Influência da covid-19 na percepção e no comportamento do consumidor de serviços de alimentação em João Pessoa - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luana Clementino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28060
Resumo: A situação pandêmica acarretada pelo Coronavírus (Covid-19) impactou fortemente os serviços de alimentação, bem como os consumidores e a forma como eles avaliam e percebem os serviços alimentícios. Sendo assim, o estudo teve por objetivo avaliar a influência da Covid-19 nos critérios de seleção e na percepção dos consumidores sobre os serviços de alimentação ofertados na cidade de João Pessoa – PB. Para esse fim, foi aplicado um questionário online aos consumidores que residem na cidade, obtendo-se 99 respostas válidas. Os dados evidenciaram o aumento do uso de delivery na pandemia, bem como a resposta positiva dos consumidores à reabertura de estabelecimentos alimentícios. No serviço de delivery, mais de 75% dos consumidores utilizam fatores como preço e taxa de entrega como critério para realizar um pedido. Já no consumo presencial, quase 70% dos entrevistados selecionam de acordo com a higiene e com o cumprimento das normas de segurança contra Covid-19. O número de consumidores que se sentem confiantes em ambos os serviços é semelhante, cerca de 40%. Os estabelecimentos estão realizando as medidas de segurança frequentemente, mas, o delivery encontra maiores dificuldades de implementar as orientações para se tornar um serviço ainda mais seguro. Os resultados apontam que os serviços de alimentação investiram mais nos ambientes físicos do que em delivery, uma vez que o consumidor é mais cauteloso ao selecionar um restaurante para consumo presencial.
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spelling 2023-08-25T17:51:02Z2023-08-252023-08-25T17:51:02Z2021-07-10https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28060A situação pandêmica acarretada pelo Coronavírus (Covid-19) impactou fortemente os serviços de alimentação, bem como os consumidores e a forma como eles avaliam e percebem os serviços alimentícios. Sendo assim, o estudo teve por objetivo avaliar a influência da Covid-19 nos critérios de seleção e na percepção dos consumidores sobre os serviços de alimentação ofertados na cidade de João Pessoa – PB. Para esse fim, foi aplicado um questionário online aos consumidores que residem na cidade, obtendo-se 99 respostas válidas. Os dados evidenciaram o aumento do uso de delivery na pandemia, bem como a resposta positiva dos consumidores à reabertura de estabelecimentos alimentícios. No serviço de delivery, mais de 75% dos consumidores utilizam fatores como preço e taxa de entrega como critério para realizar um pedido. Já no consumo presencial, quase 70% dos entrevistados selecionam de acordo com a higiene e com o cumprimento das normas de segurança contra Covid-19. O número de consumidores que se sentem confiantes em ambos os serviços é semelhante, cerca de 40%. Os estabelecimentos estão realizando as medidas de segurança frequentemente, mas, o delivery encontra maiores dificuldades de implementar as orientações para se tornar um serviço ainda mais seguro. Os resultados apontam que os serviços de alimentação investiram mais nos ambientes físicos do que em delivery, uma vez que o consumidor é mais cauteloso ao selecionar um restaurante para consumo presencial.The pandemic situation brought by the Coronavirus (Covid-19) has strongly impacted food services, as well as it’s consumers and the way they rate and perceive food services. The study aimed to valuate the influence of Covid-19 on the selection criteria and perception of consumers about the food services offered in the city of João Pessoa - PB. For this purpose, an online survey was applied to consumers residing in the city, obtaining 99 valid responses. The data showed the increase in the use of delivery in the pandemic, as well as a positive response of consumers to the reopening of food establishments. In the delivery service, more than 75% of consumers use factors such as price and delivery rate as criteria to place an order. In face-to-face consumption, almost 70% of respondents select according to hygiene and compliance with safety standards against Covid-19. The number of consumers who feel confident in both services is similar, around 40%. The establishments are carrying out security measures frequently, but the delivery finds it more difficult to implement the guidelines to become an even safer service. The results shows that food services invested more in physical environments than in delivery, since consumers are more cautious when selecting a restaurant for on site consumptionSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2023-08-25T17:51:02Z No. of bitstreams: 1 TCCFinal - Luana Clementino Santos.pdf: 1354282 bytes, checksum: ebe400c07c23be41fbf0843961ed00e7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-25T17:51:02Z (GMT). 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