Estudo de roteirização para um atacadista distribuidor do ramo alimentício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Hugo Lima de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28281
Resumo: O presente estudo tem como objetivo a elaboração de uma proposta de roteirização das rotas de entrega dos produtos de frios de um atacadista distribuidor do ramo de alimentos da cidade de João Pessoa, buscando diminuir o número de devoluções de cargas que estava sendo registrado pela empresa. Em uma primeira análise, a empresa observou que o fato de a empresa não possuir um modelo bem definido de roteirização, poderia promover este problema de devolução. Neste contexto, foi formatado este trabalho e atuou sobre este problema específico no CD no ano de 2022. A partir de coleta de dados do processo de entregas e de acesso documental ao ERP da empresa, buscou-se atuar para reduzir o número de devoluções. Inicialmente foi necessário identificar os principais motivos registrados para as devoluções de cargas, ao que foi identificado que as causas principais estavam relacionados aos processos comerciais e logísticos. Ao se conhecer isso, foi possível organizar os clientes em roteiros de entrega dos produtos frios da região de João Pessoa com a definição de 4 rotas para atendimento através do uso do Método de Varredura com o objetivo de diminuir o número de devoluções do setor de logística. Esta proposta de roteirização foi aceita pela gerência do CD que pondo a proposta em uso, permitiu que houvesse o acompanhamento e coleta dos dados de devoluções do período de janeiro até abril de 2023. A partir deste acompanhamento foi constada uma queda de 3% das devoluções relacionadas às entregas, o que denota eficácia na proposta de roteirização para o CD.
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Inicialmente foi necessário identificar os principais motivos registrados para as devoluções de cargas, ao que foi identificado que as causas principais estavam relacionados aos processos comerciais e logísticos. Ao se conhecer isso, foi possível organizar os clientes em roteiros de entrega dos produtos frios da região de João Pessoa com a definição de 4 rotas para atendimento através do uso do Método de Varredura com o objetivo de diminuir o número de devoluções do setor de logística. Esta proposta de roteirização foi aceita pela gerência do CD que pondo a proposta em uso, permitiu que houvesse o acompanhamento e coleta dos dados de devoluções do período de janeiro até abril de 2023. A partir deste acompanhamento foi constada uma queda de 3% das devoluções relacionadas às entregas, o que denota eficácia na proposta de roteirização para o CD.The present study aims to develop a proposal for route planning for the delivery routes of chilled products from a food wholesale distributor in the city of João Pessoa, in order to reduce the number of cargo returns being recorded by the company. In an initial analysis, the company observed that the lack of a well-defined routing model could contribute to this issue of returns. In this context, this work was formulated and focused on this specific problem at the distribution center (CD) in the year 2022. Through data collection from the delivery process and access to the company's ERP documentation, efforts were made to reduce the number of returns. Initially, it was necessary to identify the main reasons recorded for cargo returns, and it was found that the main causes were related to commercial and logistics processes. With this understanding, it was possible to organize customers into delivery routes for chilled products in the João Pessoa region, defining four routes for service using the Sweep Method, with the objective of reducing the number of returns in the logistics sector. This routing proposal was accepted by the CD management, and by implementing the proposal, it allowed for the monitoring and collection of return data from January to April 2023. Through this monitoring, a 3% decrease in returns related to deliveries was observed, demonstrating the effectiveness of the routing proposal for the CD.Submitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2023-09-05T17:04:35Z No. of bitstreams: 1 TCC_HUGO LIMA DE AZEVEDO.pdf: 678810 bytes, checksum: 563549006db864e96bfa4d92d745e2f2 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-05T17:04:35Z (GMT). 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