TRILHAS POÉTICAS DO OLHAR: O PENSAMENTO-PAISAGEM E A METAFICÇÃO NO FILME “NA NATUREZA SELVAGEM”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, ALINE FERREIRA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25730
Resumo: Este trabalho teve por finalidade analisar como o filme Na Natureza Selvagem (2007) expressa, através da fotografia, aspectos do pensamento-paisagem, descritos por Collot (2013), e como a construção do personagem Christopher McCandless apresenta traços de metaficção, na perspectiva de Bernardo (2010). Escrito e dirigido por Sean Penn, o filme foi inspirado na história real de Christopher Johnson McCandless, que foi contada no livro homônimo, por Jon Krakauer (1998). Em recusa a tudo que remetia ao seu passado antes de embarcar numa aventura, que teve como destino final o Alasca, o jovem norte-americano assumiu uma nova identidade: Alexander Supertramp. Trata-se, portanto, de um personagem idealista e obstinado, que encontrou na estrada e nas paisagens do Alasca selvagem o real sentido de sua vida. Foi este cenário cinematográfico que nos levou aos estudos da paisagem de Collot, que apresentam a categoria do pensamento-paisagem como uma relação recíproca de integração entre racionalidade e sentido, sujeito e espaço, e culmina numa experiência essencialmente humana de olhar para determinado local e encontrar nele uma forma de pensar a si mesmo e o mundo. A metaficção é entendida aqui como os ecos da ficção dentro da ficção, isto é, uma história que, por mais que tenha ecos na realidade, não esconde que é ficção e se autorreferencia. Para a nossa análise, foram selecionados vinte fotogramas, e tal método é chamado por Aumont e Marie (2013) de instrumento citacional. Constatou-se, portanto, que o objeto de estudo permite aproximações consistentes entre seus elementos e as teorias estudadas.
id UFPB-2_9077e231ece6523ad6f184201370ab90
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/25730
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-01-18T13:30:37Z2023-01-18T13:30:37Z2022-07https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25730Este trabalho teve por finalidade analisar como o filme Na Natureza Selvagem (2007) expressa, através da fotografia, aspectos do pensamento-paisagem, descritos por Collot (2013), e como a construção do personagem Christopher McCandless apresenta traços de metaficção, na perspectiva de Bernardo (2010). Escrito e dirigido por Sean Penn, o filme foi inspirado na história real de Christopher Johnson McCandless, que foi contada no livro homônimo, por Jon Krakauer (1998). Em recusa a tudo que remetia ao seu passado antes de embarcar numa aventura, que teve como destino final o Alasca, o jovem norte-americano assumiu uma nova identidade: Alexander Supertramp. Trata-se, portanto, de um personagem idealista e obstinado, que encontrou na estrada e nas paisagens do Alasca selvagem o real sentido de sua vida. Foi este cenário cinematográfico que nos levou aos estudos da paisagem de Collot, que apresentam a categoria do pensamento-paisagem como uma relação recíproca de integração entre racionalidade e sentido, sujeito e espaço, e culmina numa experiência essencialmente humana de olhar para determinado local e encontrar nele uma forma de pensar a si mesmo e o mundo. A metaficção é entendida aqui como os ecos da ficção dentro da ficção, isto é, uma história que, por mais que tenha ecos na realidade, não esconde que é ficção e se autorreferencia. Para a nossa análise, foram selecionados vinte fotogramas, e tal método é chamado por Aumont e Marie (2013) de instrumento citacional. Constatou-se, portanto, que o objeto de estudo permite aproximações consistentes entre seus elementos e as teorias estudadas.This paper aims to analyze how the film Into the Wild (2007) expresses, through photography, aspects of landscape-thought described by Collot (2013) and how the building of the character Christopher McCandless presents traces of metafiction from Bernardo's perspective (2010). Written and directed by Sean Penn, the film was inspired by the true story of Christopher Johnson McCandless, which was told in the book of the same name, by Jon Krakauer (1998). Refusing everything that referred to his past before embarking on an adventure to Alaska as its final destination, the young American assumed a new identity: Alexander Supertramp. Therefore, it is an idealistic and obstinate character who finds the real meaning of his life on the road and in the landscapes of wild Alaska. It was this cinematographic scenario that led us to Collot's landscape studies, which present the thought-landscape category as a reciprocal relationship of integration between rationality and meaning, subject and space, and culminates in an essentially human experience of looking at a given place and finding in him a way of thinking about himself and the world. Metafiction is understood here as the echoes of fiction within fiction, i.e., a story that, despite having echoes, in fact, does not hide that it is fiction and is self-referential. Our analysis examines twenty frames, and this method is called by Aumont and Marie (2013) a citational instrument. It was found, therefore, that the object of study allows consistent approximations between its elements and the theories studied.Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-18T13:30:37Z No. of bitstreams: 1 PEREIRA, Aline (2022). Trilhas poéticas do olhar - Pensamento-paisagem e Metaficção no filme Na Natureza Selvagem.pdf: 1264739 bytes, checksum: 12d5e90ddddd2f0886930500806eab5a (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-18T13:30:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PEREIRA, Aline (2022). Trilhas poéticas do olhar - Pensamento-paisagem e Metaficção no filme Na Natureza Selvagem.pdf: 1264739 bytes, checksum: 12d5e90ddddd2f0886930500806eab5a (MD5) Previous issue date: 2022-07porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilLetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESFilosofia da paisagem. Metaficção. Análise fílmica. Na natureza selvagem.TRILHAS POÉTICAS DO OLHAR: O PENSAMENTO-PAISAGEM E A METAFICÇÃO NO FILME “NA NATUREZA SELVAGEM”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrito, Amanda Ramalho de FreitasPEREIRA, ALINE FERREIRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTPEREIRA, Aline (2022). Trilhas poéticas do olhar - Pensamento-paisagem e Metaficção no filme Na Natureza Selvagem.pdf.txtPEREIRA, Aline (2022). Trilhas poéticas do olhar - Pensamento-paisagem e Metaficção no filme Na Natureza Selvagem.pdf.txtExtracted texttext/plain65805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25730/3/PEREIRA%2c%20Aline%20%282022%29.%20Trilhas%20po%c3%a9ticas%20do%20olhar%20-%20Pensamento-paisagem%20e%20Metafic%c3%a7%c3%a3o%20no%20filme%20Na%20Natureza%20Selvagem.pdf.txte4cb5966e5cb1cf54f0d212689caed24MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25730/2/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD52ORIGINALPEREIRA, Aline (2022). Trilhas poéticas do olhar - Pensamento-paisagem e Metaficção no filme Na Natureza Selvagem.pdfPEREIRA, Aline (2022). Trilhas poéticas do olhar - Pensamento-paisagem e Metaficção no filme Na Natureza Selvagem.pdfapplication/pdf1264739https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25730/1/PEREIRA%2c%20Aline%20%282022%29.%20Trilhas%20po%c3%a9ticas%20do%20olhar%20-%20Pensamento-paisagem%20e%20Metafic%c3%a7%c3%a3o%20no%20filme%20Na%20Natureza%20Selvagem.pdf12d5e90ddddd2f0886930500806eab5aMD51123456789/257302023-01-19 03:05:09.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv TRILHAS POÉTICAS DO OLHAR: O PENSAMENTO-PAISAGEM E A METAFICÇÃO NO FILME “NA NATUREZA SELVAGEM”
title TRILHAS POÉTICAS DO OLHAR: O PENSAMENTO-PAISAGEM E A METAFICÇÃO NO FILME “NA NATUREZA SELVAGEM”
spellingShingle TRILHAS POÉTICAS DO OLHAR: O PENSAMENTO-PAISAGEM E A METAFICÇÃO NO FILME “NA NATUREZA SELVAGEM”
PEREIRA, ALINE FERREIRA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Filosofia da paisagem. Metaficção. Análise fílmica. Na natureza selvagem.
title_short TRILHAS POÉTICAS DO OLHAR: O PENSAMENTO-PAISAGEM E A METAFICÇÃO NO FILME “NA NATUREZA SELVAGEM”
title_full TRILHAS POÉTICAS DO OLHAR: O PENSAMENTO-PAISAGEM E A METAFICÇÃO NO FILME “NA NATUREZA SELVAGEM”
title_fullStr TRILHAS POÉTICAS DO OLHAR: O PENSAMENTO-PAISAGEM E A METAFICÇÃO NO FILME “NA NATUREZA SELVAGEM”
title_full_unstemmed TRILHAS POÉTICAS DO OLHAR: O PENSAMENTO-PAISAGEM E A METAFICÇÃO NO FILME “NA NATUREZA SELVAGEM”
title_sort TRILHAS POÉTICAS DO OLHAR: O PENSAMENTO-PAISAGEM E A METAFICÇÃO NO FILME “NA NATUREZA SELVAGEM”
author PEREIRA, ALINE FERREIRA
author_facet PEREIRA, ALINE FERREIRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Amanda Ramalho de Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, ALINE FERREIRA
contributor_str_mv Brito, Amanda Ramalho de Freitas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Filosofia da paisagem. Metaficção. Análise fílmica. Na natureza selvagem.
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da paisagem. Metaficção. Análise fílmica. Na natureza selvagem.
description Este trabalho teve por finalidade analisar como o filme Na Natureza Selvagem (2007) expressa, através da fotografia, aspectos do pensamento-paisagem, descritos por Collot (2013), e como a construção do personagem Christopher McCandless apresenta traços de metaficção, na perspectiva de Bernardo (2010). Escrito e dirigido por Sean Penn, o filme foi inspirado na história real de Christopher Johnson McCandless, que foi contada no livro homônimo, por Jon Krakauer (1998). Em recusa a tudo que remetia ao seu passado antes de embarcar numa aventura, que teve como destino final o Alasca, o jovem norte-americano assumiu uma nova identidade: Alexander Supertramp. Trata-se, portanto, de um personagem idealista e obstinado, que encontrou na estrada e nas paisagens do Alasca selvagem o real sentido de sua vida. Foi este cenário cinematográfico que nos levou aos estudos da paisagem de Collot, que apresentam a categoria do pensamento-paisagem como uma relação recíproca de integração entre racionalidade e sentido, sujeito e espaço, e culmina numa experiência essencialmente humana de olhar para determinado local e encontrar nele uma forma de pensar a si mesmo e o mundo. A metaficção é entendida aqui como os ecos da ficção dentro da ficção, isto é, uma história que, por mais que tenha ecos na realidade, não esconde que é ficção e se autorreferencia. Para a nossa análise, foram selecionados vinte fotogramas, e tal método é chamado por Aumont e Marie (2013) de instrumento citacional. Constatou-se, portanto, que o objeto de estudo permite aproximações consistentes entre seus elementos e as teorias estudadas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-18T13:30:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-18T13:30:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25730
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25730/3/PEREIRA%2c%20Aline%20%282022%29.%20Trilhas%20po%c3%a9ticas%20do%20olhar%20-%20Pensamento-paisagem%20e%20Metafic%c3%a7%c3%a3o%20no%20filme%20Na%20Natureza%20Selvagem.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25730/2/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25730/1/PEREIRA%2c%20Aline%20%282022%29.%20Trilhas%20po%c3%a9ticas%20do%20olhar%20-%20Pensamento-paisagem%20e%20Metafic%c3%a7%c3%a3o%20no%20filme%20Na%20Natureza%20Selvagem.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e4cb5966e5cb1cf54f0d212689caed24
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
12d5e90ddddd2f0886930500806eab5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562277585616896