Panorama teórico-analítico-sintético sobre a adoção de facetas no contexto da organização do conhecimento
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Data de Publicação: | 2019 |
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Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25417 |
Resumo: | Apresenta um panorama de uso de facetas na organização da informação, entre ambientes físicos e digitais. Fundamenta-se no contexto da organização do conhecimento, encarada como o arcabouço mais importante na teórica da organização da informação, e enfatiza-se na teoria da classificação facetada do indiano Ranganathan (1892-1972). Aborda três pontos básicos de discussão sobre a teoria ranganathiana: as cinco categorias fundamentais, personalidade-matéria-energia-espaço-tempo; a multidimensionalidade sistemática; e os cânones de renques e de cadeias de classes. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, para identificar ambientes que usam facetas, e bibliográfica. Resulta que a maioria dos modelos de facetação está aplicado em ambientes digitais, que são modelos puramente acadêmico-profissionais, que os sistemas documentários (físicos) foram os suportes de aplicação mais adotados, que se identificaram modelos no período de 1933 até 2017 e que a categoria fundamental [Personalidade] foi a mais citada. Concluiu-se que a presença de facetas em sistemas de organização do conhecimento promulga que um mesmo produto tenha interpretações diferentes em uma mesma taxonomia, formaliza a multidimensionalidade idealizada na teoria da classificação facetada de Ranganathan, mas sem segui-la na íntegra por vezes, adota mnemônicas personalizadas e mostra que os ambientes onde são adotadas variam entre físicos e digitais, das bibliotecas físicas aos repositórios digitais |
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Is based on the context of the organization of knowledge, which is regarded as the most important framework in the theory of information organization, and is emphasized in Ranganathan's theory of faceted classification (1892-1972). Addresses three basic points of discussion about ranganathan theory: the five fundamental categories, personality-matter-energy-space-time; systematic multidimensionality; and the canons of ranks and class chains. Is characterized as an exploratory research, to identify environments that use facets, and bibliographical. The results are that most of the factional models are applied in digital environments, which are purely academic-professional models, that the documentary (physical) systems were the most adopted application supports, that models were identified in the period from 1933 to 2017 and that the fundamental category [Personality] was the most cited. Was concluded that the presence of facets in systems of knowledge organization promulgate that the same product have different interpretations in the same taxonomy, formalizes the multidimensionality idealized in Ranganathan's theory of the faceted classification, but without being followed in full in some cases, adopts custom mnemonics and shows that the environments where they are adopted vary from physical to digital, from physical libraries to digital repositoriesSubmitted by Natanael Carvalho (carvalhon31@gmail.com) on 2022-11-07T17:53:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Actas_Del_IV_Congreso_ISKO_Zeny_Panorama teórico-analítico-sintético (1).pdf: 3528119 bytes, checksum: 3c1340b67c08066d3cefd13291975025 (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-07T17:53:04Z (GMT). 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