O Programa Bolsa Família (PBF) e as condicionalidades na educação: do surgimento aos tempos da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Celyane Souza dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27511
Resumo: A Dissertação em tela, intitulada “O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E AS CONDICIONALIDADES NA EDUCAÇÃO: do surgimento aos tempos da COVID-19”, busca compreender e analisar criticamente o papel desenvolvido pelo PBF, a partir das condicionalidades na educação, desde sua criação, em 2003, até a fase aguda da Pandemia da COVID-19. Como consequência do processo de expansão do PBF, a transferência monetária às famílias pobres e extremamente pobres brasileiras se elevou continuamente, no período de mais de uma década. Entre as famílias beneficiárias, a transferência recebida se revelou relevante, especialmente, em decorrência dos critérios de contrapartidas, vistos por uma parcela da sociedade civil e do meio acadêmico como mérito do programa, enquanto que, ocorreram críticas negativas ao mesmo. Apesar das controvérsias, a tendência foi a sua consolidação crescente ao longo do tempo, a considerar a frequência escolar como instrumento de inserção social e mecanismo de cidadania. Vale ressaltar que a educação brasileira, na conjuntura da pandemia, necessitou de adequações em seu modelo de ensino ao direcionar-se ao sistema remoto que, por sua vez, não foi suficiente para oferecer um ensino que promovesse um aprendizado com cobertura escolar igualitária entre os segmentos sociais. A partir disso, a discussão em torno das condicionalidades na educação tornou-se cada vez mais urgente diante das adversidades postas. Assim, para alcançar os objetivos propostos, a referida Dissertação se fundamentou no Método Materialista Histórico-Dialético, utilizando a pesquisa bibliográfica e documental, por meio de dados do Repositório do Conhecimento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (RC-IPEA), do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD-Contínua), do Ministério da Educação, do Ministério da Saúde e da Organização das Nações Unidas (ONU). Ademais, integrou ao processo o acesso a autores renomados que abordam a temática, bem como o uso de teses, dissertações, artigos científicos, dentre outros. Como resultado da pesquisa, sinaliza-se que o monitoramento da frequência escolar foi incipiente, em virtude da ausência de estratégias no âmbito federativo; ou seja, da construção de táticas eficazes e eficientes em âmbito da União, dos estados e municípios. Essas consequências remetem ao não monitoramento pelo absentismo por meio do Ministério da Educação.
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spelling 2023-07-18T11:05:09Z2022-12-292023-07-18T11:05:09Z2022-08-31https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27511A Dissertação em tela, intitulada “O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E AS CONDICIONALIDADES NA EDUCAÇÃO: do surgimento aos tempos da COVID-19”, busca compreender e analisar criticamente o papel desenvolvido pelo PBF, a partir das condicionalidades na educação, desde sua criação, em 2003, até a fase aguda da Pandemia da COVID-19. Como consequência do processo de expansão do PBF, a transferência monetária às famílias pobres e extremamente pobres brasileiras se elevou continuamente, no período de mais de uma década. Entre as famílias beneficiárias, a transferência recebida se revelou relevante, especialmente, em decorrência dos critérios de contrapartidas, vistos por uma parcela da sociedade civil e do meio acadêmico como mérito do programa, enquanto que, ocorreram críticas negativas ao mesmo. Apesar das controvérsias, a tendência foi a sua consolidação crescente ao longo do tempo, a considerar a frequência escolar como instrumento de inserção social e mecanismo de cidadania. Vale ressaltar que a educação brasileira, na conjuntura da pandemia, necessitou de adequações em seu modelo de ensino ao direcionar-se ao sistema remoto que, por sua vez, não foi suficiente para oferecer um ensino que promovesse um aprendizado com cobertura escolar igualitária entre os segmentos sociais. A partir disso, a discussão em torno das condicionalidades na educação tornou-se cada vez mais urgente diante das adversidades postas. Assim, para alcançar os objetivos propostos, a referida Dissertação se fundamentou no Método Materialista Histórico-Dialético, utilizando a pesquisa bibliográfica e documental, por meio de dados do Repositório do Conhecimento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (RC-IPEA), do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD-Contínua), do Ministério da Educação, do Ministério da Saúde e da Organização das Nações Unidas (ONU). Ademais, integrou ao processo o acesso a autores renomados que abordam a temática, bem como o uso de teses, dissertações, artigos científicos, dentre outros. Como resultado da pesquisa, sinaliza-se que o monitoramento da frequência escolar foi incipiente, em virtude da ausência de estratégias no âmbito federativo; ou seja, da construção de táticas eficazes e eficientes em âmbito da União, dos estados e municípios. Essas consequências remetem ao não monitoramento pelo absentismo por meio do Ministério da Educação.The Dissertation on screen, entitled “THE BOLSA FAMÍLIA PROGRAM (PBF) AND CONDITIONALITIES IN EDUCATION: from the emergence to the times of COVID-19”, seeks to understand and critically analyze the role played by the PBF, from the conditionalities in education, since its inception. creation, in 2003, until the acute phase of the COVID-19 Pandemic. As a consequence of the PBF expansion process, cash transfers to poor and extremely poor Brazilian families rose continuously over a period of more than a decade. Among the beneficiary families, the transfer received proved to be relevant, especially as a result of the criteria of counterparts, seen by a portion of civil society and the academic environment as a merit of the program, while there were negative criticisms of it. Despite the controversies, the trend was its increasing consolidation over time, to consider school attendance as an instrument of social insertion and citizenship mechanism. It is worth mentioning that Brazilian education, in the context of the pandemic, needed adjustments in its teaching model by targeting the remote system, which, in turn, was not enough to offer a teaching that promoted learning with egalitarian school coverage among the students. social segments. From this, the discussion around conditionalities in education has become increasingly urgent in the face of adversity. Thus, in order to achieve the proposed objectives, this Dissertation was based on the Historical-Dialectical Materialist Method, using bibliographic and documentary research, through data from the Knowledge Repository of the Institute of Applied Economic Research (RC-IPEA), from the Management of the Bolsa Família Program (SIGPBF), the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), the National Household Sample Survey (PNAD-Continuous), the Ministry of Education, the Ministry of Health and the United Nations (UN) ). In addition, access to renowned authors who address the theme was integrated into the process, as well as the use of theses, dissertations, scientific articles, among others. As a result of the research, it is indicated that the monitoring of school attendance was incipient, due to the absence of strategies at the federal level; that is, the construction of effective and efficient tactics within the Union, states and municipalities. These consequences refer to non-monitoring due to absenteeism through the Ministry of Education.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-07-18T11:05:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CelyaneSouzaDosSantos_Dissert.pdf: 58452256 bytes, checksum: 2f1aaf85a541c7d16bdde32a2d54a5a9 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-18T11:05:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CelyaneSouzaDosSantos_Dissert.pdf: 58452256 bytes, checksum: 2f1aaf85a541c7d16bdde32a2d54a5a9 (MD5) Previous issue date: 2022-08-31NenhumaporUniversidade Federal da ParaíbaPrograma de Pós-Graduação em Serviço SocialUFPBBrasilServiço SocialAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALTransferência de rendaPrograma Bolsa FamíliaEducaçãoCovid-19Income transferBolsa Família ProgramEducationO Programa Bolsa Família (PBF) e as condicionalidades na educação: do surgimento aos tempos da Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGomes, Maria de Fátima Leitehttp://lattes.cnpq.br/439435405760554609706854401http://lattes.cnpq.br/8857735748736077Santos, Celyane Souza dosreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTCelyaneSouzaDosSantos_Dissert.pdf.txtCelyaneSouzaDosSantos_Dissert.pdf.txtExtracted texttext/plain403097https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27511/4/CelyaneSouzaDosSantos_Dissert.pdf.txtfe627d5b76db2c67b832c05928f4a362MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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