for the next generations. It´s notable that policies, programs, actions, and projects are being developed by public and private entities in order to promote sustainable development in its various dimensions, education being one of the main facilitators in these processes. In this context, the role of school principals in the Education for Sustainability process is crucial for the promotion and implementation of changes when these are oriented towards sustainability. Thus, the central objective of this work is to analyze the relationship between sustainable management practices and Education for Sustainability in Comprehensive Citizen Schools in João Pessoa - PB. The methodological path to reach the general objective is based on a totally qualitative and interpretative approach with the application of interviews with school managers of citizen schools in the city of João Pessoa - PB. Among the main discussions raised, we highlight the presentation of the managers' trajectories and their relationship with Education for Sustainability; the exposure of the main practices identified in Integral Citizen Schools; and the relationship between sustainable thinking and the reality of integral citizen schools. Moreover, based on the trajectories of school managers of integral citizen schools, it was observed that they were motivated by a love for education, as a way to change their professional careers, as skill development, and as a professional challenge. Such trajectories resulted in 11 groups of sustainability practices observed within the social, economic-financial, and environmental dimensions, thus reflecting the different conceptions of sustainability presented by these school managers.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-31T10:03:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BrunoHenriqueFeitosaSantos_Dissert.pdf: 3067802 bytes, checksum: 77122cbbd50b4dfcf56ed5dea123ca4b (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-31T20:38:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BrunoHenriqueFeitosaSantos_Dissert.pdf: 3067802 bytes, checksum: 77122cbbd50b4dfcf56ed5dea123ca4b (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-31T20:38:28Z (GMT). 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