Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28449 |
Resumo: | O mapeamento de processos e o desenvolvimento de painel gerencial são abordagens de trabalho que estão inseridas na gestão por processos. O presente trabalho foi idealizado com o objetivo desenvolver uma solução de rastreabilidade para as solicitações de serviços comerciais dos clientes de grupo A em uma empresa distribuidora de energia elétrica, de modo a promover maior eficiência de recursos e informações com qualidade para a tomada de decisão, mediante modelos de abordagem por processos, tratamento e análise de dados e criação de painéis gerenciais. Como procedimentos metodológicos, utilizou abordagem qualitativa com observação participante, pesquisa documental dedutiva e estudo de caso. Os dados coletados foram tratados usando as ferramentas de automatização de dados da Microsoft. As formas de demanda dos clientes foram mapeadas e sistematizadas, promovendo melhoria nos processos de serviços comerciais no que tange aos critérios de controle e gestão dos recursos de atendimento. Esses mecanismos possibilitaram a estruturação peineis gerenciais com interfaces gráficas e de relatórios analíticos. Por fim, é factível mencionar a criação de fluxos de processos, que facilitam o entendimento das atividades a partir do presente momento, subsidiando uma tomada decisão baseada em fatos e informações assertivas, consolidadas pelos índices de controle do processo. |
id |
UFPB-2_639ae7359451aa8e2d8bfaf2775ebe0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/28449 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-09-18T18:40:35Z2023-09-182023-09-18T18:40:35Z2023-06-29https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28449O mapeamento de processos e o desenvolvimento de painel gerencial são abordagens de trabalho que estão inseridas na gestão por processos. O presente trabalho foi idealizado com o objetivo desenvolver uma solução de rastreabilidade para as solicitações de serviços comerciais dos clientes de grupo A em uma empresa distribuidora de energia elétrica, de modo a promover maior eficiência de recursos e informações com qualidade para a tomada de decisão, mediante modelos de abordagem por processos, tratamento e análise de dados e criação de painéis gerenciais. Como procedimentos metodológicos, utilizou abordagem qualitativa com observação participante, pesquisa documental dedutiva e estudo de caso. Os dados coletados foram tratados usando as ferramentas de automatização de dados da Microsoft. As formas de demanda dos clientes foram mapeadas e sistematizadas, promovendo melhoria nos processos de serviços comerciais no que tange aos critérios de controle e gestão dos recursos de atendimento. Esses mecanismos possibilitaram a estruturação peineis gerenciais com interfaces gráficas e de relatórios analíticos. Por fim, é factível mencionar a criação de fluxos de processos, que facilitam o entendimento das atividades a partir do presente momento, subsidiando uma tomada decisão baseada em fatos e informações assertivas, consolidadas pelos índices de controle do processo.Process mapping and management dashboard development are working approaches that are inserted in the management by processes. The present work was conceived with the objective of developing a traceability solution for commercial service requests from group A customers in an electric power distribution company, in order to promote greater resource efficiency and quality information for decision making, through process approach models, data treatment and analysis, and the creation of management dashboards. As methodological procedures, it used a qualitative approach with participant observation, deductive documentary research, and case study. The data collected was treated using Microsoft's data automation tools. The forms of customer demand were mapped and systematized, promoting improvement in commercial service processes in terms of control criteria and management of customer service resources. These mechanisms enabled the structuring of management panels with graphical interfaces and analytical reports. Finally, it is feasible to mention the creation of process flows, which facilitate the understanding of activities from the present moment, subsidizing decision making based on facts and assertive information, consolidated by process control indexesSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2023-09-18T18:40:35Z No. of bitstreams: 1 TCC - JOSÉ GABRIEL CARDOSO DA SILVA - FINAL.pdf: 3020409 bytes, checksum: d9097f4e2b952d213c6b6b5dee5d72a3 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-18T18:40:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - JOSÉ GABRIEL CARDOSO DA SILVA - FINAL.pdf: 3020409 bytes, checksum: d9097f4e2b952d213c6b6b5dee5d72a3 (MD5) Previous issue date: 2023-06-29porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilEngenharia de ProduçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOAbordagem por processosDistribuição de Energia ElétricaSistemas de informação. 3. Governança de dados e informações.Painel gerencial.Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOliveira, Jailson Ribeiro deSilva, Jose Gabriel Cardoso da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28449/2/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD52ORIGINALTCC - JOSÉ GABRIEL CARDOSO DA SILVA - FINAL.pdfTCC - JOSÉ GABRIEL CARDOSO DA SILVA - FINAL.pdfapplication/pdf3020409https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28449/1/TCC%20-%20JOSE%cc%81%20GABRIEL%20CARDOSO%20DA%20SILVA%20-%20FINAL.pdfd9097f4e2b952d213c6b6b5dee5d72a3MD51123456789/284492023-09-18 15:40:35.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica |
title |
Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica |
spellingShingle |
Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica Silva, Jose Gabriel Cardoso da. CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Abordagem por processos Distribuição de Energia Elétrica Sistemas de informação. 3. Governança de dados e informações. Painel gerencial. |
title_short |
Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica |
title_full |
Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica |
title_fullStr |
Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica |
title_sort |
Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica |
author |
Silva, Jose Gabriel Cardoso da. |
author_facet |
Silva, Jose Gabriel Cardoso da. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Jailson Ribeiro de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jose Gabriel Cardoso da. |
contributor_str_mv |
Oliveira, Jailson Ribeiro de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Abordagem por processos Distribuição de Energia Elétrica Sistemas de informação. 3. Governança de dados e informações. Painel gerencial. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem por processos Distribuição de Energia Elétrica Sistemas de informação. 3. Governança de dados e informações. Painel gerencial. |
description |
O mapeamento de processos e o desenvolvimento de painel gerencial são abordagens de trabalho que estão inseridas na gestão por processos. O presente trabalho foi idealizado com o objetivo desenvolver uma solução de rastreabilidade para as solicitações de serviços comerciais dos clientes de grupo A em uma empresa distribuidora de energia elétrica, de modo a promover maior eficiência de recursos e informações com qualidade para a tomada de decisão, mediante modelos de abordagem por processos, tratamento e análise de dados e criação de painéis gerenciais. Como procedimentos metodológicos, utilizou abordagem qualitativa com observação participante, pesquisa documental dedutiva e estudo de caso. Os dados coletados foram tratados usando as ferramentas de automatização de dados da Microsoft. As formas de demanda dos clientes foram mapeadas e sistematizadas, promovendo melhoria nos processos de serviços comerciais no que tange aos critérios de controle e gestão dos recursos de atendimento. Esses mecanismos possibilitaram a estruturação peineis gerenciais com interfaces gráficas e de relatórios analíticos. Por fim, é factível mencionar a criação de fluxos de processos, que facilitam o entendimento das atividades a partir do presente momento, subsidiando uma tomada decisão baseada em fatos e informações assertivas, consolidadas pelos índices de controle do processo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-18T18:40:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-18 2023-09-18T18:40:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28449 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28449/2/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28449/1/TCC%20-%20JOSE%cc%81%20GABRIEL%20CARDOSO%20DA%20SILVA%20-%20FINAL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 d9097f4e2b952d213c6b6b5dee5d72a3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562309326012416 |