Os think tanks e a importação do ideário ultraliberal: estudo de caso sobre a Atlas Network e institutos parceiros no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Sophia Felizola de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27189
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar a conexão entre instituições estadunidenses e brasileiras de cunho privado, que promovem pesquisas sobre políticas públicas com o objetivo de fomentar debates e influir na práxis política: os think tanks. O surgimento dessas instituições após a II Guerra Mundial nos Estados Unidos marcou uma expansão da agenda de políticas liberalizantes com relação ao papel do Estado na sociedade e discursos anti-socialistas no imaginário popular durante a Guerra Fria. Um exemplo notório desse tipo de instituição é a Atlas Network, parceira de mais de 500 think tanks em mais de 100 países, que também possui instituições parceiras no Brasil. O criador da Atlas Network, Anthony Fisher, era profundamente inspirado pelo trabalho do economista Friedrich Hayek e trabalhou ativamente para promover a agenda liberal e a defesa do livre-mercado. Tendo em vista a ascensão de discursos politicamente alinhados à direita e de movimentos inclinados ao neoliberalismo no cenário nacional, essa monografia busca compreender se há um impulsionamento externo para propagação dessas ideias, por meio de apoio e financiamento dessas instituições privadas dentro do Brasil. Sendo assim, o trabalho será desenvolvido através de um estudo de caso da Atlas Network e suas instituições parceiras no Brasil, tomando como base uma perspectiva marxista das relações internacionais para analisar o fenômeno da nova direita global, a criação da Atlas Network, suas conexões com os think tanks brasileiros e as repercussões dessa conexão no cenário político recente. Somado a isso, será realizada uma análise das estatísticas das mídias sociais dos institutos e de figuras notáveis para compreender o alcance e o impacto dessas ferramentas comunicacionais na propagação dos discursos de cunho liberal promovidos pelos think tanks.
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Tendo em vista a ascensão de discursos politicamente alinhados à direita e de movimentos inclinados ao neoliberalismo no cenário nacional, essa monografia busca compreender se há um impulsionamento externo para propagação dessas ideias, por meio de apoio e financiamento dessas instituições privadas dentro do Brasil. Sendo assim, o trabalho será desenvolvido através de um estudo de caso da Atlas Network e suas instituições parceiras no Brasil, tomando como base uma perspectiva marxista das relações internacionais para analisar o fenômeno da nova direita global, a criação da Atlas Network, suas conexões com os think tanks brasileiros e as repercussões dessa conexão no cenário político recente. Somado a isso, será realizada uma análise das estatísticas das mídias sociais dos institutos e de figuras notáveis para compreender o alcance e o impacto dessas ferramentas comunicacionais na propagação dos discursos de cunho liberal promovidos pelos think tanks.The present work aims to analyze the connection between private american and brazilian institutions that promote public policy researches, instigate political debates and influence the political praxis: think tanks. The emergence of those institutions after the Second World War in the United States of America has marked the expansion of a liberal agenda and anti-socialist discourse throughout the Cold War. A notorious example of this type of organization is the Atlas Network, partner of more than 500 think tanks in over more than 100 countries, which also has connections with liberal Brazilian institutions. Atlas Network’s creator, Anthony Fisher, was profoundly inspired by the work of Friedrich Hayek and actively worked to promote liberal ideas and free-market solutions. Considering the expansion of right-wing political discourse and neoliberal movements in Brazil’s recent years, this monograph intends to clarify if there is an external impulse to the reproduction of liberal ideology, through the financial and logistical support provided to those institutions located in Brazil. A case study of Atlas Network and its Brazilian partners will be developed, applying a marxist perspective of international relations to analyze the new-right phenomenon, Atlas Network’s history and its connection to Brazilian think tanks, as well as their impact in the political scenario. Moreover, an analyses of the institutions’ social media statistics and relevant influencers connected to these social movements will be implemented, to demonstrate the range of their impact on new media formats and the application of these social media to promote the liberal think tanks’ ideology.Submitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-06-22T17:40:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SFB22062023.pdf: 12929831 bytes, checksum: bbc8e9ad37feb24e9f99250ce98eebea (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-22T17:40:15Z (GMT). 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