Priorização de pontes rodoviárias candidatas às ações de conservação a partir de análise multicritério /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franca, Ribeiro, Joao Luiz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25461
Resumo: O envelhecimento das Obras de Arte Especiais (OAEs), a deterioração dos materiais constituintes e as modificações dos padrões do tráfego rodoviário tem imposto às agências de transporte inúmeros desafios relacionados à conservação dessas estruturas. As limitações orçamentárias cada vez mais severas tornam necessário a gestão racional desses ativos, sobretudo, nas tomadas de decisão quanto a priorização dos investimentos em manutenção e reabilitação. Assim, o objetivo do presente trabalho foi propor um processo de priorização de pontes rodoviárias paraibanas sob administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) visando as atividades de manutenção e reabilitação através de análise multicritério. O método de apoio a tomada de decisão multicritério utilizado foi o Analytical Hierarchy Process (AHP). Os critérios de priorização utilizados foram segurança estrutural, funcionalidade e importância da ponte para rede e os subcritérios foram Nota Técnica, trem tipo, condições da drenagem, condições das superfícies da plataforma, condições dos itens de segurança, largura, idade, volume médio diário anual, extensão do desvio, comprimento e classe da rodovia. As importâncias relativas dos critérios e subcritérios foram obtidas por meio de consulta a 12 especialistas, conforme o método AHP aplicado. O processo de priorização envolveu 192 pontes rodoviárias cadastradas no Sistema de Gerenciamento de Obras de Arte Especiais (SGO) do DNIT, sendo as pontes avaliadas a partir dos dados gerenciais repassados pelo próprio órgão. O critério que recebeu maior importância foi a segurança estrutural, seguido da importância da ponte para rede e, por fim, a funcionalidade. Dentre os subcritérios, destacaram-se a Nota Técnica, o trem tipo e o volume médio diário anual. A lista final de prioridade foi obtida pela combinação das importâncias dos critérios e subcritérios e do desempenho de cada ponte nos parâmetros analisados.
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spelling 2022-11-18T18:07:14Z2022-11-182022-11-18T18:07:14Z2021-12-03https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25461O envelhecimento das Obras de Arte Especiais (OAEs), a deterioração dos materiais constituintes e as modificações dos padrões do tráfego rodoviário tem imposto às agências de transporte inúmeros desafios relacionados à conservação dessas estruturas. As limitações orçamentárias cada vez mais severas tornam necessário a gestão racional desses ativos, sobretudo, nas tomadas de decisão quanto a priorização dos investimentos em manutenção e reabilitação. Assim, o objetivo do presente trabalho foi propor um processo de priorização de pontes rodoviárias paraibanas sob administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) visando as atividades de manutenção e reabilitação através de análise multicritério. O método de apoio a tomada de decisão multicritério utilizado foi o Analytical Hierarchy Process (AHP). Os critérios de priorização utilizados foram segurança estrutural, funcionalidade e importância da ponte para rede e os subcritérios foram Nota Técnica, trem tipo, condições da drenagem, condições das superfícies da plataforma, condições dos itens de segurança, largura, idade, volume médio diário anual, extensão do desvio, comprimento e classe da rodovia. As importâncias relativas dos critérios e subcritérios foram obtidas por meio de consulta a 12 especialistas, conforme o método AHP aplicado. O processo de priorização envolveu 192 pontes rodoviárias cadastradas no Sistema de Gerenciamento de Obras de Arte Especiais (SGO) do DNIT, sendo as pontes avaliadas a partir dos dados gerenciais repassados pelo próprio órgão. O critério que recebeu maior importância foi a segurança estrutural, seguido da importância da ponte para rede e, por fim, a funcionalidade. Dentre os subcritérios, destacaram-se a Nota Técnica, o trem tipo e o volume médio diário anual. A lista final de prioridade foi obtida pela combinação das importâncias dos critérios e subcritérios e do desempenho de cada ponte nos parâmetros analisados.The bridges aging, the deterioration of the constituent materials and the changes in road traffic patterns have imposed on transport agencies numerous challenges related to the conservation of these structures. The increasingly severe budgetary constraints make it necessary to manage these assets rationally, especially in decision-making regarding the prioritization of investments in maintenance and rehabilitation. Thus, the objective of the present study was to propose a process of prioritization of Paraiban road bridges under the administration of the National Department of Transport Infrastructure (DNIT) aiming at maintenance and rehabilitation activities through multicriteria analysis. The method used to support multi-criteria decision-making was the Analytical Hierarchy Process (AHP). The prioritization criteria used were structural safety, functionality and importance of the bridge for the network and the subcriteria were Technical Note, project load, drainage conditions, conditions of the platform surfaces, conditions of safety features, width, age, average annual daily traffic, detour length, length and highway class. The relative amounts of the criteria and sub-criteria were obtained by consulting 12 specialists, according to the AHP method applied. The prioritization process involved 192 road bridges registered in the DNIT Bridge Management System (SGO), and the bridges were evaluated from the management data passed by the DNIT. The criterion that received the most importance was the security structure, followed by the importance of the bridge to network and the functionality. Among the sub-criteria, the Technical Note, the Project load and the average annual daily traffic stood out. The final priority list was obtained by combining the importance of the criteria and sub-criteria and the performance of each bridge in the analyzed parameters.Submitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2022-11-18T18:07:14Z No. of bitstreams: 1 TCC_Joao_Luiz_Franca_Ribeiro_OK.pdf: 3215140 bytes, checksum: a56a709f2e9b6ce19241be2969c7932c (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-18T18:07:14Z (GMT). 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