A moral na obra “o príncipe” de Nicolau Maquiavel
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30133 |
Resumo: | Na filosofia política de Maquiavel, a moral é vista como flexível e adaptável às necessidades do Estado, em vez de uma série de regras rígidas e universais. O príncipe deve ser capaz de agir de acordo com as circunstâncias e as necessidades do momento. A finalidade da política é o bem-estar do Estado, e o príncipe deve ser capaz de proteger esse bem-estar, mesmo que isso signifique sacrificar sua moralidade. Ele argumenta que as virtudes tradicionais, como a honestidade, a justiça e a clemência, podem ser contraproducentes na prática política, e que o príncipe deve estar disposto a sacrificá-las em nome do bem-estar do Estado. A pesquisa tem como objetivo analisar a moral, tendo como ponto de partida a obra O Príncipe dividido em blocos de capítulos de acordo com o tema por eles tratado: como adquirir um estado?; assegurar a sociedade; armar o povo; conselhos que devem ser observados pelo governante para manter o poder; disposição para escolha dos ministros; fortuna, acaso, Deus ou livre arbítrio?; e, servir à moral ou aos interesses do Estado?. Ao apresentar o pensamento do cidadão florentino, foram realizadas reflexões importantes, identificando nas duas primeiras partes a moral empregada pelo pensador, bem como as atitudes que o príncipe/governante deve desenvolver para adquirir (primeira parte) e assegurar (segunda parte) o estado/principado. Na terceira parte é debatido o realismo maquiaveliano, enfatizando que a moral empregada pelo pensador é uma ação prática para assegurar a governabilidade. E na penúltima parte será debatida a questão da fortuna na filosofia maquiaveliana, exposta pelo pensador nos três últimos capítulos do livro, nos quais ele argumenta que o governante deve se preparar para aproveitar a oportunidade que lhe é apresentada. No último capítulo é debatido se o governante deve servir à moral ou ao Estado. |
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2024-04-29T12:25:03Z2023-10-062024-04-29T12:25:03Z2023-07-27https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30133Na filosofia política de Maquiavel, a moral é vista como flexível e adaptável às necessidades do Estado, em vez de uma série de regras rígidas e universais. O príncipe deve ser capaz de agir de acordo com as circunstâncias e as necessidades do momento. A finalidade da política é o bem-estar do Estado, e o príncipe deve ser capaz de proteger esse bem-estar, mesmo que isso signifique sacrificar sua moralidade. Ele argumenta que as virtudes tradicionais, como a honestidade, a justiça e a clemência, podem ser contraproducentes na prática política, e que o príncipe deve estar disposto a sacrificá-las em nome do bem-estar do Estado. A pesquisa tem como objetivo analisar a moral, tendo como ponto de partida a obra O Príncipe dividido em blocos de capítulos de acordo com o tema por eles tratado: como adquirir um estado?; assegurar a sociedade; armar o povo; conselhos que devem ser observados pelo governante para manter o poder; disposição para escolha dos ministros; fortuna, acaso, Deus ou livre arbítrio?; e, servir à moral ou aos interesses do Estado?. Ao apresentar o pensamento do cidadão florentino, foram realizadas reflexões importantes, identificando nas duas primeiras partes a moral empregada pelo pensador, bem como as atitudes que o príncipe/governante deve desenvolver para adquirir (primeira parte) e assegurar (segunda parte) o estado/principado. Na terceira parte é debatido o realismo maquiaveliano, enfatizando que a moral empregada pelo pensador é uma ação prática para assegurar a governabilidade. E na penúltima parte será debatida a questão da fortuna na filosofia maquiaveliana, exposta pelo pensador nos três últimos capítulos do livro, nos quais ele argumenta que o governante deve se preparar para aproveitar a oportunidade que lhe é apresentada. No último capítulo é debatido se o governante deve servir à moral ou ao Estado.In Machiavelli's political philosophy, morals are seen as flexible and adaptable to the needs of the state, rather than a series of rigid and universal rules. The prince must be able to act according to the circumstances and needs of the moment. The purpose of politics is the well-being of the state, and the prince must be able to protect that well-being, even if it means sacrificing his morality. He argues that traditional virtues, such as honesty, justice, and clemency, can be counterproductive in political practice, and that the prince must be willing to sacrifice them in the name of the state's well-being. The research aims to analyze morality, taking as a starting point the work The Prince divided into blocks of chapters according to the theme they deal with: how to acquire a state?; secure society; arm the people; advice that must be observed by the ruler to maintain power; provision for choosing ministers; fortune, chance, God or free will?; and, serve the morals or interests of the State? When presenting the thoughts of the Florentine citizen, important reflections were made, identifying in the first two parts the morality employed by the thinker, as well as the attitudes that the prince/ruler must develop to acquire (first part) and ensure (second part) the state/ principality. In the third part, Machiavellian realism is discussed, emphasizing that the morality employed by the thinker is a practical action to ensure governability. In the penultimate part, the issue of fortune in Machiavellian philosophy will be discussed, exposed by the thinker in the last three chapters of the book, in which he argues that the ruler must prepare to take advantage of the opportunity presented to him. In the last chapter, it is debated whether the ruler should serve morality or the State.Submitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-04-29T12:25:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséFerreiraJúnior_Dissert.pdf: 1004701 bytes, checksum: fba2902d758e761c646703eb7f68dbba (MD5)Made available in DSpace on 2024-04-29T12:25:03Z (GMT). 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