Uma abordagem geográfica do ensino superior e tecnológico nas cidades pequenas de Areia, Bananeiras e Guarabira – PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Lucia do Nascimento
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26701
Resumo: Essa tese apresenta um estudo a respeito do ensino superior e tecnológico nas cidades pequenas de Areia, Bananeiras e Guarabira – PB, tendo em vista a utilização do recorte temporal que inicia em 2003 e finda em 2015, objetivando de maneira geral compreender o processo de instalação e/ou expansão das Instituições de Ensino Superior e Tecnológica através das políticas públicas direcionadas pelo Governo Federal nas cidades alvo desta pesquisa. Consideramos os seguintes objetivos específicos: caracterização do termo cidades pequenas, para que possamos ter o real significado e valor apropriado às cidades envolvidas na pesquisa; realização de um resumo a respeito das reformulações ocorridas nos últimos anos na política pública do governo federal para educação superior e tecnológica em nível nacional e local; e por fim, explicação sobre como ocorreu o processo de expansão do ensino superior e tecnológico nas cidades em estudo durante o período proposto. No que consiste os caminhos metodológicos utilizados para o desenvolvimento e a finalização desta pesquisa, inicialmente ofícios foram encaminhados aos órgãos competentes no intuito de obtermos respostas que refutariam a hipótese que norteava a tese: em razão dos investimentos realizados pelo governo federal no ensino superior e tecnológico nas cidades pequenas em estudo, foi possível verificar uma centralidade existente entre elas em decorrência também da educação, tendo em vista a cidade de Guarabira apresentar destaque no que tange um maior número de estudantes que se deslocam e buscam se qualificar através dos estudos de graduação, seja superior ou tecnológico. Ainda com relação ao percurso metodológico, foram aplicados 60 roteiro de entrevistas (semi estruturadas), distribuídas em 20 para cada cidade pesquisada, e mais tarde após o recebimento de alguns dados apenas, estes foram tabulados e analisados juntamente com o material coletado em campo (roteiro de entrevista), demonstrados como forma de gráficos e arguidos com o seguinte propósito: em decorrência do maior avanço no número de alunos ingressos nas instituições de ensino analisadas, foi possível constatar que os campi receberam sim investimentos para abrigar a demanda esperada. No entanto, observa-se que para o momento de implantação de programas, criação de cursos e construção de campus, os recursos já foram supridos. Porém, atualmente, com o passar dos anos e a falta de investimentos através dos cortes na educação no país, sobretudo superior, os alunos, funcionários, professores e as instituições de um modo geral passaram a sofrer com a falta também de incentivo e melhoramento na qualidade do ensino público.
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Consideramos os seguintes objetivos específicos: caracterização do termo cidades pequenas, para que possamos ter o real significado e valor apropriado às cidades envolvidas na pesquisa; realização de um resumo a respeito das reformulações ocorridas nos últimos anos na política pública do governo federal para educação superior e tecnológica em nível nacional e local; e por fim, explicação sobre como ocorreu o processo de expansão do ensino superior e tecnológico nas cidades em estudo durante o período proposto. No que consiste os caminhos metodológicos utilizados para o desenvolvimento e a finalização desta pesquisa, inicialmente ofícios foram encaminhados aos órgãos competentes no intuito de obtermos respostas que refutariam a hipótese que norteava a tese: em razão dos investimentos realizados pelo governo federal no ensino superior e tecnológico nas cidades pequenas em estudo, foi possível verificar uma centralidade existente entre elas em decorrência também da educação, tendo em vista a cidade de Guarabira apresentar destaque no que tange um maior número de estudantes que se deslocam e buscam se qualificar através dos estudos de graduação, seja superior ou tecnológico. Ainda com relação ao percurso metodológico, foram aplicados 60 roteiro de entrevistas (semi estruturadas), distribuídas em 20 para cada cidade pesquisada, e mais tarde após o recebimento de alguns dados apenas, estes foram tabulados e analisados juntamente com o material coletado em campo (roteiro de entrevista), demonstrados como forma de gráficos e arguidos com o seguinte propósito: em decorrência do maior avanço no número de alunos ingressos nas instituições de ensino analisadas, foi possível constatar que os campi receberam sim investimentos para abrigar a demanda esperada. No entanto, observa-se que para o momento de implantação de programas, criação de cursos e construção de campus, os recursos já foram supridos. Porém, atualmente, com o passar dos anos e a falta de investimentos através dos cortes na educação no país, sobretudo superior, os alunos, funcionários, professores e as instituições de um modo geral passaram a sofrer com a falta também de incentivo e melhoramento na qualidade do ensino público.This thesis presents a study about higher and technological education in the small cities of Areia, Bananeiras and Guarabira - PB, in view of the use of the time frame that begins in 2003 and ends in 2015, aiming in general to understand the results obtained with the implementation of public policies in the Federal Government aimed at higher and technological education in the cities targeted by this research. We consider the following specific objectives to delineate in an illuminating way: the description of the term small cities, so that we have the real meaning and appropriate value to the cities involved in the research; then a summary was made of the reformulations that have taken place in recent years in the federal government's public policy for higher and technological education at national and local level; and finally, we explain how the process of expansion of higher and technological education in the cities under study occurred during the proposed period. Regarding the methodological paths used for the development and completion of this research, letters were initially sent to the competent bodies in order to obtain answers that would refute the hypothesis that guided the thesis: Due to the investments made by the federal government in higher and technological education in the small cities under study, it was possible to verify an existing centrality among them as a result also of education, in view of the city of Guarabira showing prominence regarding a greater number of students who move and seek to qualify through undergraduate studies, superior or technological. Still in relation to the methodological path, 60 interview scripts (semi-structured) were applied, distributed in 20 for each city surveyed, and later after receiving only some data, these were tabulated and analyzed together with the material collected in the field ( interview script), shown as a form of graphics and defendants with the following purpose: due to the greater advance in the number of students enrolled in the educational institutions analyzed, it was possible to verify that the campuses did receive investments to accommodate the expected demand. However, it is observed that for the time of implementing programs, creating courses and building a campus, the resources have already been supplied. However, over the years and the lack of investment through cuts in education in the country, especially higher education, students, employees, teachers and institutions in general started to suffer from the lack of incentive and improvement in the quality of the work. public education.RESUMEN. Esta tesis presenta un estudio sobre educación superior y tecnológica en las pequeñas ciudades de Areia, Bananeiras y Guarabira - PB, en vista del uso del marco de tiempo que comienza en 2003 y termina en 2015, con el objetivo general de comprender los resultados obtenidos con la implementación de políticas públicas en el Gobierno Federal dirigidas a la educación superior y tecnológica en las ciudades objetivo de esta investigación. Consideramos los siguientes objetivos específicos para delinear de manera esclarecedora: la descripción del término ciudades pequeñas, de modo que tengamos el significado real y el valor apropiado para las ciudades involucradas en la investigación; luego se hizo un resumen de las reformulaciones que han tenido lugar en los últimos años en la política pública del gobierno federal para la educación superior y tecnológica a nivel nacional y local; y finalmente, explicamos cómo ocurrió el proceso de expansión de la educación superior y tecnológica en las ciudades en estudio durante el período propuesto. Con respecto a los caminos metodológicos utilizados para el desarrollo y la finalización de esta investigación, inicialmente se enviaron cartas a los organismos competentes para obtener respuestas que refutarían la hipótesis que guió la tesis: Debido a las inversiones realizadas por el gobierno federal en educación superior y tecnológica. en las pequeñas ciudades en estudio, fue posible verificar una centralidad existente entre ellas como resultado también de la educación, en vista de que la ciudad de Guarabira mostró prominencia con respecto a un mayor número de estudiantes que se mudan y buscan calificar a través de estudios de pregrado, superior o tecnológico. Aún en relación a la trayectoria metodológica, se aplicaron 60 guiones de entrevista (semiestructurados), distribuidos en 20 por cada ciudad encuestada, y luego de recibir solo algunos datos, estos fueron tabulados y analizados junto con el material recolectado en campo ( guión de entrevista), presentado como una forma de gráficos y acusados con el siguiente propósito: debido al mayor avance en el número de estudiantes matriculados en las instituciones educativas analizadas, se pudo constatar que los campus sí recibieron inversiones para acomodar la demanda esperada. Sin embargo, se observa que para el momento de implementar programas, crear cursos y construir un campus, ya se han suministrado los recursos. Sin embargo, con el paso de los años y la falta de inversión a través de recortes en la educación en el país, especialmente en la educación superior, los estudiantes, empleados, docentes e instituciones en general comenzaron a sufrir por la falta de incentivo y mejoramiento en la calidad del trabajo. educacion publica.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-04-05T11:04:51Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaLuciaDoNascimentoPereira_Tese.pdf: 16950038 bytes, checksum: 00e6d7602817da4ead9f183040d7637d (MD5) AnaLuciaDoNascimentoPereira_Tese_Ficha_SIGAA.pdf: 2133 bytes, checksum: a5b778dfea7f7bda5c83cf0325d2ce8c (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-04-11T20:11:40Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaLuciaDoNascimentoPereira_Tese.pdf: 16950038 bytes, checksum: 00e6d7602817da4ead9f183040d7637d (MD5) AnaLuciaDoNascimentoPereira_Tese_Ficha_SIGAA.pdf: 2133 bytes, checksum: a5b778dfea7f7bda5c83cf0325d2ce8c (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-11T20:11:40Z (GMT). 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