As produções dos gêneros discursivos/textuais bilhete, carta pessoal e carta aberta: um percurso escritor na eja em aulas remotas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria do Socorro de Araujo Sousa e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26244
Resumo: Trazendo à baila a Educação de Jovens e Adultos, esclarecemos que, desde 1990, muitas pesquisas relacionadas ao ensino da língua têm evoluído com relação à concepção enunciativodiscursiva da linguagem e vêm promovendo práticas de leitura e de escrita na sala de aula, para maior desempenho dos alunos na produção textual e na análise linguística. Constata-se que muitos professores trabalham os gêneros discursivos/textuais, inclusive em turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA, que é uma modalidade de ensino voltada para aqueles que não conseguiram frequentar o curso regular, ou que, por diversas circunstâncias, tiveram que deixar a escola e que passados alguns anos voltaram à sala de aula para ter acesso à educação. O presente estudo teve por objetivo a produção do Bilhete, da Carta Pessoal e da Carta Aberta, que são gêneros discursivo/textuais correntes, que partem do mais simples, para um mediano, até chegar a uma escrita mais formal, e são instrumentos que têm função social. Este estudo voltou-se para uma turma do 8º ano EJA, do II Segmento, nas aulas de Língua Portuguesa, em uma escola do município de Rio Tinto/PB. Para tanto, utilizamos a proposta de sequência didática preconizada por Dolz; Noverraz; Schneuwly (2011) e empregamos como estratégias, enquanto procedimentos metodológicos, a observação e a sequência didática, instrumentos operacionais que serviram de mediação prática para a realização do estudo qualitativo que realizamos, o qual se guiou em torno da pesquisa-ação. Nosso objeto de estudo junto ao públicoalvo foi a produção dos gêneros discursivos/textuais Bilhete, Carta Pessoal e Carta Aberta, com o propósito de instigar os alunos à escrita. Assim sendo, embasamo-nos nos pressupostos teóricos de Bakhtin (2011) e de Marcuschi (2007 e 2016) acerca dos gêneros. No que diz respeito ao ensino com o uso do aparato midiático, enfocamos as concepções de Moran (2012) e de Soares (2002), dentre outros. Realizamos nossa intervenção no decorrer de 10 (dez) aulas remotas, tendo em vista a pandemia da COVID-19 pela qual estamos passando, que nos tirou a possibilidade de realizarmos aulas presenciais. Sendo assim, trabalhamos cada gênero, e a partir das escritas iniciais dos alunos, observamos suas dificuldades com relação à grafia, à acentuação, à concordância e à argumentação. Depois disso, elaboramos as aulas para a aplicação das sequências didáticas, que culminaram com as escritas finais, as quais apontaram para o aprendizado da escrita dos gêneros trabalhados e do conhecimento de suas funções na sociedade, a partir das sequências de intervenção ofertadas. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que ampliaram a capacidade escritora dos alunos participantes do estudo, em relação à modalidade de ensino ministrado.
id UFPB-2_73c1efba3cbdb4e703f2deed3bfaade8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/26244
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-02-08T16:59:09Z2021-06-302023-02-08T16:59:09Z2021-04-26https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26244Trazendo à baila a Educação de Jovens e Adultos, esclarecemos que, desde 1990, muitas pesquisas relacionadas ao ensino da língua têm evoluído com relação à concepção enunciativodiscursiva da linguagem e vêm promovendo práticas de leitura e de escrita na sala de aula, para maior desempenho dos alunos na produção textual e na análise linguística. Constata-se que muitos professores trabalham os gêneros discursivos/textuais, inclusive em turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA, que é uma modalidade de ensino voltada para aqueles que não conseguiram frequentar o curso regular, ou que, por diversas circunstâncias, tiveram que deixar a escola e que passados alguns anos voltaram à sala de aula para ter acesso à educação. O presente estudo teve por objetivo a produção do Bilhete, da Carta Pessoal e da Carta Aberta, que são gêneros discursivo/textuais correntes, que partem do mais simples, para um mediano, até chegar a uma escrita mais formal, e são instrumentos que têm função social. Este estudo voltou-se para uma turma do 8º ano EJA, do II Segmento, nas aulas de Língua Portuguesa, em uma escola do município de Rio Tinto/PB. Para tanto, utilizamos a proposta de sequência didática preconizada por Dolz; Noverraz; Schneuwly (2011) e empregamos como estratégias, enquanto procedimentos metodológicos, a observação e a sequência didática, instrumentos operacionais que serviram de mediação prática para a realização do estudo qualitativo que realizamos, o qual se guiou em torno da pesquisa-ação. Nosso objeto de estudo junto ao públicoalvo foi a produção dos gêneros discursivos/textuais Bilhete, Carta Pessoal e Carta Aberta, com o propósito de instigar os alunos à escrita. Assim sendo, embasamo-nos nos pressupostos teóricos de Bakhtin (2011) e de Marcuschi (2007 e 2016) acerca dos gêneros. No que diz respeito ao ensino com o uso do aparato midiático, enfocamos as concepções de Moran (2012) e de Soares (2002), dentre outros. Realizamos nossa intervenção no decorrer de 10 (dez) aulas remotas, tendo em vista a pandemia da COVID-19 pela qual estamos passando, que nos tirou a possibilidade de realizarmos aulas presenciais. Sendo assim, trabalhamos cada gênero, e a partir das escritas iniciais dos alunos, observamos suas dificuldades com relação à grafia, à acentuação, à concordância e à argumentação. Depois disso, elaboramos as aulas para a aplicação das sequências didáticas, que culminaram com as escritas finais, as quais apontaram para o aprendizado da escrita dos gêneros trabalhados e do conhecimento de suas funções na sociedade, a partir das sequências de intervenção ofertadas. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que ampliaram a capacidade escritora dos alunos participantes do estudo, em relação à modalidade de ensino ministrado.Bringing up Youth and Adult Education, we clarify that, since 1990, many researches related to language teaching have evolved in relation to the enunciative-discursive conception of language and have been promoting reading and writing practices in the classroom, for greater performance students in textual production and in linguistic analysis. It appears that many teachers work in the discursive / textual genres, including in Youth and Adult Education classes – YAE (EJA), which is a teaching modality aimed at those who were unable to attend the regular course, or who, for various circumstances, had to leaving school and that after a few years returned to the classroom to have access to education. The present study aimed to produce the Ticket, the Personal Letter and the Open Letter, which are current discursive / textual genres, starting from the simplest, to an average, until reaching a more formal writing, and are instruments that have a social function. This study turned at a class of 8th grade YAE (EJA), from the second segment, in Portuguese language classes, at a school in the municipality of Rio Tinto / PB. For that, we used the didactic sequence proposal recommended by Dolz; Noverraz; Schneuwly (2011) and we used as strategies, as methodological procedures, the observation and the didactic sequence, operational instruments that served as practical mediation for the realization of the qualitative study that we carried out, which was guided around the action research. Our object of study with the target audience was the production of discursive / textual genres Ticket, Personal Letter and Open Letter, with the purpose of instigating students to writing. Therefore, we are based on the theoretical assumptions of Bakhtin (2011) and Marcuschi (2007 and 2016). With regard to teaching using the media apparatus, we focus on the concepts of Moran (2012) and Soares (2002), among others. We carried out our intervention in the course of 10 (ten) remote classes, in view of the COVID-19 pandemic we are going through, which took away the possibility of conducting face-to-face classes. Therefore, we work with each genre, and from the students' initial writings, we observe their difficulties in relation to the spelling, accentuation, verbal agreement and argumentation. After that, we elaborated the classes for the application of the didactic sequences, which culminated in the final writings, which pointed to the learning of the writing of the genres worked and the knowledge of their functions in society, from the intervention sequences offered. The results were satisfactory, since they increased the written capacity of the students participating in the study, in relation to the type of teaching taught.Submitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2023-02-08T16:59:09Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariadoSocorrodeAraújoSousaeSilva_DST (1).pdf: 5793761 bytes, checksum: 881efb7d2bc9c842f93088d7b9678978 (MD5) MariadoSocorrodeAraújoSousaeSilva_Termo.pdf: 119557 bytes, checksum: f9a20d04d4fabc167f07df1e8f7340af (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-08T16:59:09Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariadoSocorrodeAraújoSousaeSilva_DST (1).pdf: 5793761 bytes, checksum: 881efb7d2bc9c842f93088d7b9678978 (MD5) MariadoSocorrodeAraújoSousaeSilva_Termo.pdf: 119557 bytes, checksum: f9a20d04d4fabc167f07df1e8f7340af (MD5) Previous issue date: 2021-04-26porUniversidade Federal da ParaíbaMestrado Profissional em Letras (Profletras)UFPBBrasilLetrasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESEscritaEJABilheteCarta pessoalCarta abertaAs produções dos gêneros discursivos/textuais bilhete, carta pessoal e carta aberta: um percurso escritor na eja em aulas remotasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMaciel, João Wandemberg Gonçalves25132865453http://lattes.cnpq.br/699927400050767945935947404http://lattes.cnpq.br/4407625631753322Silva, Maria do Socorro de Araujo Sousa ereponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTMariadoSocorrodeAraújoSousaeSilva_DST (1).pdf.txtMariadoSocorrodeAraújoSousaeSilva_DST (1).pdf.txtExtracted texttext/plain322469https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26244/5/MariadoSocorrodeAra%c3%bajoSousaeSilva_DST%20%281%29.pdf.txt40771a3426030e0af189442b08b55867MD55MariadoSocorrodeAraújoSousaeSilva_Termo.pdf.txtMariadoSocorrodeAraújoSousaeSilva_Termo.pdf.txtExtracted texttext/plain4278https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26244/6/MariadoSocorrodeAra%c3%bajoSousaeSilva_Termo.pdf.txt0382b058667d33c48a55f1dd8c3ed63eMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26244/4/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26244/3/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD53ORIGINALMariadoSocorrodeAraújoSousaeSilva_DST (1).pdfMariadoSocorrodeAraújoSousaeSilva_DST (1).pdfDissertaçãoapplication/pdf5793761https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26244/1/MariadoSocorrodeAra%c3%bajoSousaeSilva_DST%20%281%29.pdf881efb7d2bc9c842f93088d7b9678978MD51MariadoSocorrodeAraújoSousaeSilva_Termo.pdfMariadoSocorrodeAraújoSousaeSilva_Termo.pdfTermoapplication/pdf119557https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26244/2/MariadoSocorrodeAra%c3%bajoSousaeSilva_Termo.pdff9a20d04d4fabc167f07df1e8f7340afMD52123456789/262442023-02-09 03:04:12.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As produções dos gêneros discursivos/textuais bilhete, carta pessoal e carta aberta: um percurso escritor na eja em aulas remotas
title As produções dos gêneros discursivos/textuais bilhete, carta pessoal e carta aberta: um percurso escritor na eja em aulas remotas
spellingShingle As produções dos gêneros discursivos/textuais bilhete, carta pessoal e carta aberta: um percurso escritor na eja em aulas remotas
Silva, Maria do Socorro de Araujo Sousa e
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Escrita
EJA
Bilhete
Carta pessoal
Carta aberta
title_short As produções dos gêneros discursivos/textuais bilhete, carta pessoal e carta aberta: um percurso escritor na eja em aulas remotas
title_full As produções dos gêneros discursivos/textuais bilhete, carta pessoal e carta aberta: um percurso escritor na eja em aulas remotas
title_fullStr As produções dos gêneros discursivos/textuais bilhete, carta pessoal e carta aberta: um percurso escritor na eja em aulas remotas
title_full_unstemmed As produções dos gêneros discursivos/textuais bilhete, carta pessoal e carta aberta: um percurso escritor na eja em aulas remotas
title_sort As produções dos gêneros discursivos/textuais bilhete, carta pessoal e carta aberta: um percurso escritor na eja em aulas remotas
author Silva, Maria do Socorro de Araujo Sousa e
author_facet Silva, Maria do Socorro de Araujo Sousa e
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maciel, João Wandemberg Gonçalves
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 25132865453
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6999274000507679
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 45935947404
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4407625631753322
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria do Socorro de Araujo Sousa e
contributor_str_mv Maciel, João Wandemberg Gonçalves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Escrita
EJA
Bilhete
Carta pessoal
Carta aberta
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
EJA
Bilhete
Carta pessoal
Carta aberta
description Trazendo à baila a Educação de Jovens e Adultos, esclarecemos que, desde 1990, muitas pesquisas relacionadas ao ensino da língua têm evoluído com relação à concepção enunciativodiscursiva da linguagem e vêm promovendo práticas de leitura e de escrita na sala de aula, para maior desempenho dos alunos na produção textual e na análise linguística. Constata-se que muitos professores trabalham os gêneros discursivos/textuais, inclusive em turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA, que é uma modalidade de ensino voltada para aqueles que não conseguiram frequentar o curso regular, ou que, por diversas circunstâncias, tiveram que deixar a escola e que passados alguns anos voltaram à sala de aula para ter acesso à educação. O presente estudo teve por objetivo a produção do Bilhete, da Carta Pessoal e da Carta Aberta, que são gêneros discursivo/textuais correntes, que partem do mais simples, para um mediano, até chegar a uma escrita mais formal, e são instrumentos que têm função social. Este estudo voltou-se para uma turma do 8º ano EJA, do II Segmento, nas aulas de Língua Portuguesa, em uma escola do município de Rio Tinto/PB. Para tanto, utilizamos a proposta de sequência didática preconizada por Dolz; Noverraz; Schneuwly (2011) e empregamos como estratégias, enquanto procedimentos metodológicos, a observação e a sequência didática, instrumentos operacionais que serviram de mediação prática para a realização do estudo qualitativo que realizamos, o qual se guiou em torno da pesquisa-ação. Nosso objeto de estudo junto ao públicoalvo foi a produção dos gêneros discursivos/textuais Bilhete, Carta Pessoal e Carta Aberta, com o propósito de instigar os alunos à escrita. Assim sendo, embasamo-nos nos pressupostos teóricos de Bakhtin (2011) e de Marcuschi (2007 e 2016) acerca dos gêneros. No que diz respeito ao ensino com o uso do aparato midiático, enfocamos as concepções de Moran (2012) e de Soares (2002), dentre outros. Realizamos nossa intervenção no decorrer de 10 (dez) aulas remotas, tendo em vista a pandemia da COVID-19 pela qual estamos passando, que nos tirou a possibilidade de realizarmos aulas presenciais. Sendo assim, trabalhamos cada gênero, e a partir das escritas iniciais dos alunos, observamos suas dificuldades com relação à grafia, à acentuação, à concordância e à argumentação. Depois disso, elaboramos as aulas para a aplicação das sequências didáticas, que culminaram com as escritas finais, as quais apontaram para o aprendizado da escrita dos gêneros trabalhados e do conhecimento de suas funções na sociedade, a partir das sequências de intervenção ofertadas. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que ampliaram a capacidade escritora dos alunos participantes do estudo, em relação à modalidade de ensino ministrado.
publishDate 2021
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-30
2023-02-08T16:59:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-08T16:59:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26244
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26244/5/MariadoSocorrodeAra%c3%bajoSousaeSilva_DST%20%281%29.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26244/6/MariadoSocorrodeAra%c3%bajoSousaeSilva_Termo.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26244/4/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26244/3/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26244/1/MariadoSocorrodeAra%c3%bajoSousaeSilva_DST%20%281%29.pdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26244/2/MariadoSocorrodeAra%c3%bajoSousaeSilva_Termo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 40771a3426030e0af189442b08b55867
0382b058667d33c48a55f1dd8c3ed63e
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
881efb7d2bc9c842f93088d7b9678978
f9a20d04d4fabc167f07df1e8f7340af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562282847371264