AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O SERVIÇO SOCIAL: uma análise do trabalho de assistentes sociais na Política da Saúde na pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DA SILVA, MARIA BETÂNIA GOMES
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28147
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) resulta da análise do trabalho de assistentes sociais, que atuaram no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), referência em média e alta complexidade na saúde, do Estado da Paraíba, no período da pandemia do novo coronavírus. A escolha por esse período se deu porque o objetivo primário da pesquisa foi: analisar o processo de incorporação e apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no trabalho de assistentes sociais que atuaram na política de Saúde, num hospital escola na pandemia, no período entre 2020 e 2021. Para tanto, percorreu-se os seguintes objetivos secundários: traçar o perfil profissional de assistentes sociais que atuaram no contexto da covid-19 no HULW; analisar os principais conceitos acerca das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); apontar a relação estabelecida entre o Serviço Social e o uso das TICs no trabalho profissional; analisar quais as ações interdisciplinares realizadas com as TICs; analisar as implicações relacionadas às condições técnicas e éticas de trabalho de assistentes sociais no uso das TICs; apontar perspectivas, possibilidades e desafios do uso das TIC para o trabalho profissional; Identificar transmissões de conteúdo nos meios digitais referentes ao trabalho profissional e uso da tecnologia. A presente pesquisa se justifica como uma possível colaboração para analisar as principais tendências no contexto pandêmico de aprofundamento da racionalidade instrumental no âmbito do trabalho profissional, visto que essa “nova” modalidade de intervenção, mediada pelas TICs, pode ter sido ampliada na pandemia, emergindo dilemas éticos e técnicos bem como inquietações e reflexões sobre o acesso às políticas sociais, demandando a necessidade de aprofundamento do debate no âmbito da categoria profissional. A pesquisa caracteriza-se como pesquisa de campo e exploratória, do tipo qualitativa e quantitativa. A coleta de dados teve como fonte primária o roteiro de entrevista semiestruturado e como fonte secundária recorreu-se aos livros, artigos e teses de autores que são referência para o Serviço Social e áreas afins no campo das ciências humanas. Na análise dos dados foi aplicado a técnica de análise de conteúdo, seguindo os critérios de organização de análise apontados por Bardin (2016): a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados - a inferência e a interpretação. Para a fase de sistematização de dados foi utilizado o aplicativo de planilha Excel para a construção do banco de dados, realização de estatísticas e confecção de gráficos. Os resultados do estudo apontaram para alterações e reestruturações da rotina institucional; alterações no modo de gerir a unidade hospitalar; mudanças de fluxos na instituição; mudanças na rotina dos profissionais; adoção de estratégias de atendimento aos usuários, familiares e entre a equipe de trabalho; restrições de visitas e de acompanhamento; demandas e requisições condizentes e não condizentes com as atribuições profissionais dos assistentes sociais; intensificação do uso das TICs no trabalho profissional; insuficiência e precariedade de recursos tecnológicos no trabalho profissional, o que impõe a constatação de que as inovações tecnológicas repercutem nos espaços de trabalho e na vida em sociedade. Assim, a incorporação tecnológica sem uma reflexão crítica do seu uso pode acarretar um aprofundamento da lógica produtivista e gerencialista nos espaços de trabalho pelos profissionais, e quando essa incorporação tecnológica é combinada pela criticidade, como um recurso importante na processualidade do trabalho, é possível afirmar que temos uma apropriação tecnológica desses recursos numa perspectiva crítica, portanto, poderá possibilitar avanços no que se refere a sociabilidade de informações, ao contato interprofissional para a viabilidade de direitos dos usuários, etc.
id UFPB-2_7a8066176ea432d6f5710fd1b7985971
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/28147
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-08-30T14:10:11Z2023-08-30T14:10:11Z2023-06-16https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28147O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) resulta da análise do trabalho de assistentes sociais, que atuaram no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), referência em média e alta complexidade na saúde, do Estado da Paraíba, no período da pandemia do novo coronavírus. A escolha por esse período se deu porque o objetivo primário da pesquisa foi: analisar o processo de incorporação e apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no trabalho de assistentes sociais que atuaram na política de Saúde, num hospital escola na pandemia, no período entre 2020 e 2021. Para tanto, percorreu-se os seguintes objetivos secundários: traçar o perfil profissional de assistentes sociais que atuaram no contexto da covid-19 no HULW; analisar os principais conceitos acerca das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); apontar a relação estabelecida entre o Serviço Social e o uso das TICs no trabalho profissional; analisar quais as ações interdisciplinares realizadas com as TICs; analisar as implicações relacionadas às condições técnicas e éticas de trabalho de assistentes sociais no uso das TICs; apontar perspectivas, possibilidades e desafios do uso das TIC para o trabalho profissional; Identificar transmissões de conteúdo nos meios digitais referentes ao trabalho profissional e uso da tecnologia. A presente pesquisa se justifica como uma possível colaboração para analisar as principais tendências no contexto pandêmico de aprofundamento da racionalidade instrumental no âmbito do trabalho profissional, visto que essa “nova” modalidade de intervenção, mediada pelas TICs, pode ter sido ampliada na pandemia, emergindo dilemas éticos e técnicos bem como inquietações e reflexões sobre o acesso às políticas sociais, demandando a necessidade de aprofundamento do debate no âmbito da categoria profissional. A pesquisa caracteriza-se como pesquisa de campo e exploratória, do tipo qualitativa e quantitativa. A coleta de dados teve como fonte primária o roteiro de entrevista semiestruturado e como fonte secundária recorreu-se aos livros, artigos e teses de autores que são referência para o Serviço Social e áreas afins no campo das ciências humanas. Na análise dos dados foi aplicado a técnica de análise de conteúdo, seguindo os critérios de organização de análise apontados por Bardin (2016): a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados - a inferência e a interpretação. Para a fase de sistematização de dados foi utilizado o aplicativo de planilha Excel para a construção do banco de dados, realização de estatísticas e confecção de gráficos. Os resultados do estudo apontaram para alterações e reestruturações da rotina institucional; alterações no modo de gerir a unidade hospitalar; mudanças de fluxos na instituição; mudanças na rotina dos profissionais; adoção de estratégias de atendimento aos usuários, familiares e entre a equipe de trabalho; restrições de visitas e de acompanhamento; demandas e requisições condizentes e não condizentes com as atribuições profissionais dos assistentes sociais; intensificação do uso das TICs no trabalho profissional; insuficiência e precariedade de recursos tecnológicos no trabalho profissional, o que impõe a constatação de que as inovações tecnológicas repercutem nos espaços de trabalho e na vida em sociedade. Assim, a incorporação tecnológica sem uma reflexão crítica do seu uso pode acarretar um aprofundamento da lógica produtivista e gerencialista nos espaços de trabalho pelos profissionais, e quando essa incorporação tecnológica é combinada pela criticidade, como um recurso importante na processualidade do trabalho, é possível afirmar que temos uma apropriação tecnológica desses recursos numa perspectiva crítica, portanto, poderá possibilitar avanços no que se refere a sociabilidade de informações, ao contato interprofissional para a viabilidade de direitos dos usuários, etc.This Course Completion Work (TCC) results from the analysis of the work of social workers, who worked at the University Hospital Lauro Wanderley (HULW), a reference in medium and high complexity in health, in the State of Paraíba, during the period of the new coronavirus pandemic. coronavirus. This period was chosen because the primary objective of the research was: to analyze the process of incorporation and appropriation of Information and Communication Technologies (ICT) in the work of social workers who worked in Health policy, in a teaching hospital in the pandemic, in the period between 2020 and 2021. To this end, the following secondary objectives were covered: to outline the professional profile of social workers who worked in the context of covid-19 at HULW; analyze the main concepts about Information and Communication Technologies (ICT); point out the relationship established between Social Work and the use of ICT in professional work; analyze which interdisciplinary actions are carried out with ICT; to analyze the implications related to the technical and ethical working conditions of social workers in the use of ICT; point out perspectives, possibilities and challenges in the use of ICT for professional work; Identify content transmissions in digital media related to professional work and use of technology. This research is justified as a possible collaboration to analyze the main trends in the pandemic context of deepening instrumental rationality in the scope of professional work, since this “new” modality of intervention mediated by ICT may have been expanded during the pandemic, resulting in dilemmas ethical and technical as well as concerns and reflections on access to social policies, demanding the need to deepen the debate within the scope of the professional category. The research is characterized as research, field and exploratory, qualitative and quantitative. Data collection had the interview script as a primary source and books, articles and theses by authors who are references for Social Work and related areas in the field of human sciences were used as a secondary source. In the data analysis, the content analysis technique was applied, following the analysis organization criteria pointed out by Bardin (2016): pre-analysis, material exploration and treatment of results - inference and interpretation. For the data systematization phase, the Excel spreadsheet application was used to build the database, carry out statistics and make graphs. The results of the study pointed to changes and restructuring of the institutional routine; changes in the way of managing the hospital unit; changes in flows in the institution; changes in the professionals' routine; adoption of care strategies for users, family members and the work team; restrictions on visits and monitoring; demands and requisitions consistent and not consistent with the professional attributions of social workers; intensification of the use of ICT in professional work; insufficiency and precariousness of technological resources in professional work, which imposes the observation that technological innovations have repercussions in work spaces and life in society. Thus, the incorporation of technology without a critical reflection of its use can lead to a deepening of the productivist and managerial logic in the workspaces by the interviewed professionals, and when this technological incorporation is combined by criticality, as an important resource in the work process, it is possible to state that we have a technological appropriation of these resources in a critical perspective, therefore, it may enable advances in terms of sociability of information, interprofessional contact for the viability of users rights, etc.Submitted by Renata Falcão (renatactrad@cchla.ufpb.br) on 2023-08-30T14:10:11Z No. of bitstreams: 1 MARIA BETÂNIA GOMES DA SILVA.pdf: 1081291 bytes, checksum: fc2434ab6b57432774810f44d9f7d090 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-30T14:10:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA BETÂNIA GOMES DA SILVA.pdf: 1081291 bytes, checksum: fc2434ab6b57432774810f44d9f7d090 (MD5) Previous issue date: 2023-06-16porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilServiço SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASServiço Social. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Pandemia. Trabalho. Política de Saúde.Social Service. Information and Communication Technology (TIC). Pandemic. Work. Politics of Healthy.AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O SERVIÇO SOCIAL: uma análise do trabalho de assistentes sociais na Política da Saúde na pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPereira, Danielle Viana LugoDA SILVA, MARIA BETÂNIA GOMESinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTMARIA BETÂNIA GOMES DA SILVA.pdf.txtMARIA BETÂNIA GOMES DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain199100https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28147/3/MARIA%20BET%c3%82NIA%20GOMES%20DA%20SILVA.pdf.txt0345d7ac3a6599850488d75a695fa0a7MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28147/2/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD52ORIGINALMARIA BETÂNIA GOMES DA SILVA.pdfMARIA BETÂNIA GOMES DA SILVA.pdfapplication/pdf1081291https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28147/1/MARIA%20BET%c3%82NIA%20GOMES%20DA%20SILVA.pdffc2434ab6b57432774810f44d9f7d090MD51123456789/281472023-08-31 03:17:18.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O SERVIÇO SOCIAL: uma análise do trabalho de assistentes sociais na Política da Saúde na pandemia
title AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O SERVIÇO SOCIAL: uma análise do trabalho de assistentes sociais na Política da Saúde na pandemia
spellingShingle AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O SERVIÇO SOCIAL: uma análise do trabalho de assistentes sociais na Política da Saúde na pandemia
DA SILVA, MARIA BETÂNIA GOMES
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Serviço Social. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Pandemia. Trabalho. Política de Saúde.
Social Service. Information and Communication Technology (TIC). Pandemic. Work. Politics of Healthy.
title_short AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O SERVIÇO SOCIAL: uma análise do trabalho de assistentes sociais na Política da Saúde na pandemia
title_full AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O SERVIÇO SOCIAL: uma análise do trabalho de assistentes sociais na Política da Saúde na pandemia
title_fullStr AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O SERVIÇO SOCIAL: uma análise do trabalho de assistentes sociais na Política da Saúde na pandemia
title_full_unstemmed AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O SERVIÇO SOCIAL: uma análise do trabalho de assistentes sociais na Política da Saúde na pandemia
title_sort AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O SERVIÇO SOCIAL: uma análise do trabalho de assistentes sociais na Política da Saúde na pandemia
author DA SILVA, MARIA BETÂNIA GOMES
author_facet DA SILVA, MARIA BETÂNIA GOMES
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Danielle Viana Lugo
dc.contributor.author.fl_str_mv DA SILVA, MARIA BETÂNIA GOMES
contributor_str_mv Pereira, Danielle Viana Lugo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Serviço Social. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Pandemia. Trabalho. Política de Saúde.
Social Service. Information and Communication Technology (TIC). Pandemic. Work. Politics of Healthy.
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço Social. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Pandemia. Trabalho. Política de Saúde.
Social Service. Information and Communication Technology (TIC). Pandemic. Work. Politics of Healthy.
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) resulta da análise do trabalho de assistentes sociais, que atuaram no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), referência em média e alta complexidade na saúde, do Estado da Paraíba, no período da pandemia do novo coronavírus. A escolha por esse período se deu porque o objetivo primário da pesquisa foi: analisar o processo de incorporação e apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no trabalho de assistentes sociais que atuaram na política de Saúde, num hospital escola na pandemia, no período entre 2020 e 2021. Para tanto, percorreu-se os seguintes objetivos secundários: traçar o perfil profissional de assistentes sociais que atuaram no contexto da covid-19 no HULW; analisar os principais conceitos acerca das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); apontar a relação estabelecida entre o Serviço Social e o uso das TICs no trabalho profissional; analisar quais as ações interdisciplinares realizadas com as TICs; analisar as implicações relacionadas às condições técnicas e éticas de trabalho de assistentes sociais no uso das TICs; apontar perspectivas, possibilidades e desafios do uso das TIC para o trabalho profissional; Identificar transmissões de conteúdo nos meios digitais referentes ao trabalho profissional e uso da tecnologia. A presente pesquisa se justifica como uma possível colaboração para analisar as principais tendências no contexto pandêmico de aprofundamento da racionalidade instrumental no âmbito do trabalho profissional, visto que essa “nova” modalidade de intervenção, mediada pelas TICs, pode ter sido ampliada na pandemia, emergindo dilemas éticos e técnicos bem como inquietações e reflexões sobre o acesso às políticas sociais, demandando a necessidade de aprofundamento do debate no âmbito da categoria profissional. A pesquisa caracteriza-se como pesquisa de campo e exploratória, do tipo qualitativa e quantitativa. A coleta de dados teve como fonte primária o roteiro de entrevista semiestruturado e como fonte secundária recorreu-se aos livros, artigos e teses de autores que são referência para o Serviço Social e áreas afins no campo das ciências humanas. Na análise dos dados foi aplicado a técnica de análise de conteúdo, seguindo os critérios de organização de análise apontados por Bardin (2016): a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados - a inferência e a interpretação. Para a fase de sistematização de dados foi utilizado o aplicativo de planilha Excel para a construção do banco de dados, realização de estatísticas e confecção de gráficos. Os resultados do estudo apontaram para alterações e reestruturações da rotina institucional; alterações no modo de gerir a unidade hospitalar; mudanças de fluxos na instituição; mudanças na rotina dos profissionais; adoção de estratégias de atendimento aos usuários, familiares e entre a equipe de trabalho; restrições de visitas e de acompanhamento; demandas e requisições condizentes e não condizentes com as atribuições profissionais dos assistentes sociais; intensificação do uso das TICs no trabalho profissional; insuficiência e precariedade de recursos tecnológicos no trabalho profissional, o que impõe a constatação de que as inovações tecnológicas repercutem nos espaços de trabalho e na vida em sociedade. Assim, a incorporação tecnológica sem uma reflexão crítica do seu uso pode acarretar um aprofundamento da lógica produtivista e gerencialista nos espaços de trabalho pelos profissionais, e quando essa incorporação tecnológica é combinada pela criticidade, como um recurso importante na processualidade do trabalho, é possível afirmar que temos uma apropriação tecnológica desses recursos numa perspectiva crítica, portanto, poderá possibilitar avanços no que se refere a sociabilidade de informações, ao contato interprofissional para a viabilidade de direitos dos usuários, etc.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-30T14:10:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-30T14:10:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28147
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28147/3/MARIA%20BET%c3%82NIA%20GOMES%20DA%20SILVA.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28147/2/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28147/1/MARIA%20BET%c3%82NIA%20GOMES%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0345d7ac3a6599850488d75a695fa0a7
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
fc2434ab6b57432774810f44d9f7d090
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562305250197504