A escola dos centennials : o papel das metodologias ativas e da gamificação na educação geográfica do sec. XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Flauber Nunes Vieira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26772
Resumo: No círculo de pesquisas acadêmicas acerca da educação existe uma constante busca por respostas que sejam capazes de solucionar todas as problemáticas que permeiam a dinâmica de ensino-aprendizagem. Através da procura por recursos didáticos ou com a promoção de metodologias infalíveis, muitas vezes, é percebida a venda de soluções que mais parecem uma panaceia, sem que, contudo, se analise, com o devido cuidado a perspectiva dos estudantes que são alvo dessas propostas. Entendendo que estes jovens compõem uma geração aqui chamada de centennials, que possui uma forma de consumo deveras distinta daqueles que os precedem, a forma como a escola fomenta este aprendizado carece de revisões. A temática desta dissertação se dá na associação entre diferentes aspectos voltados à cultura dos jovens centennials, aqueles cujo nascimento se dá a partir do final dá década de 1990, considerandoos como sujeitos pertencentes a uma cultura influenciada pelas mídias, para que, a partir de tal análise, se construam metodologias que considerem o ensino por meio de um viés ativo. Dentre tais perspectivas de aprendizagem, escolhemos a Gamificação, que se põe como uma prática que pode promover resultados positivos na Educação, nesse caso, aplicada à Geografia escolar. Dessa forma, o principal objetivo é compreender como a metodologia ativa de Gamificação pode se relacionar com a Geografia escolar junto à cultura centennial. A natureza desta pesquisa é básica e de abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, eles se apresentam voltados a uma abordagem exploratória, visto que existe o interesse em promover uma leitura, tanto de bibliografia como de experimentações de terceiros, que estimulem a compreensão da problemática estudada. Quanto à bibliografia estudada, utilizamos, no que concerne à teoria do ensino de Geografia em Carvalho (2020), Passini (2015) e Vesentini (2009), quanto ao estudo acerca dos jogos, nos ancoramos nos estudos de Callois (2001), Huizinga (2019) Salen & Zimmerman (2012). Ainda no que tange aos fundamentos teóricos, partimos das proposições de Alves (2015), Burke (2015), Deterding (2011) e Fardo (2013), estudiosos da Gamificação. Como a pesquisa está voltada ao âmbito da educação, partimos de Almeida (1987), Almeida (2013), Bacich (2018), Daros (2018) e Moran (2019) para pensar a educação, considerando os desafios de diálogo com os jovens nativos digitais. O resultado da presente pesquisa é apresentado sob a ótica da revisão bibliográfica, em uma visão crítica quanto à aplicabilidade da Gamificação ao ensino, associando estes fenômenos à crescente influência neoliberal dentro e fora dos espaços escolares, bem como a propostas já publicadas sobre Gamificação aplicada à disciplina de Geografia escolar.
id UFPB-2_4a13184910af6b4f3571231c02fd7127
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/26772
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-04-24T12:49:04Z2022-10-122023-04-24T12:49:04Z2022-09-15https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26772No círculo de pesquisas acadêmicas acerca da educação existe uma constante busca por respostas que sejam capazes de solucionar todas as problemáticas que permeiam a dinâmica de ensino-aprendizagem. Através da procura por recursos didáticos ou com a promoção de metodologias infalíveis, muitas vezes, é percebida a venda de soluções que mais parecem uma panaceia, sem que, contudo, se analise, com o devido cuidado a perspectiva dos estudantes que são alvo dessas propostas. Entendendo que estes jovens compõem uma geração aqui chamada de centennials, que possui uma forma de consumo deveras distinta daqueles que os precedem, a forma como a escola fomenta este aprendizado carece de revisões. A temática desta dissertação se dá na associação entre diferentes aspectos voltados à cultura dos jovens centennials, aqueles cujo nascimento se dá a partir do final dá década de 1990, considerandoos como sujeitos pertencentes a uma cultura influenciada pelas mídias, para que, a partir de tal análise, se construam metodologias que considerem o ensino por meio de um viés ativo. Dentre tais perspectivas de aprendizagem, escolhemos a Gamificação, que se põe como uma prática que pode promover resultados positivos na Educação, nesse caso, aplicada à Geografia escolar. Dessa forma, o principal objetivo é compreender como a metodologia ativa de Gamificação pode se relacionar com a Geografia escolar junto à cultura centennial. A natureza desta pesquisa é básica e de abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, eles se apresentam voltados a uma abordagem exploratória, visto que existe o interesse em promover uma leitura, tanto de bibliografia como de experimentações de terceiros, que estimulem a compreensão da problemática estudada. Quanto à bibliografia estudada, utilizamos, no que concerne à teoria do ensino de Geografia em Carvalho (2020), Passini (2015) e Vesentini (2009), quanto ao estudo acerca dos jogos, nos ancoramos nos estudos de Callois (2001), Huizinga (2019) Salen & Zimmerman (2012). Ainda no que tange aos fundamentos teóricos, partimos das proposições de Alves (2015), Burke (2015), Deterding (2011) e Fardo (2013), estudiosos da Gamificação. Como a pesquisa está voltada ao âmbito da educação, partimos de Almeida (1987), Almeida (2013), Bacich (2018), Daros (2018) e Moran (2019) para pensar a educação, considerando os desafios de diálogo com os jovens nativos digitais. O resultado da presente pesquisa é apresentado sob a ótica da revisão bibliográfica, em uma visão crítica quanto à aplicabilidade da Gamificação ao ensino, associando estes fenômenos à crescente influência neoliberal dentro e fora dos espaços escolares, bem como a propostas já publicadas sobre Gamificação aplicada à disciplina de Geografia escolar.In the circle of academic research about education, there is a constant search for answers that can solve all the problems that permeate the teaching-learning dynamics. Through the search for didactic resources or the promotion of infallible methodologies, one notes the sale of solutions, seeming more like a panacea, that do not analyze with due care the perspective of the students who are the target of these proposals. Understanding that these young people make up a generation here called centennials, they have a form of consumption that is quite different from those that precede them, the way in which the school encourages this learning needs to be revised. The theme of this dissertation takes place in the association between different aspects related to the culture of young centennials, those whose birth takes place in the late 1990s, considering them through the influence of cultural media on them, so that, from such analysis, methodologies are constructed that consider teaching through an active bias. Among such learning perspectives, we chose gamification, which is put, in the context of the hypothesis, as a practice that can promote positive results in Education, in this case, applied to school geography. Thus, the main objective is to understand how the active methodology of gamification can relate to school geography, along with centennial culture. The nature of this research is basic and qualitative in approach. As for the objectives, they are presented aimed at an exploratory approach, since there is an interest in promoting a reading, both of bibliography and of third-party experiments, which encourages the understanding of the studied problem. As for the studied bibliography, we used, regarding the theory of teaching Geography in Carvalho (2020), Passini (2015) and Vesentini (2009), as for the study about games, we anchored in the studies of Callois (2001), Huizinga (2019) Salen & Zimmerman (2012). Still regarding the theoretical foundations, we start from the propositions of Alves (2015), Burke (2015), Deterding (2011) and Fardo (2013), scholars of gamification. As the research is focused on education, we started with Almeida (1987), Almeida (2013), Bacich (2018), Daros (2018) and Moran (2019) to think about education, considering the challenges of dialogue with native youth digital. The result of the present research is presented from the perspective of the bibliographic review, in a critical view regarding the applicability of Gamification to teaching, associating these phenomena with the growing neoliberal influence inside and outside school spaces, as well as proposals already published on Gamification applied to the discipline of School Geography.Submitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2023-04-24T12:49:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FlauberNunesVieiraDeMelo_Dissert.pdf: 12064780 bytes, checksum: e6e6537da036782ae167a8e12d20ae77 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-24T12:49:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FlauberNunesVieiraDeMelo_Dissert.pdf: 12064780 bytes, checksum: e6e6537da036782ae167a8e12d20ae77 (MD5) Previous issue date: 2022-09-15Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal da ParaíbaPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFPBBrasilGeografiaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASGeografia escolarGamificaçãoSchool GeographyGamificationCentennialsA escola dos centennials : o papel das metodologias ativas e da gamificação na educação geográfica do sec. XXIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCarvalho, Luiz Eugênio Pereirahttp://lattes.cnpq.br/628943353377783007700192421http://lattes.cnpq.br/3346180790658602Melo, Flauber Nunes Vieira dereponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTFlauberNunesVieiraDeMelo_Dissert.pdf.txtFlauberNunesVieiraDeMelo_Dissert.pdf.txtExtracted texttext/plain401019https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26772/4/FlauberNunesVieiraDeMelo_Dissert.pdf.txtf2d298de6824e36c0bebb5763a3c4739MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26772/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26772/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALFlauberNunesVieiraDeMelo_Dissert.pdfFlauberNunesVieiraDeMelo_Dissert.pdfapplication/pdf12064780https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26772/1/FlauberNunesVieiraDeMelo_Dissert.pdfe6e6537da036782ae167a8e12d20ae77MD51123456789/267722023-04-25 03:04:07.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola dos centennials : o papel das metodologias ativas e da gamificação na educação geográfica do sec. XXI
title A escola dos centennials : o papel das metodologias ativas e da gamificação na educação geográfica do sec. XXI
spellingShingle A escola dos centennials : o papel das metodologias ativas e da gamificação na educação geográfica do sec. XXI
Melo, Flauber Nunes Vieira de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Geografia escolar
Gamificação
School Geography
Gamification
Centennials
title_short A escola dos centennials : o papel das metodologias ativas e da gamificação na educação geográfica do sec. XXI
title_full A escola dos centennials : o papel das metodologias ativas e da gamificação na educação geográfica do sec. XXI
title_fullStr A escola dos centennials : o papel das metodologias ativas e da gamificação na educação geográfica do sec. XXI
title_full_unstemmed A escola dos centennials : o papel das metodologias ativas e da gamificação na educação geográfica do sec. XXI
title_sort A escola dos centennials : o papel das metodologias ativas e da gamificação na educação geográfica do sec. XXI
author Melo, Flauber Nunes Vieira de
author_facet Melo, Flauber Nunes Vieira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Luiz Eugênio Pereira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6289433533777830
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07700192421
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3346180790658602
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Flauber Nunes Vieira de
contributor_str_mv Carvalho, Luiz Eugênio Pereira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Geografia escolar
Gamificação
School Geography
Gamification
Centennials
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Gamificação
School Geography
Gamification
Centennials
description No círculo de pesquisas acadêmicas acerca da educação existe uma constante busca por respostas que sejam capazes de solucionar todas as problemáticas que permeiam a dinâmica de ensino-aprendizagem. Através da procura por recursos didáticos ou com a promoção de metodologias infalíveis, muitas vezes, é percebida a venda de soluções que mais parecem uma panaceia, sem que, contudo, se analise, com o devido cuidado a perspectiva dos estudantes que são alvo dessas propostas. Entendendo que estes jovens compõem uma geração aqui chamada de centennials, que possui uma forma de consumo deveras distinta daqueles que os precedem, a forma como a escola fomenta este aprendizado carece de revisões. A temática desta dissertação se dá na associação entre diferentes aspectos voltados à cultura dos jovens centennials, aqueles cujo nascimento se dá a partir do final dá década de 1990, considerandoos como sujeitos pertencentes a uma cultura influenciada pelas mídias, para que, a partir de tal análise, se construam metodologias que considerem o ensino por meio de um viés ativo. Dentre tais perspectivas de aprendizagem, escolhemos a Gamificação, que se põe como uma prática que pode promover resultados positivos na Educação, nesse caso, aplicada à Geografia escolar. Dessa forma, o principal objetivo é compreender como a metodologia ativa de Gamificação pode se relacionar com a Geografia escolar junto à cultura centennial. A natureza desta pesquisa é básica e de abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, eles se apresentam voltados a uma abordagem exploratória, visto que existe o interesse em promover uma leitura, tanto de bibliografia como de experimentações de terceiros, que estimulem a compreensão da problemática estudada. Quanto à bibliografia estudada, utilizamos, no que concerne à teoria do ensino de Geografia em Carvalho (2020), Passini (2015) e Vesentini (2009), quanto ao estudo acerca dos jogos, nos ancoramos nos estudos de Callois (2001), Huizinga (2019) Salen & Zimmerman (2012). Ainda no que tange aos fundamentos teóricos, partimos das proposições de Alves (2015), Burke (2015), Deterding (2011) e Fardo (2013), estudiosos da Gamificação. Como a pesquisa está voltada ao âmbito da educação, partimos de Almeida (1987), Almeida (2013), Bacich (2018), Daros (2018) e Moran (2019) para pensar a educação, considerando os desafios de diálogo com os jovens nativos digitais. O resultado da presente pesquisa é apresentado sob a ótica da revisão bibliográfica, em uma visão crítica quanto à aplicabilidade da Gamificação ao ensino, associando estes fenômenos à crescente influência neoliberal dentro e fora dos espaços escolares, bem como a propostas já publicadas sobre Gamificação aplicada à disciplina de Geografia escolar.
publishDate 2022
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-12
2023-04-24T12:49:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-24T12:49:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26772
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26772/4/FlauberNunesVieiraDeMelo_Dissert.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26772/3/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26772/2/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26772/1/FlauberNunesVieiraDeMelo_Dissert.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f2d298de6824e36c0bebb5763a3c4739
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
e6e6537da036782ae167a8e12d20ae77
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562289369513984