“ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25869 |
Resumo: | Se olharmos com atenção, veremos que é perceptível o apagamento das personagens negras no cenário literário brasileiro. Historicamente, a literatura canônica se mantém engessada, sendo um território dominado por homens brancos que acabam por embasar a lógica dominante, caucasiana e eurocêntrica, que tematiza o negro sob o ponto de vista da branquitude, muitas vezes, reafirmando preconceitos raciais e estigmas sociais. Nesse contexto, no presente trabalho, proponho analisar os "ecos de vida-liberdade" reverberados na poética de Conceição Evaristo, que definem o pertencimento e autoria do ser feminino negro, revestida de identidade própria. São ecos que reverberam vivências individuais e coletivas de mulheres negras, através de uma linguagem marcante, buscando romper com o lugar imposto de “objeto”, passando a donas de suas próprias histórias. A pesquisa foi analisada a partir de uma abordagem qualitativa e bibliográfica focando na escrita feminina negra brasileira, analisarei os poemas "Vozes-mulheres" e "Meia lágrima", extraídos da obra Poemas da recordação e outros movimentos (2021) de Conceição Evaristo. Para fundamentar a pesquisa utilizamos como referencial teórico: autores/as que abordam a temática da Literatura, Teoria Literária, Literatura Afro-Brasileira, autoria feminina, identidade negra, poesia negra. Tais como: Paulo Freire (1987), Bernd (1992), Antonio Candido ( 1995); Terry Eagleton (2003); Tzvetan Todorov (2003); Proença (2004); Konder (2005); Pound (2006): Evaristo (2005; 2007; 2011; 2021); Duarte (2007); Fonseca (2007); Sousa (2010), Cuti (2010); Sousa (2010); Fanon (2011); Rufatto (2012); Santos (2013); Souza (2015); Ferreira (2021) entre outros/as. |
id |
UFPB-2_8fe0898eefe4e4b39a25e3b9c277ca71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/25869 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-01-20T14:44:08Z2023-01-20T14:44:08Z2022-12https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25869Se olharmos com atenção, veremos que é perceptível o apagamento das personagens negras no cenário literário brasileiro. Historicamente, a literatura canônica se mantém engessada, sendo um território dominado por homens brancos que acabam por embasar a lógica dominante, caucasiana e eurocêntrica, que tematiza o negro sob o ponto de vista da branquitude, muitas vezes, reafirmando preconceitos raciais e estigmas sociais. Nesse contexto, no presente trabalho, proponho analisar os "ecos de vida-liberdade" reverberados na poética de Conceição Evaristo, que definem o pertencimento e autoria do ser feminino negro, revestida de identidade própria. São ecos que reverberam vivências individuais e coletivas de mulheres negras, através de uma linguagem marcante, buscando romper com o lugar imposto de “objeto”, passando a donas de suas próprias histórias. A pesquisa foi analisada a partir de uma abordagem qualitativa e bibliográfica focando na escrita feminina negra brasileira, analisarei os poemas "Vozes-mulheres" e "Meia lágrima", extraídos da obra Poemas da recordação e outros movimentos (2021) de Conceição Evaristo. Para fundamentar a pesquisa utilizamos como referencial teórico: autores/as que abordam a temática da Literatura, Teoria Literária, Literatura Afro-Brasileira, autoria feminina, identidade negra, poesia negra. Tais como: Paulo Freire (1987), Bernd (1992), Antonio Candido ( 1995); Terry Eagleton (2003); Tzvetan Todorov (2003); Proença (2004); Konder (2005); Pound (2006): Evaristo (2005; 2007; 2011; 2021); Duarte (2007); Fonseca (2007); Sousa (2010), Cuti (2010); Sousa (2010); Fanon (2011); Rufatto (2012); Santos (2013); Souza (2015); Ferreira (2021) entre outros/as.If we look carefully, we will see that the erasure of black characters in the Brazilian literary scene is noticeable. Historically, canonical literature remains immobilized, being a territory dominated by white men who end up supporting the dominant, Caucasian and Eurocentric logic, which thematizes blacks from the point of view of whiteness, often reaffirming racial prejudices and social stigmas. In this context, in the present work, I propose to analyze the "echoes of life-freedom" reverberated in Conceição Evaristo's poetics, which define the belonging and authorship of the black female being, invested with her own identity. They are echoes that reverberate individual and collective experiences of black women, through a striking language, seeking to break with the imposed place of “object”, becoming the owners of their own stories. To carry out this study, focusing on Brazilian black female writing, I will analyze the poems "Vozes-mulheres" and "Meia lágrima", extracted from the work Poemas da remembrance and other movements (2021) by Conceição Evaristo. To support the analyses, we will use as a theoretical reference: authors who address the theme of Literature, Literary Theory, Afro-Brazilian Literature, female authorship, black identity, black poetry. Such as:Paulo Freire (1987), Bernd (1992), Antonio Candido ( 1995); Terry Eagleton (2003); Tzvetan Todorov (2003); Proença (2004); Konder (2005); Pound (2006): Evaristo (2005; 2007; 2011; 2021); Duarte (2007); Fonseca (2007); Sousa (2010), Cuti (2010); Sousa (2010); Fanon (2011); Rufatto (2012); Santos (2013); Souza (2015); Ferreira (2021) among others.Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-20T14:44:08Z No. of bitstreams: 1 TCC- Giulliana Silva de Vasconcelos.docx Pronto.pdf: 436082 bytes, checksum: b5b44c0b9e12ddd78dde9b6ae5e92a39 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-20T14:44:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC- Giulliana Silva de Vasconcelos.docx Pronto.pdf: 436082 bytes, checksum: b5b44c0b9e12ddd78dde9b6ae5e92a39 (MD5) Previous issue date: 2022-12porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilLetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLiteratura de mulheres negras, Conceição Evaristo, Identidade negra, Representação, Poesia negra.“ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, Franciane Conceição daVASCONCELOS, GIULLIANA SILVA DEinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTTCC- Giulliana Silva de Vasconcelos.docx Pronto.pdf.txtTCC- Giulliana Silva de Vasconcelos.docx Pronto.pdf.txtExtracted texttext/plain110267https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25869/3/TCC-%20Giulliana%20%20Silva%20de%20Vasconcelos.docx%20Pronto.pdf.txt1284a5dd7cfd8d1d7e7ed10bc7332ca2MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25869/2/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD52ORIGINALTCC- Giulliana Silva de Vasconcelos.docx Pronto.pdfTCC- Giulliana Silva de Vasconcelos.docx Pronto.pdfapplication/pdf436082https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25869/1/TCC-%20Giulliana%20%20Silva%20de%20Vasconcelos.docx%20Pronto.pdfb5b44c0b9e12ddd78dde9b6ae5e92a39MD51123456789/258692023-01-21 03:05:31.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO |
title |
“ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO |
spellingShingle |
“ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO VASCONCELOS, GIULLIANA SILVA DE CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura de mulheres negras, Conceição Evaristo, Identidade negra, Representação, Poesia negra. |
title_short |
“ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO |
title_full |
“ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO |
title_fullStr |
“ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO |
title_full_unstemmed |
“ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO |
title_sort |
“ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO |
author |
VASCONCELOS, GIULLIANA SILVA DE |
author_facet |
VASCONCELOS, GIULLIANA SILVA DE |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Franciane Conceição da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VASCONCELOS, GIULLIANA SILVA DE |
contributor_str_mv |
Silva, Franciane Conceição da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura de mulheres negras, Conceição Evaristo, Identidade negra, Representação, Poesia negra. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura de mulheres negras, Conceição Evaristo, Identidade negra, Representação, Poesia negra. |
description |
Se olharmos com atenção, veremos que é perceptível o apagamento das personagens negras no cenário literário brasileiro. Historicamente, a literatura canônica se mantém engessada, sendo um território dominado por homens brancos que acabam por embasar a lógica dominante, caucasiana e eurocêntrica, que tematiza o negro sob o ponto de vista da branquitude, muitas vezes, reafirmando preconceitos raciais e estigmas sociais. Nesse contexto, no presente trabalho, proponho analisar os "ecos de vida-liberdade" reverberados na poética de Conceição Evaristo, que definem o pertencimento e autoria do ser feminino negro, revestida de identidade própria. São ecos que reverberam vivências individuais e coletivas de mulheres negras, através de uma linguagem marcante, buscando romper com o lugar imposto de “objeto”, passando a donas de suas próprias histórias. A pesquisa foi analisada a partir de uma abordagem qualitativa e bibliográfica focando na escrita feminina negra brasileira, analisarei os poemas "Vozes-mulheres" e "Meia lágrima", extraídos da obra Poemas da recordação e outros movimentos (2021) de Conceição Evaristo. Para fundamentar a pesquisa utilizamos como referencial teórico: autores/as que abordam a temática da Literatura, Teoria Literária, Literatura Afro-Brasileira, autoria feminina, identidade negra, poesia negra. Tais como: Paulo Freire (1987), Bernd (1992), Antonio Candido ( 1995); Terry Eagleton (2003); Tzvetan Todorov (2003); Proença (2004); Konder (2005); Pound (2006): Evaristo (2005; 2007; 2011; 2021); Duarte (2007); Fonseca (2007); Sousa (2010), Cuti (2010); Sousa (2010); Fanon (2011); Rufatto (2012); Santos (2013); Souza (2015); Ferreira (2021) entre outros/as. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-20T14:44:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-20T14:44:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25869 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25869/3/TCC-%20Giulliana%20%20Silva%20de%20Vasconcelos.docx%20Pronto.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25869/2/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25869/1/TCC-%20Giulliana%20%20Silva%20de%20Vasconcelos.docx%20Pronto.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1284a5dd7cfd8d1d7e7ed10bc7332ca2 e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 b5b44c0b9e12ddd78dde9b6ae5e92a39 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562278937231360 |