Sociabilidades violentas e fé: do tráfico de drogas ao mundo religioso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Janaina Correia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26332
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a relação de um grupo de jovens denominado aqui por Bonde B, ligado a uma facção criminosa no estado da Paraíba com a religiosidade. Bem como as novas configurações que surgem a partir dessa relação. Dessa forma, procura-se observar o influxo do grupo dentro da comunidade, na qual ele atua no tráfico de drogas. Pretendo, a partir da experiência etnográfica, construir uma narrativa que, respeitando certos limites, procura compreender como os processos que constroem a ética dos jovens traficantes, são perpassados por valores religiosos, tornando-se marcadores que influenciam nas interações sociais. À luz dos autores que se debruçam na pesquisa sobre Sociologia do Crime e Sociologia da Religião, procuro observar as trajetórias de vida dos atores em questão, expondo em um primeiro momento a dinâmica do grupo e o fortalecimento de laços com o mundo religioso através da aproximação com uma igreja evangélica. Nesse entrelaçamento entre crime e religiosidade, surgem novas formas de si, e construção de laços afetivos. Na segunda parte trarei as narrativas de três mulheres, e a forma pela qual estas se percebem enquanto mães de jovens inseridos no tráfico, bem como é construída a relação entre mãe e filho nesse contexto violento. Através da religiosidade, elas serão movidas a partir de uma ética cristã que implica participação assídua nas reuniões. No terceiro momento o ritual do luto vivenciado por filhos e mães nos velórios é carregado de significados, deste modo, o espaço do pranteamento possibilita compreender como é percebida a morte podendo esta, tornar-se um dispositivo para que ações e sentidos norteiem os sujeitos nesse momento de luto.
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À luz dos autores que se debruçam na pesquisa sobre Sociologia do Crime e Sociologia da Religião, procuro observar as trajetórias de vida dos atores em questão, expondo em um primeiro momento a dinâmica do grupo e o fortalecimento de laços com o mundo religioso através da aproximação com uma igreja evangélica. Nesse entrelaçamento entre crime e religiosidade, surgem novas formas de si, e construção de laços afetivos. Na segunda parte trarei as narrativas de três mulheres, e a forma pela qual estas se percebem enquanto mães de jovens inseridos no tráfico, bem como é construída a relação entre mãe e filho nesse contexto violento. Através da religiosidade, elas serão movidas a partir de uma ética cristã que implica participação assídua nas reuniões. No terceiro momento o ritual do luto vivenciado por filhos e mães nos velórios é carregado de significados, deste modo, o espaço do pranteamento possibilita compreender como é percebida a morte podendo esta, tornar-se um dispositivo para que ações e sentidos norteiem os sujeitos nesse momento de luto.This work aims to analyze the relationship of a group of young people named here by Tram B, linked to a criminal faction in the state of Paraíba with religiosity. As well as the new settings that arise from that relationship. Thus, it seeks to observe the influx of the group within the community, in which it operates in drug trafficking. I intend, from the ethnographic experience, to build a narrative that, respecting certain limits, seeks to understand how the processes that build the ethics of young traffickers are permeated by religious values, become markers that influence social interactions. In the light of the authors who focus on the research on Sociology of Crime and Sociology of Religion, I try to observe the life trajectories of the actors in question, exposing at first the dynamics of the group and the strengthening of ties with the religious world through the approximation with an evangelical church. In this intertwining between crime and religiosity, new forms of itself arise, and the construction of affective bonds. In the second part I will bring the narratives of three women, and the way in which they perceive themselves as mothers of young people inserted in trafficking, as well as the relationship between mother and child in this violent context. Through religiosity, they will be moved from a Christian ethic that implies assiduous participation in meetings. In the third moment, the ritual of mourning experienced by children and mothers at wakes is loaded with meanings, thus, the space of the mourner makes it possible to understand how death is perceived, and it can become a device for actions and senses to guide the subjects at this moment of mourning.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-15T10:23:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JanainaCorreiaLucas_Dissert.pdf: 909018 bytes, checksum: 2b2b5faf3fabeb617e5f12d839e63141 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-23T16:48:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JanainaCorreiaLucas_Dissert.pdf: 909018 bytes, checksum: 2b2b5faf3fabeb617e5f12d839e63141 (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-23T16:48:32Z (GMT). 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