Gosma, antenas, pelos e penas : experimentando figurinos inspirados em animais asquerosos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26477 |
Resumo: | Os trajes que imitam animais estão presentes na história do teatro há séculos. Além disso, a estética do grotesco também permeia a trajetória das artes da cena. O presente trabalho tem como objetivo investigar o funcionamento dos processos criativos de trajes de cena quando inspirados pelas figuras de animais considerados asquerosos. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa bibliográfica sobre o animalesco e o grotesco na história do teatro e a criação de trajes de cena. Em seguida, foi realizada uma oficina de figurinos a partir de animais asquerosos. Os participantes experimentaram corporalmente a figura da lesma, da barata, do rato e do urubu e, a partir disso, realizaram processos de confecção de trajes de cena inspirados nesses animais. A oficina resultou em composições visuais para personagens criados a partir de bichos asquerosos. Conclui-se que as figuras dos animais considerados nojentos e repulsivos podem ser uma potente fonte de inspiração para criação de figurinos. |
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2023-03-21T12:11:19Z2023-01-252023-03-21T12:11:19Z2022-05-27https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26477Os trajes que imitam animais estão presentes na história do teatro há séculos. Além disso, a estética do grotesco também permeia a trajetória das artes da cena. O presente trabalho tem como objetivo investigar o funcionamento dos processos criativos de trajes de cena quando inspirados pelas figuras de animais considerados asquerosos. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa bibliográfica sobre o animalesco e o grotesco na história do teatro e a criação de trajes de cena. Em seguida, foi realizada uma oficina de figurinos a partir de animais asquerosos. Os participantes experimentaram corporalmente a figura da lesma, da barata, do rato e do urubu e, a partir disso, realizaram processos de confecção de trajes de cena inspirados nesses animais. A oficina resultou em composições visuais para personagens criados a partir de bichos asquerosos. Conclui-se que as figuras dos animais considerados nojentos e repulsivos podem ser uma potente fonte de inspiração para criação de figurinos.The costumes that imitate animals are present throughout theater history for centuries. Alongside that, the aesthetics of the grotesque also permeates the scenic arts’ trajectory. The present work aims to investigate the functioning of the creative processes of scenic costumes when inspired by animals that are considered disgusting. In that sense, a bibliographical survey was conducted about animal-like features and the grotesque in theater as well as costume making. Furthermore, a course about costumes inspired by disgusting animals happened. The participants experimented in their bodies the image of the slug, the cockroach, the rat and the vulture and, from that, started the creative process of making the animal inspired costumes. The course resulted in visual compositions for characters created from the disgusting animals. In conclusion, the image of the animals that are considered gross and repulsive can be a strong source of inspiration for costume making.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-03-21T12:11:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GPF25012023.pdf: 2840986 bytes, checksum: ffc704bd4fa30af04ec642dfa8c6e338 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-21T12:11:19Z (GMT). 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Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. BARROS, N. A. de. Técnica de bufão: possibilidades teórico-práticas para o ator contemporâneo. 2017. 92 f. Dissertação (mestrado em artes cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. BARROS LEAL, R. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación, v. 37, n. 3, p. 1-7, 25 dic. 2005. Disponível em: https://rieoei.org/riE/article/view/2705. Acesso em: 9 de jun. 2022. BERTHOLD, M. História Mundial do Teatro. Tradução Maria Paula v. Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho e Clóvis Garcia. 6ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014 FO, D. Manual mínimo do ator. Franca Rame (organização). Tradução Lucas Baldovino, Carlos David Szlak. 5. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011. FRANÇOZO, L. de. C. Lume Teatro: trajes de cena e processo de criação. 2015. 203 f. 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Acesso em: 9 jun. 2022.reponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTGPF25012023.pdf.txtGPF25012023.pdf.txtExtracted texttext/plain120240https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26477/4/GPF25012023.pdf.txt08a97ab6a663f5cb65601cf8cb0993e9MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26477/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26477/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALGPF25012023.pdfGPF25012023.pdfapplication/pdf2840986https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26477/1/GPF25012023.pdfffc704bd4fa30af04ec642dfa8c6e338MD51123456789/264772023-03-22 03:04:57.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Repositório InstitucionalPUB |
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