O estágio supervisionado por entre telas: espaço para compreensões do trabalho docente
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26825 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar, por meio de diários de itinerância produzidos por estagiários, como um componente curricular de Estágio Supervisionado Remoto contribuiu na formação inicial de estudantes do curso de Letras - Português da Universidade Federal da Paraíba. O estudo foi motivado pelas inquietações e percepções da pesquisadora a partir das experiências formativas trilhadas no Estágio Supervisionado desde a graduação. Situado no campo da Linguística Aplicada, uma vez que se alinha a outros estudos que também tratam do mesmo tema. Além disso, ressalta-se que as pesquisas em Linguística Aplicada deram fortalecimento, nas últimas décadas, à formação inicial de professores e, por conseguinte, ao Estágio Supervisionado, podemos destacar as contribuições de Albuquerque (2007), Menezes (2008), Pimenta e Lima (2009) Reichmann (2010), Souza (2014), Sant’ana (2016), Segabinazi (2016), Tanuri (2000). Utilizamos uma abordagem de cunho (n)etnográfico, pois seu objeto encontra-se nas relações sociais, no modo como os participantes se comportam diante do seu contexto, em nosso caso, os estagiários que cursaram o componente curricular Estágio Supervisionado e que fizeram suas intervenções de forma remota. Para geração de dados, participamos com assiduidade das aulas do componente curricular do Estágio Supervisionado VI do curso de Letras-Português da UFPB em turmas distintas através do Estágio-Docência que nos possibilitou perceber as interações, inquietações, anseios e dúvidas dos estagiários. Como corpus utilizamos oito (8) diários de itinerância, elaborados pelos estagiários no decorrer do componente curricular Estágio Supervisionado VI. Também foi aplicado um questionário sociocultural a fim de conhecermos o perfil dos colaboradores da pesquisa. Os dados foram analisados à luz da abordagem teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008, 2015; MACHADO; BRONCKART, 2009) que se reconhece como uma Ciência do Humano e que fornece uma base epistemológica importante para compreendermos questões relativas ao Estágio Supervisionado, suas nuances e seus protagonistas; como também os princípios das ciências do trabalho, sobretudo a Clínica da Atividade (AMIGUES, 2004; MACHADO, 2004,2007; CLOT, 2007, 2010). Os resultados alcançados nos mostram que, mesmo de forma remota, o estágio é um potencial espaço formativo, o qual contribuiu significativamente com a formação inicial do grupo de estagiários, possibilitando-lhes a compreensão do trabalho docente e implicações significativas para a sua profissão, não apenas no contexto de algumas dimensões. |
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2023-04-26T20:38:00Z2023-02-172023-04-26T20:38:00Z2022-08-31https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26825Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar, por meio de diários de itinerância produzidos por estagiários, como um componente curricular de Estágio Supervisionado Remoto contribuiu na formação inicial de estudantes do curso de Letras - Português da Universidade Federal da Paraíba. O estudo foi motivado pelas inquietações e percepções da pesquisadora a partir das experiências formativas trilhadas no Estágio Supervisionado desde a graduação. Situado no campo da Linguística Aplicada, uma vez que se alinha a outros estudos que também tratam do mesmo tema. Além disso, ressalta-se que as pesquisas em Linguística Aplicada deram fortalecimento, nas últimas décadas, à formação inicial de professores e, por conseguinte, ao Estágio Supervisionado, podemos destacar as contribuições de Albuquerque (2007), Menezes (2008), Pimenta e Lima (2009) Reichmann (2010), Souza (2014), Sant’ana (2016), Segabinazi (2016), Tanuri (2000). Utilizamos uma abordagem de cunho (n)etnográfico, pois seu objeto encontra-se nas relações sociais, no modo como os participantes se comportam diante do seu contexto, em nosso caso, os estagiários que cursaram o componente curricular Estágio Supervisionado e que fizeram suas intervenções de forma remota. Para geração de dados, participamos com assiduidade das aulas do componente curricular do Estágio Supervisionado VI do curso de Letras-Português da UFPB em turmas distintas através do Estágio-Docência que nos possibilitou perceber as interações, inquietações, anseios e dúvidas dos estagiários. Como corpus utilizamos oito (8) diários de itinerância, elaborados pelos estagiários no decorrer do componente curricular Estágio Supervisionado VI. Também foi aplicado um questionário sociocultural a fim de conhecermos o perfil dos colaboradores da pesquisa. Os dados foram analisados à luz da abordagem teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008, 2015; MACHADO; BRONCKART, 2009) que se reconhece como uma Ciência do Humano e que fornece uma base epistemológica importante para compreendermos questões relativas ao Estágio Supervisionado, suas nuances e seus protagonistas; como também os princípios das ciências do trabalho, sobretudo a Clínica da Atividade (AMIGUES, 2004; MACHADO, 2004,2007; CLOT, 2007, 2010). Os resultados alcançados nos mostram que, mesmo de forma remota, o estágio é um potencial espaço formativo, o qual contribuiu significativamente com a formação inicial do grupo de estagiários, possibilitando-lhes a compreensão do trabalho docente e implicações significativas para a sua profissão, não apenas no contexto de algumas dimensões.This research has the general objective to understand, through roaming diaries produced by interns, how a curricular component of Remote Supervised Internship contributed to the initial training of students of the Letters - Portuguese course at the Federal University of Paraíba. The study was motivated by the researcher's concerns and perceptions from the formative experiences trodden in the Supervised Internship since graduation. We place ourselves in the field of Applied Linguistics, since we align ourselves with other studies that also deal with the same topic. In addition, we emphasize that research in Applied Linguistics has strengthened, in recent decades, the initial training of teachers and, therefore, the Supervised Internship, we can highlight the contributions of Albuquerque (2007), Menezes (2008), Pimenta and Lima ( 2009) Reichmann (2010), Souza (2014), Sant'ana (2016), Segabinazi (2016), Tanuri (2000). We used a qualitative approach, because its object is in social relationships, in the way the participants behave in their context, in our case, the interns who attended the Supervised Internship curricular component and who made their interventions remotely. To generate data, we participated assiduously in the classes of the curricular component of the Supervised Internship VI of the UFPB Portuguese Language Course in different classes through the Teaching Internship, which allowed us to perceive the interactions, concerns, anxieties and doubts of the interns. As corpus we used eight (8) roaming diaries, prepared by the interns during the curricular component Supervised Internship VI. A sociocultural questionnaire was also applied in order to know the profile of the research collaborators. The data were analyzed in the light of the theoretical-methodological approach of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006, 2008, 2015; MACHADO; BRONCKART, 2009) which is recognized as a Science of the Human and which provides an important epistemological basis for understanding issues related to to the Supervised Internship, its nuances and its protagonists; as well as the principles of labor sciences, especially the Activity Clinic (AMIGUES, 2004; MACHADO, 2004, 2007; CLOT, 2007, 2010). The results achieved show us that, even remotely, the internship is a formative space, which contributed significantly to the initial education of the group of interns, enabling them to understand the teaching work and significant implications for their profession, not only in the pandemic context, but in other situations.Submitted by Gabrielle Falcão (elleirbagmf21@gmail.com) on 2023-04-20T20:39:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AmandaAlvesLinoDeMeireles_Dissert.pdf: 2482048 bytes, checksum: 6714dfce4c49838d00140d365cda3f63 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-04-26T20:38:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AmandaAlvesLinoDeMeireles_Dissert.pdf: 2482048 bytes, checksum: 6714dfce4c49838d00140d365cda3f63 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-26T20:38:00Z (GMT). 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