Vinte Vinte : relatório de produção.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26793 |
Resumo: | O desafio de produzir um filme curta metragem durante uma pandemia global, um roteiro que pudesse ser adaptado e viável, seguindo osprotocolos estabelecidos pelas “autoridades”, esse foi o cenário de produção do curta Vinte Vinte, batizado em homenagem ao ano que ficará para história como ano da pandemia de COVID-19. O curta foi livremente adaptado do conto La Suzanita de Erick Nepomuceno e suas principais influências são o cinema brasileiro de ação policial, ou Thriller Tropical. |
id |
UFPB-2_92ad3f3e1b4dabeb215a7dbf30f618c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/26793 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-04-26T13:12:01Z2023-04-122023-04-26T13:12:01Z2020-12-15https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26793O desafio de produzir um filme curta metragem durante uma pandemia global, um roteiro que pudesse ser adaptado e viável, seguindo osprotocolos estabelecidos pelas “autoridades”, esse foi o cenário de produção do curta Vinte Vinte, batizado em homenagem ao ano que ficará para história como ano da pandemia de COVID-19. O curta foi livremente adaptado do conto La Suzanita de Erick Nepomuceno e suas principais influências são o cinema brasileiro de ação policial, ou Thriller Tropical.No abstract.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-04-26T13:12:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AM12042023.pdf: 755376 bytes, checksum: 94681095f8acf75798efcea2820fe2c9 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-26T13:12:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AM12042023.pdf: 755376 bytes, checksum: 94681095f8acf75798efcea2820fe2c9 (MD5) Previous issue date: 2020-12-15porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilComunicaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCinemaCurta metragem (Filme) - PandemiaFilme - Produção - BrasilVinte Vinte : relatório de produção.Twenty Twenty : production report.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGomes, João de Lima01745213163Monteiro, AugustoALMEIDA, Marco Antônio de. O cinema policial no Brasil: entre o entretenimento e a crítica sócial. Cadernos de Ciências Humanas - Especiaria. v. 10, n.17, jan./jun. 2007 AUGUSTO, Sérgio. Apontamentos para uma historia do Thriller tropical. Filme Cultura, ano 15, ago./out. n. 40, Rio de Janeiro, 1982 ARISTÓTELES. A Poética. Prefácio de Maria Helena da Rocha Pereira. Tradução e notas de Ana Maria Valente. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008 BAKHTIN. Mikhail. Estética da Criação verbal. São Paulo, SP: Câmara Brasileira do livro, 1997 BARROS, EDUARDO. O cinema brasileiro na pós-retomada: entre o imaginário autoral e a realidade figurativa. Esferas, ano 3, n. 4, jan.-jun., 2014 BLOCK, Bruce. A narrativa visual: criando a estrutura visual para cinema, tv e mídias digitais. São Paulo: Elsevier, 2010. BORGES, Danielle dos Santos, A Retomada do Cinema: uma análise da indústria cinematográfica nacional de 1995 a 2005. Dissertação apresentada ao Doutorado em Ciências da Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona, 2007. COSTA, Flávia Cesariano. História do cinema mundial. Fernando Mascarello (org.). Campinas, SP: Papirus, 2006 DA VINCI, Leonardo. El tratado de la pintura. Madri: Imprensa Real, 1827. D´ANDREA, Tiarajú. A Formação dos Sujeitos Periféricos: Cultura e Política na Periferia de São Paulo. Universidade de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Sociologia São Paulo 2013. EISENSTEIN, Sergei. The Film Form. New York: Hartcourt, 1949. FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores. São Paulo: Edgar Blucher, 1999. GOMES, Paulo Emílio Sales . Uma Situação Colonial. São Paulo, SP; Companhia das Letras, 2016. JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus, 1996. MORETTIN, Eduardo. Cadernos de Cinema do Professor Dois. São Paulo, SP; Fundação para Desenvolvimento da Educação, 2009. NÖTH, Winfried. Panorama da Semiótica: de Platão a Peirce. São Paulo, Annablume, 1995. PIGNATARI, Décio. Semiótica & literatura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. SANTAELLA, Lúcia. Teoria geral dos signos. São Paulo: Pioneira, 2000. VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTE , Anne. Ensaio Sobre análise Fílmica. São Paulo: Papirus, 2006. XAVIER, Ismail. Cinema Brasileiro Moderno. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2006reponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTAM12042023.pdf.txtAM12042023.pdf.txtExtracted texttext/plain30354https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26793/4/AM12042023.pdf.txt98c76a1c9a076d36a749f0e6fdf4a828MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26793/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26793/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALAM12042023.pdfAM12042023.pdfapplication/pdf755376https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26793/1/AM12042023.pdf94681095f8acf75798efcea2820fe2c9MD51123456789/267932023-04-27 03:03:57.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vinte Vinte : relatório de produção. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Twenty Twenty : production report. |
title |
Vinte Vinte : relatório de produção. |
spellingShingle |
Vinte Vinte : relatório de produção. Monteiro, Augusto CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Cinema Curta metragem (Filme) - Pandemia Filme - Produção - Brasil |
title_short |
Vinte Vinte : relatório de produção. |
title_full |
Vinte Vinte : relatório de produção. |
title_fullStr |
Vinte Vinte : relatório de produção. |
title_full_unstemmed |
Vinte Vinte : relatório de produção. |
title_sort |
Vinte Vinte : relatório de produção. |
author |
Monteiro, Augusto |
author_facet |
Monteiro, Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, João de Lima |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01745213163 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Augusto |
contributor_str_mv |
Gomes, João de Lima |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Cinema Curta metragem (Filme) - Pandemia Filme - Produção - Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Curta metragem (Filme) - Pandemia Filme - Produção - Brasil |
description |
O desafio de produzir um filme curta metragem durante uma pandemia global, um roteiro que pudesse ser adaptado e viável, seguindo osprotocolos estabelecidos pelas “autoridades”, esse foi o cenário de produção do curta Vinte Vinte, batizado em homenagem ao ano que ficará para história como ano da pandemia de COVID-19. O curta foi livremente adaptado do conto La Suzanita de Erick Nepomuceno e suas principais influências são o cinema brasileiro de ação policial, ou Thriller Tropical. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-26T13:12:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-12 2023-04-26T13:12:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26793 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
ALMEIDA, Marco Antônio de. O cinema policial no Brasil: entre o entretenimento e a crítica sócial. Cadernos de Ciências Humanas - Especiaria. v. 10, n.17, jan./jun. 2007 AUGUSTO, Sérgio. Apontamentos para uma historia do Thriller tropical. Filme Cultura, ano 15, ago./out. n. 40, Rio de Janeiro, 1982 ARISTÓTELES. A Poética. Prefácio de Maria Helena da Rocha Pereira. Tradução e notas de Ana Maria Valente. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008 BAKHTIN. Mikhail. Estética da Criação verbal. São Paulo, SP: Câmara Brasileira do livro, 1997 BARROS, EDUARDO. O cinema brasileiro na pós-retomada: entre o imaginário autoral e a realidade figurativa. Esferas, ano 3, n. 4, jan.-jun., 2014 BLOCK, Bruce. A narrativa visual: criando a estrutura visual para cinema, tv e mídias digitais. São Paulo: Elsevier, 2010. BORGES, Danielle dos Santos, A Retomada do Cinema: uma análise da indústria cinematográfica nacional de 1995 a 2005. Dissertação apresentada ao Doutorado em Ciências da Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona, 2007. COSTA, Flávia Cesariano. História do cinema mundial. Fernando Mascarello (org.). Campinas, SP: Papirus, 2006 DA VINCI, Leonardo. El tratado de la pintura. Madri: Imprensa Real, 1827. D´ANDREA, Tiarajú. A Formação dos Sujeitos Periféricos: Cultura e Política na Periferia de São Paulo. Universidade de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Sociologia São Paulo 2013. EISENSTEIN, Sergei. The Film Form. New York: Hartcourt, 1949. FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores. São Paulo: Edgar Blucher, 1999. GOMES, Paulo Emílio Sales . Uma Situação Colonial. São Paulo, SP; Companhia das Letras, 2016. JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus, 1996. MORETTIN, Eduardo. Cadernos de Cinema do Professor Dois. São Paulo, SP; Fundação para Desenvolvimento da Educação, 2009. NÖTH, Winfried. Panorama da Semiótica: de Platão a Peirce. São Paulo, Annablume, 1995. PIGNATARI, Décio. Semiótica & literatura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. SANTAELLA, Lúcia. Teoria geral dos signos. São Paulo: Pioneira, 2000. VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTE , Anne. Ensaio Sobre análise Fílmica. São Paulo: Papirus, 2006. XAVIER, Ismail. Cinema Brasileiro Moderno. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26793/4/AM12042023.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26793/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26793/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26793/1/AM12042023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98c76a1c9a076d36a749f0e6fdf4a828 e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 94681095f8acf75798efcea2820fe2c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562289517363200 |