Aguadas com anilina e nanquim: a inclusão de pessoas com deficiência na escolinha de arte do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Ediel Barbalho de Andrade
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26281
Resumo: A Escolinha de Arte do Recife (EAR) é uma instituição fundada em 1953, na efervescência do Movimento Escolinha de Arte, idealizada por pensadores alinhados à Escola nova. A Instituição recifense seguiu os moldes da Escolinha de Arte do Brasil, no Rio de Janeiro, e ampliou sua atuação no campo da arte/educação ao acolher pessoas com deficiência (PCD). Em sua trajetória, recebeu um público diversificado, porém ao consultarmos informações sobre as pessoas artistas com deficiência, deparamo-nos com a ausência de registros e estudos que tratassem da memória desses estudantes artistas e de seus processos formativos em arte. Diante dessa problemática, nós nos propomos a investigar a presença desse público na instituição a fim de compreender aspectos do processo de inclusão e formação de pessoas com deficiência na EAR. Fundamentados no pensamento filosófico, observamos como funciona a relação de poder que marginalizou os corpos abjetos e suas experiências em arte. Compreendemos, também, alguns aspectos históricos sobre a educação para PCD e sobre a acessibilidade, para podermos elaborar nosso pensamento sobre a perspectiva de inclusão da EAR e sobre as suas práticas arte/educativas. Nossa investigação cartográfica foi sendo constituída como uma aguada com anilina e nanquim, com pinceladas, a partir da pesquisa documental. As informações coletadas em fichas, memórias de arte/educadoras e registros de produções artísticas de três artistas que vivenciaram experiências estéticas, no período de 1997 a 2019, direcionaram nossa compreensão sobre os processos inclusivos e formativos analisados. Referendados em registros bibliográficos e registros verbais, constatamos que a Instituição, embora tenha acolhido uma diversidade de especificidades, não foi inclusiva com todas elas. O ensino da arte na perspectiva inclusiva, que visa à superação de barreiras, possibilitando a acessibilidade e a inclusão de fato, por motivos peculiares pode ser considerado inclusivo para as pessoas com deficiência intelectual. Assim sendo, passamos a analisar as experiências artísticas na Instituição como provocadoras de processos mentais criativos, que proporcionavam aos estudantes momentos de (re)elaboração de conceitos, sentimentos e identidades artísticas. Na busca por uma resposta para nosso problema de pesquisa, outros questionamentos foram surgindo entre as pinceladas que fomos fazendo.
id UFPB-2_a5e65ff2cd2eddb9d8bcb94058ba00cf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/26281
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-02-13T17:11:48Z2022-10-242023-02-13T17:11:48Z2022-08-15https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26281A Escolinha de Arte do Recife (EAR) é uma instituição fundada em 1953, na efervescência do Movimento Escolinha de Arte, idealizada por pensadores alinhados à Escola nova. A Instituição recifense seguiu os moldes da Escolinha de Arte do Brasil, no Rio de Janeiro, e ampliou sua atuação no campo da arte/educação ao acolher pessoas com deficiência (PCD). Em sua trajetória, recebeu um público diversificado, porém ao consultarmos informações sobre as pessoas artistas com deficiência, deparamo-nos com a ausência de registros e estudos que tratassem da memória desses estudantes artistas e de seus processos formativos em arte. Diante dessa problemática, nós nos propomos a investigar a presença desse público na instituição a fim de compreender aspectos do processo de inclusão e formação de pessoas com deficiência na EAR. Fundamentados no pensamento filosófico, observamos como funciona a relação de poder que marginalizou os corpos abjetos e suas experiências em arte. Compreendemos, também, alguns aspectos históricos sobre a educação para PCD e sobre a acessibilidade, para podermos elaborar nosso pensamento sobre a perspectiva de inclusão da EAR e sobre as suas práticas arte/educativas. Nossa investigação cartográfica foi sendo constituída como uma aguada com anilina e nanquim, com pinceladas, a partir da pesquisa documental. As informações coletadas em fichas, memórias de arte/educadoras e registros de produções artísticas de três artistas que vivenciaram experiências estéticas, no período de 1997 a 2019, direcionaram nossa compreensão sobre os processos inclusivos e formativos analisados. Referendados em registros bibliográficos e registros verbais, constatamos que a Instituição, embora tenha acolhido uma diversidade de especificidades, não foi inclusiva com todas elas. O ensino da arte na perspectiva inclusiva, que visa à superação de barreiras, possibilitando a acessibilidade e a inclusão de fato, por motivos peculiares pode ser considerado inclusivo para as pessoas com deficiência intelectual. Assim sendo, passamos a analisar as experiências artísticas na Instituição como provocadoras de processos mentais criativos, que proporcionavam aos estudantes momentos de (re)elaboração de conceitos, sentimentos e identidades artísticas. Na busca por uma resposta para nosso problema de pesquisa, outros questionamentos foram surgindo entre as pinceladas que fomos fazendo.No abstract.RESUMEN. La Escolinha de Arte do Recife (EAR) es una institución fundada en 1953, en la efervescencia del Movimiento Escolinha de Arte, idealizado por pensadores alineados a la Escuela nueva. La institución recifense siguió los moldes de la Escolinha de Arte do Brasil, en Río de Janeiro, y amplió su actuación en el campo del arte/educación al acoger personas con discapacidad (PCD). En su trayectoria la institución recibió un público diverso, pero al consultar informaciones sobre las personas artistas con discapacidad nos deparamos con la ausencia de registros y estudios que trataran de la memoria de esos estudiantes artistas y de sus procesos formativos en arte. Ante esta problemática nos proponemos investigar la presencia de ese público en la institución a fin de comprender aspectos del proceso de inclusión y formación de personas con discapacidad en la EAR. Fundamentados en el pensamiento filosófico observamos cómo funciona la relación de poder que margina los cuerpos abyectos y sus experiencias en arte. También comprendemos algunos aspectos históricos sobre la educación para la PCD y sobre la accesibilidad, para que podamos elaborar nuestro pensamiento sobre la perspectiva de inclusión de la EAR y sobre sus prácticas arte/educativas. Nuestra investigación cartográfica fue siendo constituida como una aguada con anilina y nanquim, con pinceladas a partir de la investigación documental. La información recogida en fichas, memorias de arte/educadoras y registros de producciones artísticas de tres artistas que experimentaron experiencias estéticas en el período de 1997 a 2019, dirigieron nuestra comprensión sobre los procesos inclusivos y formativos analizados. Refrendados en registros bibliográficos y registros verbales vimos que la institución, aunque haya acogido una diversidad de especificidades, no fue inclusiva de todas ellas. La enseñanza del arte en la perspectiva inclusiva, que busca la superación de barreras, posibilitando la accesibilidad y la inclusión de hecho, por motivos peculiares puede ser considerado inclusivo para las personas con discapacidad intelectual. Siendo así pasamos a analizar las experiencias artísticas en la institución como provocadoras de procesos mentales creativos, que proporcionaba a los estudiantes momentos de (re)elaboración de conceptos, sentimientos e identidades artísticas. En la búsqueda de una respuesta para nuestro problema de investigación, otros cuestionamientos fueron surgiendo entre las pinceladas que fuimos haciendo.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-09T16:37:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EdielBarbalhoDeAndradeMoura_Dissert.pdf: 65263120 bytes, checksum: 6075a28598e14455a73f23f87db12981 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-13T17:11:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EdielBarbalhoDeAndradeMoura_Dissert.pdf: 65263120 bytes, checksum: 6075a28598e14455a73f23f87db12981 (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-13T17:11:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EdielBarbalhoDeAndradeMoura_Dissert.pdf: 65263120 bytes, checksum: 6075a28598e14455a73f23f87db12981 (MD5) Previous issue date: 2022-08-15NenhumaporUniversidade Federal da ParaíbaPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPBBrasilArtes VisuaisAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICAEscolinha de arteRecife - ArtesArtes visuaisInclusãoAcessibilidadeArt schoolRecife - ArtsVisual artsInclusionAccessibilityArtes visualesInclusiónAccesibilidadAguadas com anilina e nanquim: a inclusão de pessoas com deficiência na escolinha de arte do Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSilva, Maria Betânia ehttp://lattes.cnpq.br/053146623332091206170908408http://lattes.cnpq.br/9468327713195742Moura, Ediel Barbalho de Andradereponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTEdielBarbalhoDeAndradeMoura_Dissert.pdf.txtEdielBarbalhoDeAndradeMoura_Dissert.pdf.txtExtracted texttext/plain316262https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26281/4/EdielBarbalhoDeAndradeMoura_Dissert.pdf.txtee7adc781cd7deb80061a2277c48f6ecMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26281/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26281/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALEdielBarbalhoDeAndradeMoura_Dissert.pdfEdielBarbalhoDeAndradeMoura_Dissert.pdfapplication/pdf65263120https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26281/1/EdielBarbalhoDeAndradeMoura_Dissert.pdf6075a28598e14455a73f23f87db12981MD51123456789/262812023-05-22 10:05:31.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aguadas com anilina e nanquim: a inclusão de pessoas com deficiência na escolinha de arte do Recife
title Aguadas com anilina e nanquim: a inclusão de pessoas com deficiência na escolinha de arte do Recife
spellingShingle Aguadas com anilina e nanquim: a inclusão de pessoas com deficiência na escolinha de arte do Recife
Moura, Ediel Barbalho de Andrade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Escolinha de arte
Recife - Artes
Artes visuais
Inclusão
Acessibilidade
Art school
Recife - Arts
Visual arts
Inclusion
Accessibility
Artes visuales
Inclusión
Accesibilidad
title_short Aguadas com anilina e nanquim: a inclusão de pessoas com deficiência na escolinha de arte do Recife
title_full Aguadas com anilina e nanquim: a inclusão de pessoas com deficiência na escolinha de arte do Recife
title_fullStr Aguadas com anilina e nanquim: a inclusão de pessoas com deficiência na escolinha de arte do Recife
title_full_unstemmed Aguadas com anilina e nanquim: a inclusão de pessoas com deficiência na escolinha de arte do Recife
title_sort Aguadas com anilina e nanquim: a inclusão de pessoas com deficiência na escolinha de arte do Recife
author Moura, Ediel Barbalho de Andrade
author_facet Moura, Ediel Barbalho de Andrade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria Betânia e
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0531466233320912
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 06170908408
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9468327713195742
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Ediel Barbalho de Andrade
contributor_str_mv Silva, Maria Betânia e
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Escolinha de arte
Recife - Artes
Artes visuais
Inclusão
Acessibilidade
Art school
Recife - Arts
Visual arts
Inclusion
Accessibility
Artes visuales
Inclusión
Accesibilidad
dc.subject.por.fl_str_mv Escolinha de arte
Recife - Artes
Artes visuais
Inclusão
Acessibilidade
Art school
Recife - Arts
Visual arts
Inclusion
Accessibility
Artes visuales
Inclusión
Accesibilidad
description A Escolinha de Arte do Recife (EAR) é uma instituição fundada em 1953, na efervescência do Movimento Escolinha de Arte, idealizada por pensadores alinhados à Escola nova. A Instituição recifense seguiu os moldes da Escolinha de Arte do Brasil, no Rio de Janeiro, e ampliou sua atuação no campo da arte/educação ao acolher pessoas com deficiência (PCD). Em sua trajetória, recebeu um público diversificado, porém ao consultarmos informações sobre as pessoas artistas com deficiência, deparamo-nos com a ausência de registros e estudos que tratassem da memória desses estudantes artistas e de seus processos formativos em arte. Diante dessa problemática, nós nos propomos a investigar a presença desse público na instituição a fim de compreender aspectos do processo de inclusão e formação de pessoas com deficiência na EAR. Fundamentados no pensamento filosófico, observamos como funciona a relação de poder que marginalizou os corpos abjetos e suas experiências em arte. Compreendemos, também, alguns aspectos históricos sobre a educação para PCD e sobre a acessibilidade, para podermos elaborar nosso pensamento sobre a perspectiva de inclusão da EAR e sobre as suas práticas arte/educativas. Nossa investigação cartográfica foi sendo constituída como uma aguada com anilina e nanquim, com pinceladas, a partir da pesquisa documental. As informações coletadas em fichas, memórias de arte/educadoras e registros de produções artísticas de três artistas que vivenciaram experiências estéticas, no período de 1997 a 2019, direcionaram nossa compreensão sobre os processos inclusivos e formativos analisados. Referendados em registros bibliográficos e registros verbais, constatamos que a Instituição, embora tenha acolhido uma diversidade de especificidades, não foi inclusiva com todas elas. O ensino da arte na perspectiva inclusiva, que visa à superação de barreiras, possibilitando a acessibilidade e a inclusão de fato, por motivos peculiares pode ser considerado inclusivo para as pessoas com deficiência intelectual. Assim sendo, passamos a analisar as experiências artísticas na Instituição como provocadoras de processos mentais criativos, que proporcionavam aos estudantes momentos de (re)elaboração de conceitos, sentimentos e identidades artísticas. Na busca por uma resposta para nosso problema de pesquisa, outros questionamentos foram surgindo entre as pinceladas que fomos fazendo.
publishDate 2022
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-24
2023-02-13T17:11:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-13T17:11:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26281
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Artes Visuais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26281/4/EdielBarbalhoDeAndradeMoura_Dissert.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26281/3/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26281/2/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26281/1/EdielBarbalhoDeAndradeMoura_Dissert.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ee7adc781cd7deb80061a2277c48f6ec
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
6075a28598e14455a73f23f87db12981
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562282989977600