A relação entre a Mística da Cabala Judaica e o pensamento de Viktor Emil Frankl

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Gabriela Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27565
Resumo: Sobrevivente dos campos de concentração nazista, o judeu e neuropsiquiatra Viktor Emil Frankl foi o fundador da terceira escola de Viena – a Logoterapia e Análise Existencial. Desde a sua infância ao se questionar sobre o sentido da vida, Frankl desenvolve em sua teoria um pensamento que compreende o ser humano na sua totalidade, não o reduzindo o aos fenômenos psicofísicos. A sua descendência judaica foi um marco essencial para o desenvolvimento do trabalho, haja vista as correlações observadas entre a sua obra e os textos sagrados que compõem a Cabala Judaica. Esta pesquisa visa em um primeiro momento abordar sobre a concepção de mística e da experiência mística, trazendo à tona uma aproximação com misticismo judaico, assim, considerando o ser humano como o ponto de encontro entre a Mística da Cabala Judaica e o pensamento de Viktor Frankl. Em um segundo momento, procura expor o sistema Sefirótico, onde cada Sefirá representa uma qualidade divina que resplandece no homem, compondo a totalidade do ser humano para a Cabala Judaica. Consequentemente, a Logoteoria Frankliana irá conceber o homem também como uma unidade apesar da multiplicidade, isto é, em sua totalidade. Para tanto, é por meio das Sefirot que estabelece uma relação entre ambas as perspectivas. Por último, pretende-se correlacionar os atributos da “alma” que é a própria Dimensão Espiritual na Cabala Judaica e a Dimensão Espiritual do ser humano na teoria de Viktor Frankl. De modo geral, faz-se um breve percurso sobre a ontologia até chegar o que Frankl compreende como ontologia dimensional, pois é através desse conceito que o neuropsiquiatra compreende a unidade e a pluralidade do ser humano. Portanto, acredita- se numa possível relação entre o pensamento de Viktor Frankl e a Mística da Cabala Judaica.
id UFPB-2_604bf1c1e98662e96ac866b92fa1693e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/27565
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-07-27T16:20:00Z2023-07-272023-07-27T16:20:00Z2023-06-20https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27565Sobrevivente dos campos de concentração nazista, o judeu e neuropsiquiatra Viktor Emil Frankl foi o fundador da terceira escola de Viena – a Logoterapia e Análise Existencial. Desde a sua infância ao se questionar sobre o sentido da vida, Frankl desenvolve em sua teoria um pensamento que compreende o ser humano na sua totalidade, não o reduzindo o aos fenômenos psicofísicos. A sua descendência judaica foi um marco essencial para o desenvolvimento do trabalho, haja vista as correlações observadas entre a sua obra e os textos sagrados que compõem a Cabala Judaica. Esta pesquisa visa em um primeiro momento abordar sobre a concepção de mística e da experiência mística, trazendo à tona uma aproximação com misticismo judaico, assim, considerando o ser humano como o ponto de encontro entre a Mística da Cabala Judaica e o pensamento de Viktor Frankl. Em um segundo momento, procura expor o sistema Sefirótico, onde cada Sefirá representa uma qualidade divina que resplandece no homem, compondo a totalidade do ser humano para a Cabala Judaica. Consequentemente, a Logoteoria Frankliana irá conceber o homem também como uma unidade apesar da multiplicidade, isto é, em sua totalidade. Para tanto, é por meio das Sefirot que estabelece uma relação entre ambas as perspectivas. Por último, pretende-se correlacionar os atributos da “alma” que é a própria Dimensão Espiritual na Cabala Judaica e a Dimensão Espiritual do ser humano na teoria de Viktor Frankl. De modo geral, faz-se um breve percurso sobre a ontologia até chegar o que Frankl compreende como ontologia dimensional, pois é através desse conceito que o neuropsiquiatra compreende a unidade e a pluralidade do ser humano. Portanto, acredita- se numa possível relação entre o pensamento de Viktor Frankl e a Mística da Cabala Judaica.Superviviente de los campos de concentración nazis, el neuropsiquiatra judío Viktor Emil Frankl fue el fundador de la tercera escuela de Viena: la logoterapia y el análisis existencial. Desde su infancia, cuando se cuestionaba el sentido de la vida, Frankl desarrolló en su teoría una forma de pensar que comprende al ser humano en su totalidad, sin reducirlo a fenómenos psicofísicos. Su ascendencia judía fue un hito esencial para el desarrollo de esta obra, dadas las correlaciones observadas entre su trabajo y los textos sagrados que conforman la Cábala judía. En un primer momento, esta investigación pretende abordar la concepción de la mística y la experiencia mística, sacando a la luz una aproximación con la mística judía, considerando así al ser humano como punto de encuentro entre la mística de la Cábala judía y el pensamiento de Viktor Frankl. En un segundo momento, busca exponer el sistema sefirótico, donde cada sefira representa una cualidad divina que brilla en el hombre, componiendo la totalidad del ser humano para la Cábala judía. En consecuencia, la logoteoría frankliana también concebirá al hombre como una unidad a pesar de su multiplicidad, es decir, en su totalidad. Por ello, es a través de las Sefirot que establece una relación entre ambas perspectivas. Por último, se pretende correlacionar los atributos del "alma", que es la propia Dimensión Espiritual en la Cábala judía y la Dimensión Espiritual del ser humano en la teoría de Viktor Frankl. En general, pasaremos brevemente por la ontología hasta llegar a lo que Frankl entiende como ontología dimensional, porque es a través de este concepto que el neuropsiquiatra entiende la unidad y la pluralidad del ser humano. Por lo tanto, creemos en una posible relación entre el pensamiento de Viktor Frankl y la mística de la cábala judía.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-07-27T16:19:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GLG21072023.pdf: 1178878 bytes, checksum: 160400f73ca0f8bf85e11c1096e1e048 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-27T16:20:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GLG21072023.pdf: 1178878 bytes, checksum: 160400f73ca0f8bf85e11c1096e1e048 (MD5) Previous issue date: 2023-06-20porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilCiência das ReligiõesAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAMísticaCabala JudaicaSer humanoA relação entre a Mística da Cabala Judaica e o pensamento de Viktor Emil Franklinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAquino, Thiago Antonio Avellar deGonçalves, Gabriela Limareponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTGLG21072023.pdf.txtGLG21072023.pdf.txtExtracted texttext/plain132014https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27565/4/GLG21072023.pdf.txt09ebe009462970750491cfc9908c5170MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27565/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27565/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALGLG21072023.pdfGLG21072023.pdfapplication/pdf1178878https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27565/1/GLG21072023.pdf160400f73ca0f8bf85e11c1096e1e048MD51123456789/275652023-07-28 03:03:47.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação entre a Mística da Cabala Judaica e o pensamento de Viktor Emil Frankl
title A relação entre a Mística da Cabala Judaica e o pensamento de Viktor Emil Frankl
spellingShingle A relação entre a Mística da Cabala Judaica e o pensamento de Viktor Emil Frankl
Gonçalves, Gabriela Lima
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Mística
Cabala Judaica
Ser humano
title_short A relação entre a Mística da Cabala Judaica e o pensamento de Viktor Emil Frankl
title_full A relação entre a Mística da Cabala Judaica e o pensamento de Viktor Emil Frankl
title_fullStr A relação entre a Mística da Cabala Judaica e o pensamento de Viktor Emil Frankl
title_full_unstemmed A relação entre a Mística da Cabala Judaica e o pensamento de Viktor Emil Frankl
title_sort A relação entre a Mística da Cabala Judaica e o pensamento de Viktor Emil Frankl
author Gonçalves, Gabriela Lima
author_facet Gonçalves, Gabriela Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aquino, Thiago Antonio Avellar de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Gabriela Lima
contributor_str_mv Aquino, Thiago Antonio Avellar de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Mística
Cabala Judaica
Ser humano
dc.subject.por.fl_str_mv Mística
Cabala Judaica
Ser humano
description Sobrevivente dos campos de concentração nazista, o judeu e neuropsiquiatra Viktor Emil Frankl foi o fundador da terceira escola de Viena – a Logoterapia e Análise Existencial. Desde a sua infância ao se questionar sobre o sentido da vida, Frankl desenvolve em sua teoria um pensamento que compreende o ser humano na sua totalidade, não o reduzindo o aos fenômenos psicofísicos. A sua descendência judaica foi um marco essencial para o desenvolvimento do trabalho, haja vista as correlações observadas entre a sua obra e os textos sagrados que compõem a Cabala Judaica. Esta pesquisa visa em um primeiro momento abordar sobre a concepção de mística e da experiência mística, trazendo à tona uma aproximação com misticismo judaico, assim, considerando o ser humano como o ponto de encontro entre a Mística da Cabala Judaica e o pensamento de Viktor Frankl. Em um segundo momento, procura expor o sistema Sefirótico, onde cada Sefirá representa uma qualidade divina que resplandece no homem, compondo a totalidade do ser humano para a Cabala Judaica. Consequentemente, a Logoteoria Frankliana irá conceber o homem também como uma unidade apesar da multiplicidade, isto é, em sua totalidade. Para tanto, é por meio das Sefirot que estabelece uma relação entre ambas as perspectivas. Por último, pretende-se correlacionar os atributos da “alma” que é a própria Dimensão Espiritual na Cabala Judaica e a Dimensão Espiritual do ser humano na teoria de Viktor Frankl. De modo geral, faz-se um breve percurso sobre a ontologia até chegar o que Frankl compreende como ontologia dimensional, pois é através desse conceito que o neuropsiquiatra compreende a unidade e a pluralidade do ser humano. Portanto, acredita- se numa possível relação entre o pensamento de Viktor Frankl e a Mística da Cabala Judaica.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-27T16:20:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-27
2023-07-27T16:20:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27565
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciência das Religiões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27565/4/GLG21072023.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27565/3/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27565/2/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27565/1/GLG21072023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 09ebe009462970750491cfc9908c5170
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
160400f73ca0f8bf85e11c1096e1e048
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562298619002880