“ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELOS, GIULLIANA SILVA DE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25869
Resumo: Se olharmos com atenção, veremos que é perceptível o apagamento das personagens negras no cenário literário brasileiro. Historicamente, a literatura canônica se mantém engessada, sendo um território dominado por homens brancos que acabam por embasar a lógica dominante, caucasiana e eurocêntrica, que tematiza o negro sob o ponto de vista da branquitude, muitas vezes, reafirmando preconceitos raciais e estigmas sociais. Nesse contexto, no presente trabalho, proponho analisar os "ecos de vida-liberdade" reverberados na poética de Conceição Evaristo, que definem o pertencimento e autoria do ser feminino negro, revestida de identidade própria. São ecos que reverberam vivências individuais e coletivas de mulheres negras, através de uma linguagem marcante, buscando romper com o lugar imposto de “objeto”, passando a donas de suas próprias histórias. A pesquisa foi analisada a partir de uma abordagem qualitativa e bibliográfica focando na escrita feminina negra brasileira, analisarei os poemas "Vozes-mulheres" e "Meia lágrima", extraídos da obra Poemas da recordação e outros movimentos (2021) de Conceição Evaristo. Para fundamentar a pesquisa utilizamos como referencial teórico: autores/as que abordam a temática da Literatura, Teoria Literária, Literatura Afro-Brasileira, autoria feminina, identidade negra, poesia negra. Tais como: Paulo Freire (1987), Bernd (1992), Antonio Candido ( 1995); Terry Eagleton (2003); Tzvetan Todorov (2003); Proença (2004); Konder (2005); Pound (2006): Evaristo (2005; 2007; 2011; 2021); Duarte (2007); Fonseca (2007); Sousa (2010), Cuti (2010); Sousa (2010); Fanon (2011); Rufatto (2012); Santos (2013); Souza (2015); Ferreira (2021) entre outros/as.
id UFPB-2_8fe0898eefe4e4b39a25e3b9c277ca71
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/25869
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-01-20T14:44:08Z2023-01-20T14:44:08Z2022-12https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25869Se olharmos com atenção, veremos que é perceptível o apagamento das personagens negras no cenário literário brasileiro. Historicamente, a literatura canônica se mantém engessada, sendo um território dominado por homens brancos que acabam por embasar a lógica dominante, caucasiana e eurocêntrica, que tematiza o negro sob o ponto de vista da branquitude, muitas vezes, reafirmando preconceitos raciais e estigmas sociais. Nesse contexto, no presente trabalho, proponho analisar os "ecos de vida-liberdade" reverberados na poética de Conceição Evaristo, que definem o pertencimento e autoria do ser feminino negro, revestida de identidade própria. São ecos que reverberam vivências individuais e coletivas de mulheres negras, através de uma linguagem marcante, buscando romper com o lugar imposto de “objeto”, passando a donas de suas próprias histórias. A pesquisa foi analisada a partir de uma abordagem qualitativa e bibliográfica focando na escrita feminina negra brasileira, analisarei os poemas "Vozes-mulheres" e "Meia lágrima", extraídos da obra Poemas da recordação e outros movimentos (2021) de Conceição Evaristo. Para fundamentar a pesquisa utilizamos como referencial teórico: autores/as que abordam a temática da Literatura, Teoria Literária, Literatura Afro-Brasileira, autoria feminina, identidade negra, poesia negra. Tais como: Paulo Freire (1987), Bernd (1992), Antonio Candido ( 1995); Terry Eagleton (2003); Tzvetan Todorov (2003); Proença (2004); Konder (2005); Pound (2006): Evaristo (2005; 2007; 2011; 2021); Duarte (2007); Fonseca (2007); Sousa (2010), Cuti (2010); Sousa (2010); Fanon (2011); Rufatto (2012); Santos (2013); Souza (2015); Ferreira (2021) entre outros/as.If we look carefully, we will see that the erasure of black characters in the Brazilian literary scene is noticeable. Historically, canonical literature remains immobilized, being a territory dominated by white men who end up supporting the dominant, Caucasian and Eurocentric logic, which thematizes blacks from the point of view of whiteness, often reaffirming racial prejudices and social stigmas. In this context, in the present work, I propose to analyze the "echoes of life-freedom" reverberated in Conceição Evaristo's poetics, which define the belonging and authorship of the black female being, invested with her own identity. They are echoes that reverberate individual and collective experiences of black women, through a striking language, seeking to break with the imposed place of “object”, becoming the owners of their own stories. To carry out this study, focusing on Brazilian black female writing, I will analyze the poems "Vozes-mulheres" and "Meia lágrima", extracted from the work Poemas da remembrance and other movements (2021) by Conceição Evaristo. To support the analyses, we will use as a theoretical reference: authors who address the theme of Literature, Literary Theory, Afro-Brazilian Literature, female authorship, black identity, black poetry. Such as:Paulo Freire (1987), Bernd (1992), Antonio Candido ( 1995); Terry Eagleton (2003); Tzvetan Todorov (2003); Proença (2004); Konder (2005); Pound (2006): Evaristo (2005; 2007; 2011; 2021); Duarte (2007); Fonseca (2007); Sousa (2010), Cuti (2010); Sousa (2010); Fanon (2011); Rufatto (2012); Santos (2013); Souza (2015); Ferreira (2021) among others.Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-20T14:44:08Z No. of bitstreams: 1 TCC- Giulliana Silva de Vasconcelos.docx Pronto.pdf: 436082 bytes, checksum: b5b44c0b9e12ddd78dde9b6ae5e92a39 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-20T14:44:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC- Giulliana Silva de Vasconcelos.docx Pronto.pdf: 436082 bytes, checksum: b5b44c0b9e12ddd78dde9b6ae5e92a39 (MD5) Previous issue date: 2022-12porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilLetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLiteratura de mulheres negras, Conceição Evaristo, Identidade negra, Representação, Poesia negra.“ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, Franciane Conceição daVASCONCELOS, GIULLIANA SILVA DEinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTTCC- Giulliana Silva de Vasconcelos.docx Pronto.pdf.txtTCC- Giulliana Silva de Vasconcelos.docx Pronto.pdf.txtExtracted texttext/plain110267https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25869/3/TCC-%20Giulliana%20%20Silva%20de%20Vasconcelos.docx%20Pronto.pdf.txt1284a5dd7cfd8d1d7e7ed10bc7332ca2MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25869/2/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD52ORIGINALTCC- Giulliana Silva de Vasconcelos.docx Pronto.pdfTCC- Giulliana Silva de Vasconcelos.docx Pronto.pdfapplication/pdf436082https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25869/1/TCC-%20Giulliana%20%20Silva%20de%20Vasconcelos.docx%20Pronto.pdfb5b44c0b9e12ddd78dde9b6ae5e92a39MD51123456789/258692023-01-21 03:05:31.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
title “ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
spellingShingle “ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
VASCONCELOS, GIULLIANA SILVA DE
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Literatura de mulheres negras, Conceição Evaristo, Identidade negra, Representação, Poesia negra.
title_short “ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
title_full “ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
title_fullStr “ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
title_full_unstemmed “ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
title_sort “ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
author VASCONCELOS, GIULLIANA SILVA DE
author_facet VASCONCELOS, GIULLIANA SILVA DE
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Franciane Conceição da
dc.contributor.author.fl_str_mv VASCONCELOS, GIULLIANA SILVA DE
contributor_str_mv Silva, Franciane Conceição da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Literatura de mulheres negras, Conceição Evaristo, Identidade negra, Representação, Poesia negra.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura de mulheres negras, Conceição Evaristo, Identidade negra, Representação, Poesia negra.
description Se olharmos com atenção, veremos que é perceptível o apagamento das personagens negras no cenário literário brasileiro. Historicamente, a literatura canônica se mantém engessada, sendo um território dominado por homens brancos que acabam por embasar a lógica dominante, caucasiana e eurocêntrica, que tematiza o negro sob o ponto de vista da branquitude, muitas vezes, reafirmando preconceitos raciais e estigmas sociais. Nesse contexto, no presente trabalho, proponho analisar os "ecos de vida-liberdade" reverberados na poética de Conceição Evaristo, que definem o pertencimento e autoria do ser feminino negro, revestida de identidade própria. São ecos que reverberam vivências individuais e coletivas de mulheres negras, através de uma linguagem marcante, buscando romper com o lugar imposto de “objeto”, passando a donas de suas próprias histórias. A pesquisa foi analisada a partir de uma abordagem qualitativa e bibliográfica focando na escrita feminina negra brasileira, analisarei os poemas "Vozes-mulheres" e "Meia lágrima", extraídos da obra Poemas da recordação e outros movimentos (2021) de Conceição Evaristo. Para fundamentar a pesquisa utilizamos como referencial teórico: autores/as que abordam a temática da Literatura, Teoria Literária, Literatura Afro-Brasileira, autoria feminina, identidade negra, poesia negra. Tais como: Paulo Freire (1987), Bernd (1992), Antonio Candido ( 1995); Terry Eagleton (2003); Tzvetan Todorov (2003); Proença (2004); Konder (2005); Pound (2006): Evaristo (2005; 2007; 2011; 2021); Duarte (2007); Fonseca (2007); Sousa (2010), Cuti (2010); Sousa (2010); Fanon (2011); Rufatto (2012); Santos (2013); Souza (2015); Ferreira (2021) entre outros/as.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-20T14:44:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-20T14:44:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25869
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25869/3/TCC-%20Giulliana%20%20Silva%20de%20Vasconcelos.docx%20Pronto.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25869/2/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25869/1/TCC-%20Giulliana%20%20Silva%20de%20Vasconcelos.docx%20Pronto.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1284a5dd7cfd8d1d7e7ed10bc7332ca2
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
b5b44c0b9e12ddd78dde9b6ae5e92a39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562278937231360