Tipologia documental: análise a partir do acervo arquivístico da Escola Municipal Marechal Costa e Silva da cidade de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26526 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as tipologias documentais dos assentamentos individuais dos alunos da Escola Marechal Costa e Silva (EMMCS), localizada na rua Luiz Regueira, s/n no bairro de Prazeres da cidade de Jaboatão dos Guararapes no Estado de Pernambuco, utilizando-se de técnicas arquivísticas para compreender os tipos de documentos existentes. Por estar inserida no quadro efetivo da rede Municipal de Educação desta cidade e consequentemente trabalhando na EMMCS, despertou o interesse de colaborar com o trabalho da secretaria, verificando as dificuldades que se tinha em localizar os documentos quando solicitados. Para tanto, o conhecimento na área de arquivologia foi fundamental para pesquisar e entender a finalidade das tipologias documentais dos registros dos alunos. Deste interesse surgiu a ideia e curiosidade de compreender a estrutura e função destas tipologias documentais para a escola e para a sociedade. Está é uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa que trata da análise das tipologias documentais do assentamento dos alunos da EMMCS, escola de ensino fundamental 1(um). Como resultados foi possível verificar o quanto os documentos das escolas de ensino fundamental são essenciais para a construção da trajetória escolar do indivíduo, para a memória da escola e da comunidade do entorno. Outro aspecto relevante se destaca pela diversidade de “nomes” que os documentos recebem o que preconiza a necessidade de padronização. Analisar os documentos de acordo com sua tipologia não é tarefa fácil e compreender a importância da sua historicidade para preservação da memória requer um olhar mais refinado que considere as técnicas arquivísticas como ferramenta essencial para tratar adequadamente esses suportes. |
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Deste interesse surgiu a ideia e curiosidade de compreender a estrutura e função destas tipologias documentais para a escola e para a sociedade. Está é uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa que trata da análise das tipologias documentais do assentamento dos alunos da EMMCS, escola de ensino fundamental 1(um). Como resultados foi possível verificar o quanto os documentos das escolas de ensino fundamental são essenciais para a construção da trajetória escolar do indivíduo, para a memória da escola e da comunidade do entorno. Outro aspecto relevante se destaca pela diversidade de “nomes” que os documentos recebem o que preconiza a necessidade de padronização. Analisar os documentos de acordo com sua tipologia não é tarefa fácil e compreender a importância da sua historicidade para preservação da memória requer um olhar mais refinado que considere as técnicas arquivísticas como ferramenta essencial para tratar adequadamente esses suportes.This work aims to analyze the documentary typologies of the individual settlements of the students of the Marechal Costa e Silva School (EMMCS), located at Rua Luiz Regueira, s / n in the Prazeres neighborhood of the city of Jaboatão dos Guararapes in the State of Pernambuco, using archival techniques to understand the types of the available documents. Being part of the effective staff of the Municipal Education Network of this city and working at the EMMCS aroused the interest of collaborating with the work of the secretariat, verifying the difficulties in locating the documents when requested. For this, the knowledge in the area of archivology was fundamental to research and to understand the purpose of the documentary typologies of the students' records. From this interest came the idea and curiosity to understand the structure and function of these documentary typologies for the school and society. This is a descriptive research with a qualitative approach that deals with the analysis of the documentary typologies of the student settlement of the EMMCS, elementary school 1 (one). As results it was possible to verify how much the documents of the elementary schools are essential for the construction of the individual's school trajectory, for the memory of the school and the surrounding community. Another relevant aspect is highlighted by the diversity of "names" that documents receive, which advocates the need for standardization. Analyzing documents according to their typology is not an easy task and understanding the importance of their historicity for memory preservation requires a more refined look that considers archival techniques as an essential tool to adequately handle these supports.Submitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2023-03-22T18:29:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MLRM22032023.pdf: 2713565 bytes, checksum: 90c8e8eef5f16d658190dcc03a9b1061 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-22T18:29:02Z (GMT). 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