Cinema, maternidade e luto: analisando o horror em O Babadook (2014) e Hereditário (2018)
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31375 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado consiste em uma pesquisa acerca da representação da maternidade no cinema, observando, especificamente, filmes do gênero horror. Nós nos apoiamos em conceitos teóricos da Comunicação e da Psicanálise; e utilizamos o método de Análise Fílmica para examinar as mães dos filmes O Babadook (2014) e Hereditário (2018) – entendendo suas participações nos respectivos enredos e sua relação com o luto, apanhando correspondências, comparando os dados obtidos, assim como identificando semelhanças e divergências em suas narrativas, a fim de compreender como os títulos em questão interagem entre si e dentro do gênero de horror moderno. |
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2024-08-12T17:15:47Z2024-02-052024-08-12T17:15:47Z2023-08-22https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31375A presente dissertação de mestrado consiste em uma pesquisa acerca da representação da maternidade no cinema, observando, especificamente, filmes do gênero horror. Nós nos apoiamos em conceitos teóricos da Comunicação e da Psicanálise; e utilizamos o método de Análise Fílmica para examinar as mães dos filmes O Babadook (2014) e Hereditário (2018) – entendendo suas participações nos respectivos enredos e sua relação com o luto, apanhando correspondências, comparando os dados obtidos, assim como identificando semelhanças e divergências em suas narrativas, a fim de compreender como os títulos em questão interagem entre si e dentro do gênero de horror moderno.The present master’s thesis consists of a research about the representation of motherhood in cinema, specifically observing horror films. We rely on theoretical concepts of Communication and Psychoanalysis; and we use the Film Analysis method to examine the mothers of the films The Babadook (2014) and Hereditary (2018) – understanding their participation in the respective plots and their relationship with grief, picking up correspondences, comparing the data obtained, as well as identifying similarities and divergences in their narratives, in order to comprehend how the titles in question interact with each other and within the modern horror genre.Submitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-08-12T17:15:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ClaraLetíciaDeAraújoDantas_Dissert.pdf: 1243144 bytes, checksum: 2c4cda2c0380881ecb64397da7dd8424 (MD5)Made available in DSpace on 2024-08-12T17:15:47Z (GMT). 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