Oswald de Andrade e Arnaldo Antunes: duas caras do prosaico na poesia e canção brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Alessandra de Oliveira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30949
Resumo: A presente dissertação busca investigar os caminhos pelos quais o cotidiano, com seus signos mais prosaicos, tem conseguido manter-se como forte elemento de construção poética. Parte, para tanto, de um atento olhar sobre as poéticas de Oswald de Andrade e Arnaldo Antunes, buscando o prosaísmo tanto na poesia do escritor modernista quanto nas canções do compositor da pós modernidade. Por se dar a uma aproximação entre linguagens diversas, a poesia e a canção, erguidas em tempos distintos, fundamenta-se nos princípios da Semiótica da Cultura não deixando de observar, em suas análises, importantes contribuições da Teoria Literária.
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spelling 2024-07-24T12:38:49Z2024-07-172024-07-24T12:38:49Z2012-03-07https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30949A presente dissertação busca investigar os caminhos pelos quais o cotidiano, com seus signos mais prosaicos, tem conseguido manter-se como forte elemento de construção poética. Parte, para tanto, de um atento olhar sobre as poéticas de Oswald de Andrade e Arnaldo Antunes, buscando o prosaísmo tanto na poesia do escritor modernista quanto nas canções do compositor da pós modernidade. Por se dar a uma aproximação entre linguagens diversas, a poesia e a canção, erguidas em tempos distintos, fundamenta-se nos princípios da Semiótica da Cultura não deixando de observar, em suas análises, importantes contribuições da Teoria Literária.This dissertation investigates the ways in which everyday life, with its more prosaic signs, has managed to remain a strong element of poetic construction. Party to do so, a careful look at the poetry of Oswald de Andrade and Arnaldo Antunes , seeking both in prose poetry of modernist writer and composer of the songs of post modernity. Because they give a rapprochement between different languages, poetry and song, erected at different times , based on the principles of Semiotics of Culture does not fail to observe, in their analysis , important contributions of Literary Theory .Submitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-07-24T12:38:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlessandraDeOliveiraDaCruz_Dissert.pdf: 754755 bytes, checksum: 5a6864fe9a8866e9cdf3243c8ebfe4cb (MD5)Made available in DSpace on 2024-07-24T12:38:49Z (GMT). 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