Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jose Gabriel Cardoso da.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28449
Resumo: O mapeamento de processos e o desenvolvimento de painel gerencial são abordagens de trabalho que estão inseridas na gestão por processos. O presente trabalho foi idealizado com o objetivo desenvolver uma solução de rastreabilidade para as solicitações de serviços comerciais dos clientes de grupo A em uma empresa distribuidora de energia elétrica, de modo a promover maior eficiência de recursos e informações com qualidade para a tomada de decisão, mediante modelos de abordagem por processos, tratamento e análise de dados e criação de painéis gerenciais. Como procedimentos metodológicos, utilizou abordagem qualitativa com observação participante, pesquisa documental dedutiva e estudo de caso. Os dados coletados foram tratados usando as ferramentas de automatização de dados da Microsoft. As formas de demanda dos clientes foram mapeadas e sistematizadas, promovendo melhoria nos processos de serviços comerciais no que tange aos critérios de controle e gestão dos recursos de atendimento. Esses mecanismos possibilitaram a estruturação peineis gerenciais com interfaces gráficas e de relatórios analíticos. Por fim, é factível mencionar a criação de fluxos de processos, que facilitam o entendimento das atividades a partir do presente momento, subsidiando uma tomada decisão baseada em fatos e informações assertivas, consolidadas pelos índices de controle do processo.
id UFPB-2_639ae7359451aa8e2d8bfaf2775ebe0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/28449
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-09-18T18:40:35Z2023-09-182023-09-18T18:40:35Z2023-06-29https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28449O mapeamento de processos e o desenvolvimento de painel gerencial são abordagens de trabalho que estão inseridas na gestão por processos. O presente trabalho foi idealizado com o objetivo desenvolver uma solução de rastreabilidade para as solicitações de serviços comerciais dos clientes de grupo A em uma empresa distribuidora de energia elétrica, de modo a promover maior eficiência de recursos e informações com qualidade para a tomada de decisão, mediante modelos de abordagem por processos, tratamento e análise de dados e criação de painéis gerenciais. Como procedimentos metodológicos, utilizou abordagem qualitativa com observação participante, pesquisa documental dedutiva e estudo de caso. Os dados coletados foram tratados usando as ferramentas de automatização de dados da Microsoft. As formas de demanda dos clientes foram mapeadas e sistematizadas, promovendo melhoria nos processos de serviços comerciais no que tange aos critérios de controle e gestão dos recursos de atendimento. Esses mecanismos possibilitaram a estruturação peineis gerenciais com interfaces gráficas e de relatórios analíticos. Por fim, é factível mencionar a criação de fluxos de processos, que facilitam o entendimento das atividades a partir do presente momento, subsidiando uma tomada decisão baseada em fatos e informações assertivas, consolidadas pelos índices de controle do processo.Process mapping and management dashboard development are working approaches that are inserted in the management by processes. The present work was conceived with the objective of developing a traceability solution for commercial service requests from group A customers in an electric power distribution company, in order to promote greater resource efficiency and quality information for decision making, through process approach models, data treatment and analysis, and the creation of management dashboards. As methodological procedures, it used a qualitative approach with participant observation, deductive documentary research, and case study. The data collected was treated using Microsoft's data automation tools. The forms of customer demand were mapped and systematized, promoting improvement in commercial service processes in terms of control criteria and management of customer service resources. These mechanisms enabled the structuring of management panels with graphical interfaces and analytical reports. Finally, it is feasible to mention the creation of process flows, which facilitate the understanding of activities from the present moment, subsidizing decision making based on facts and assertive information, consolidated by process control indexesSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2023-09-18T18:40:35Z No. of bitstreams: 1 TCC - JOSÉ GABRIEL CARDOSO DA SILVA - FINAL.pdf: 3020409 bytes, checksum: d9097f4e2b952d213c6b6b5dee5d72a3 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-18T18:40:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - JOSÉ GABRIEL CARDOSO DA SILVA - FINAL.pdf: 3020409 bytes, checksum: d9097f4e2b952d213c6b6b5dee5d72a3 (MD5) Previous issue date: 2023-06-29porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilEngenharia de ProduçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOAbordagem por processosDistribuição de Energia ElétricaSistemas de informação. 3. Governança de dados e informações.Painel gerencial.Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOliveira, Jailson Ribeiro deSilva, Jose Gabriel Cardoso da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28449/2/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD52ORIGINALTCC - JOSÉ GABRIEL CARDOSO DA SILVA - FINAL.pdfTCC - JOSÉ GABRIEL CARDOSO DA SILVA - FINAL.pdfapplication/pdf3020409https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28449/1/TCC%20-%20JOSE%cc%81%20GABRIEL%20CARDOSO%20DA%20SILVA%20-%20FINAL.pdfd9097f4e2b952d213c6b6b5dee5d72a3MD51123456789/284492023-09-18 15:40:35.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica
title Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica
spellingShingle Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica
Silva, Jose Gabriel Cardoso da.
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Abordagem por processos
Distribuição de Energia Elétrica
Sistemas de informação. 3. Governança de dados e informações.
Painel gerencial.
title_short Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica
title_full Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica
title_fullStr Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica
title_full_unstemmed Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica
title_sort Desenvolvimento e implantação de painel gerencial para melhoria dos serviços comerciais em uma distribuidora de energia elétrica
author Silva, Jose Gabriel Cardoso da.
author_facet Silva, Jose Gabriel Cardoso da.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Jailson Ribeiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jose Gabriel Cardoso da.
contributor_str_mv Oliveira, Jailson Ribeiro de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Abordagem por processos
Distribuição de Energia Elétrica
Sistemas de informação. 3. Governança de dados e informações.
Painel gerencial.
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem por processos
Distribuição de Energia Elétrica
Sistemas de informação. 3. Governança de dados e informações.
Painel gerencial.
description O mapeamento de processos e o desenvolvimento de painel gerencial são abordagens de trabalho que estão inseridas na gestão por processos. O presente trabalho foi idealizado com o objetivo desenvolver uma solução de rastreabilidade para as solicitações de serviços comerciais dos clientes de grupo A em uma empresa distribuidora de energia elétrica, de modo a promover maior eficiência de recursos e informações com qualidade para a tomada de decisão, mediante modelos de abordagem por processos, tratamento e análise de dados e criação de painéis gerenciais. Como procedimentos metodológicos, utilizou abordagem qualitativa com observação participante, pesquisa documental dedutiva e estudo de caso. Os dados coletados foram tratados usando as ferramentas de automatização de dados da Microsoft. As formas de demanda dos clientes foram mapeadas e sistematizadas, promovendo melhoria nos processos de serviços comerciais no que tange aos critérios de controle e gestão dos recursos de atendimento. Esses mecanismos possibilitaram a estruturação peineis gerenciais com interfaces gráficas e de relatórios analíticos. Por fim, é factível mencionar a criação de fluxos de processos, que facilitam o entendimento das atividades a partir do presente momento, subsidiando uma tomada decisão baseada em fatos e informações assertivas, consolidadas pelos índices de controle do processo.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-18T18:40:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-18
2023-09-18T18:40:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28449
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28449/2/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28449/1/TCC%20-%20JOSE%cc%81%20GABRIEL%20CARDOSO%20DA%20SILVA%20-%20FINAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
d9097f4e2b952d213c6b6b5dee5d72a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562309326012416