Antonio Dias e os papéis do Nepal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rebeca Araújo de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26359
Resumo: Esta pesquisa enfoca a obra do artista contemporâneo Antonio Dias (1944-2018), precisamente a experiência coletiva de produção da série Papéis do Nepal, iniciada em incursão à Barabishe no final da década de 1970. Em prol do aprofundamento investigativo, três trabalhos que compõe o conjunto são colocados em relevo para análise: O Lugar do Trabalho, 1977; Martelando Muros, 1977; e Dança, 1977/78. O estudo, de viés histórico e documental, teve como recursos metodológicos centrais para seu desenvolvimento: revisão bibliográfica relativa à obra de Dias e ao contexto sociocultural no qual se inscreve; pesquisa em arquivos, acervos de museus, coleções públicas/ particulares e reservas técnicas que preservam a produção e os documentos de memória do artista; realização de entrevistas semiestruturadas com seus contemporâneos e familiares; pesquisa de campo nas cidades brasileiras que compõe sua a trajetória e detêm instituições que salvaguardam sua obra – Campina Grande, Rio de Janeiro e São Paulo. A dissertação tem como objetivo central discutir a experiência de convívio criativo entre esse artista vanguardista e os artesãos nepaleses, dimensionando como essa vivência interterritorial/cultural criou condições para a concretização da vontade de potência em Antonio Dias, na perspectiva filosófica nietzschiana. Os primeiros anos de carreira do artista (1963- 1976) são retomados no texto com intuito de contextualizar e historicizar as vontades e escolhas que conduziram o artista a produzir os Papéis do Nepal até o final de seu percurso artístico.
id UFPB-2_94e4112452676f3de332335678bfa2da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/26359
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-02-24T12:48:24Z2022-09-162023-02-24T12:48:24Z2021-02-18https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26359Esta pesquisa enfoca a obra do artista contemporâneo Antonio Dias (1944-2018), precisamente a experiência coletiva de produção da série Papéis do Nepal, iniciada em incursão à Barabishe no final da década de 1970. Em prol do aprofundamento investigativo, três trabalhos que compõe o conjunto são colocados em relevo para análise: O Lugar do Trabalho, 1977; Martelando Muros, 1977; e Dança, 1977/78. O estudo, de viés histórico e documental, teve como recursos metodológicos centrais para seu desenvolvimento: revisão bibliográfica relativa à obra de Dias e ao contexto sociocultural no qual se inscreve; pesquisa em arquivos, acervos de museus, coleções públicas/ particulares e reservas técnicas que preservam a produção e os documentos de memória do artista; realização de entrevistas semiestruturadas com seus contemporâneos e familiares; pesquisa de campo nas cidades brasileiras que compõe sua a trajetória e detêm instituições que salvaguardam sua obra – Campina Grande, Rio de Janeiro e São Paulo. A dissertação tem como objetivo central discutir a experiência de convívio criativo entre esse artista vanguardista e os artesãos nepaleses, dimensionando como essa vivência interterritorial/cultural criou condições para a concretização da vontade de potência em Antonio Dias, na perspectiva filosófica nietzschiana. Os primeiros anos de carreira do artista (1963- 1976) são retomados no texto com intuito de contextualizar e historicizar as vontades e escolhas que conduziram o artista a produzir os Papéis do Nepal até o final de seu percurso artístico.No abstract.RESUMEN. Esta investigación se centra en la obra del artista contemporáneo Antonio Dias, precisamente en la experiencia colectiva de producir la serie Papeles del Nepal. Se enumeraron tres trabajos para hacer posible la investigación: O Lugar do Trabalho, 1977; Martelando Muros, 1977; y Dance, 1977/78. El estudio que incluye un sesgo histórico y documental accedió a datos de archivos, colecciones en museos, videos, imágenes, obras visualizadas en exposiciones y reservas técnicas, entrevistas a contemporáneos y familiares del artista, también caracterizado como investigación de campo. El punto principal es comprender la experiencia de convivencia creativa entre el artista y los artesanos nepaleses que incluye la realización de la voluntad de poder en Antonio Dias. Retomaré los primeros años de carrera de Dias 1963-1976 con miras a dibujar parámetros de aprehensión de los Papeles del Nepal, contextualizando e historizando los deseos y elecciones del artista.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-24T11:00:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RebecaAraújoDeSouza_Dissert.pdf: 11301563 bytes, checksum: 9cb8001f496354646dc0bf801a3007c8 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-24T12:48:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RebecaAraújoDeSouza_Dissert.pdf: 11301563 bytes, checksum: 9cb8001f496354646dc0bf801a3007c8 (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-24T12:48:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RebecaAraújoDeSouza_Dissert.pdf: 11301563 bytes, checksum: 9cb8001f496354646dc0bf801a3007c8 (MD5) Previous issue date: 2021-02-18Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal da ParaíbaPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPBBrasilArtes VisuaisAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICAArte contemporâneaAntonio DiasPapéis do Nepal - ObrasContemporary artNepal papers - WorksArtes manuaisProdução artística coletivaTrajetória artísticaVontade de potênciaPapel hecho a manoTrabajo manualExperiencia colectivaVoluntad de poderAntonio Dias e os papéis do Nepalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLehmkuhl, Lucienehttp://lattes.cnpq.br/943133362140451309527259401http://lattes.cnpq.br/8403189441670160Souza, Rebeca Araújo dereponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTRebecaAraújoDeSouza_Dissert.pdf.txtRebecaAraújoDeSouza_Dissert.pdf.txtExtracted texttext/plain235020https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26359/4/RebecaAra%c3%bajoDeSouza_Dissert.pdf.txt3981ac0c576da159b1571112a4a523a7MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26359/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26359/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALRebecaAraújoDeSouza_Dissert.pdfRebecaAraújoDeSouza_Dissert.pdfapplication/pdf11301563https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26359/1/RebecaAra%c3%bajoDeSouza_Dissert.pdf9cb8001f496354646dc0bf801a3007c8MD51123456789/263592023-05-22 09:36:46.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Antonio Dias e os papéis do Nepal
title Antonio Dias e os papéis do Nepal
spellingShingle Antonio Dias e os papéis do Nepal
Souza, Rebeca Araújo de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Arte contemporânea
Antonio Dias
Papéis do Nepal - Obras
Contemporary art
Nepal papers - Works
Artes manuais
Produção artística coletiva
Trajetória artística
Vontade de potência
Papel hecho a mano
Trabajo manual
Experiencia colectiva
Voluntad de poder
title_short Antonio Dias e os papéis do Nepal
title_full Antonio Dias e os papéis do Nepal
title_fullStr Antonio Dias e os papéis do Nepal
title_full_unstemmed Antonio Dias e os papéis do Nepal
title_sort Antonio Dias e os papéis do Nepal
author Souza, Rebeca Araújo de
author_facet Souza, Rebeca Araújo de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lehmkuhl, Luciene
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9431333621404513
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09527259401
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8403189441670160
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rebeca Araújo de
contributor_str_mv Lehmkuhl, Luciene
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Arte contemporânea
Antonio Dias
Papéis do Nepal - Obras
Contemporary art
Nepal papers - Works
Artes manuais
Produção artística coletiva
Trajetória artística
Vontade de potência
Papel hecho a mano
Trabajo manual
Experiencia colectiva
Voluntad de poder
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Antonio Dias
Papéis do Nepal - Obras
Contemporary art
Nepal papers - Works
Artes manuais
Produção artística coletiva
Trajetória artística
Vontade de potência
Papel hecho a mano
Trabajo manual
Experiencia colectiva
Voluntad de poder
description Esta pesquisa enfoca a obra do artista contemporâneo Antonio Dias (1944-2018), precisamente a experiência coletiva de produção da série Papéis do Nepal, iniciada em incursão à Barabishe no final da década de 1970. Em prol do aprofundamento investigativo, três trabalhos que compõe o conjunto são colocados em relevo para análise: O Lugar do Trabalho, 1977; Martelando Muros, 1977; e Dança, 1977/78. O estudo, de viés histórico e documental, teve como recursos metodológicos centrais para seu desenvolvimento: revisão bibliográfica relativa à obra de Dias e ao contexto sociocultural no qual se inscreve; pesquisa em arquivos, acervos de museus, coleções públicas/ particulares e reservas técnicas que preservam a produção e os documentos de memória do artista; realização de entrevistas semiestruturadas com seus contemporâneos e familiares; pesquisa de campo nas cidades brasileiras que compõe sua a trajetória e detêm instituições que salvaguardam sua obra – Campina Grande, Rio de Janeiro e São Paulo. A dissertação tem como objetivo central discutir a experiência de convívio criativo entre esse artista vanguardista e os artesãos nepaleses, dimensionando como essa vivência interterritorial/cultural criou condições para a concretização da vontade de potência em Antonio Dias, na perspectiva filosófica nietzschiana. Os primeiros anos de carreira do artista (1963- 1976) são retomados no texto com intuito de contextualizar e historicizar as vontades e escolhas que conduziram o artista a produzir os Papéis do Nepal até o final de seu percurso artístico.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-18
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-16
2023-02-24T12:48:24Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-24T12:48:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26359
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Artes Visuais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26359/4/RebecaAra%c3%bajoDeSouza_Dissert.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26359/3/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26359/2/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26359/1/RebecaAra%c3%bajoDeSouza_Dissert.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3981ac0c576da159b1571112a4a523a7
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
9cb8001f496354646dc0bf801a3007c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562284349980672