Puçá.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Layla Gabrielle Carlos de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27678
Resumo: Neste trabalho de Conclusão de Curso no Bacharelado em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba procurei investigar experimentações dentro da linguagem da pintura com suportes não convencionais e uso de materiais variados. Utilizei o tecido da rede de balanço como base para as pinturas que desenvolvo desde 2018. Neste trabalho, explanei o processo de produção das obras "Lelê" (2018) e"Júlia" (2019) até chegar no trabalho principal "Puçá" (2021), uma pintura-instalação ativada pelo público. O objetivo do trabalho é criar uma correlação entre técnica e os conceitos abstratos que permeiam os meus trabalhos de pintura, como a memória. Foi utilizado como fundamentação teórica o conceito de vedação, objeto-pintura e pintura-mole da artista Leda Catunda (CATUNDA, 2003); os penetráveis de Oiticica refletidos através dos escritos do artista (OITICICA apud FERREIRA, 2006); os conceitos filosóficos geradores do trabalho como o rizoma (DELEUZE, 1995),memória coletiva (HALBWACHS, 1968), história material e cotidiano (HELLER, 1929). Como resultado, analisei a minha produção em pintura com o uso de objetos-moles, vedações e a técnica incorporado ao conceito.
id UFPB-2_a90eff6c862caada238288b352b1bf0f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/27678
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-08-10T17:16:35Z2023-07-192023-08-10T17:16:35Z2023-07-06https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27678Neste trabalho de Conclusão de Curso no Bacharelado em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba procurei investigar experimentações dentro da linguagem da pintura com suportes não convencionais e uso de materiais variados. Utilizei o tecido da rede de balanço como base para as pinturas que desenvolvo desde 2018. Neste trabalho, explanei o processo de produção das obras "Lelê" (2018) e"Júlia" (2019) até chegar no trabalho principal "Puçá" (2021), uma pintura-instalação ativada pelo público. O objetivo do trabalho é criar uma correlação entre técnica e os conceitos abstratos que permeiam os meus trabalhos de pintura, como a memória. Foi utilizado como fundamentação teórica o conceito de vedação, objeto-pintura e pintura-mole da artista Leda Catunda (CATUNDA, 2003); os penetráveis de Oiticica refletidos através dos escritos do artista (OITICICA apud FERREIRA, 2006); os conceitos filosóficos geradores do trabalho como o rizoma (DELEUZE, 1995),memória coletiva (HALBWACHS, 1968), história material e cotidiano (HELLER, 1929). Como resultado, analisei a minha produção em pintura com o uso de objetos-moles, vedações e a técnica incorporado ao conceito.In this Completion Paper of bachelor's degree in Visual Artes at the Federal University of Paraíba, I sought to investigate experiments within the language of painting with unconventional supports and the use of varied materials. I used the fabric of the hammock as a base for the paintings I have been developing since 2018. In this paper, I explained the production process of the works "Lelê" (2018) and "Júlia" (2019) until arriving at the main work "Puçá" (2021), a painting-installation activated by the public. The objective of this work is to create a correlation between the technique and the abstract concept that are part of my painting, like the memory. As theoretical basis, this paper discusses the concepts of sealing, object-painting and soft-painting by the artist Leda Catunda (CATUNDA, 2003); the Oiticica's Penetrables reflected through the artist's writings (OITICICA apud FERREIRA, 2006); the philosophical concepts that generates this paper such as the rhizome (DELEUZE, 1995), collective memory (HALBWACHS, 1968), material and everyday history (HELLER, 1929). As a result, I analyzed my painting production using soft objects, sealings and the technique incorporated into the concept.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-10T17:16:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LGCO19072323.pdf: 4698977 bytes, checksum: 982994e6c5e279093b54c39b3ea08d32 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-10T17:16:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LGCO19072323.pdf: 4698977 bytes, checksum: 982994e6c5e279093b54c39b3ea08d32 (MD5) Previous issue date: 2023-07-06porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilComunicaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESArtes visuaisPintura contemporâneaPintura-molePintura-instalaçãoMemóriaPuçá.Puçá.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCosta, Robson Xavier da08561367431Oliveira, Layla Gabrielle Carlos deBAMONTE, J. L. B. M. A obra de Leda Catunda: processo de criação e raciocínios femininos a partir de uma entrevista. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18279. Acesso em: jun. 2022. CATUNDA, Leda. Poética da Maciez: pinturas e objetos. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v.1. São Paulo: Ed. 34, 2004. FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 9.ed. Rio de Janeiro: Vértice, 2017. HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 10.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016. JACQUES, Paola Berenstein. Estética da Ginga: a arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. 4.ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2011. MONTEIRO, Fabiana Della Coletta. Da geração 80 na arte contemporânea brasileira: profissionalização e permanência no ambiente artístico paulista. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. REINALDIM, Ivair Junior. Arte e crítica de arte na década de 1980: vínculos possíveis entre o debate teórico internacional e os discursos críticos no Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. REINALDIM, Ivair Junior. Moto Contínuo: uma visão expandida da arte brasileira na década de 1980. In: COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 28., 2009. Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2009. Disponível em: http://www.cbha.art.br/coloquios/2008/anais.pdf. Acesso em: jun. 2022reponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTLGCO19072323.pdf.txtLGCO19072323.pdf.txtExtracted texttext/plain59832https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27678/4/LGCO19072323.pdf.txt5e642921c5aa9f2b381769b6a684834eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27678/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27678/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALLGCO19072323.pdfLGCO19072323.pdfapplication/pdf4698977https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27678/1/LGCO19072323.pdf982994e6c5e279093b54c39b3ea08d32MD51123456789/276782023-08-11 03:03:41.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Puçá.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Puçá.
title Puçá.
spellingShingle Puçá.
Oliveira, Layla Gabrielle Carlos de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Artes visuais
Pintura contemporânea
Pintura-mole
Pintura-instalação
Memória
title_short Puçá.
title_full Puçá.
title_fullStr Puçá.
title_full_unstemmed Puçá.
title_sort Puçá.
author Oliveira, Layla Gabrielle Carlos de
author_facet Oliveira, Layla Gabrielle Carlos de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Robson Xavier da
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 08561367431
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Layla Gabrielle Carlos de
contributor_str_mv Costa, Robson Xavier da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Artes visuais
Pintura contemporânea
Pintura-mole
Pintura-instalação
Memória
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Pintura contemporânea
Pintura-mole
Pintura-instalação
Memória
description Neste trabalho de Conclusão de Curso no Bacharelado em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba procurei investigar experimentações dentro da linguagem da pintura com suportes não convencionais e uso de materiais variados. Utilizei o tecido da rede de balanço como base para as pinturas que desenvolvo desde 2018. Neste trabalho, explanei o processo de produção das obras "Lelê" (2018) e"Júlia" (2019) até chegar no trabalho principal "Puçá" (2021), uma pintura-instalação ativada pelo público. O objetivo do trabalho é criar uma correlação entre técnica e os conceitos abstratos que permeiam os meus trabalhos de pintura, como a memória. Foi utilizado como fundamentação teórica o conceito de vedação, objeto-pintura e pintura-mole da artista Leda Catunda (CATUNDA, 2003); os penetráveis de Oiticica refletidos através dos escritos do artista (OITICICA apud FERREIRA, 2006); os conceitos filosóficos geradores do trabalho como o rizoma (DELEUZE, 1995),memória coletiva (HALBWACHS, 1968), história material e cotidiano (HELLER, 1929). Como resultado, analisei a minha produção em pintura com o uso de objetos-moles, vedações e a técnica incorporado ao conceito.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-10T17:16:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-19
2023-08-10T17:16:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27678
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv BAMONTE, J. L. B. M. A obra de Leda Catunda: processo de criação e raciocínios femininos a partir de uma entrevista. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18279. Acesso em: jun. 2022. CATUNDA, Leda. Poética da Maciez: pinturas e objetos. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v.1. São Paulo: Ed. 34, 2004. FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 9.ed. Rio de Janeiro: Vértice, 2017. HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 10.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016. JACQUES, Paola Berenstein. Estética da Ginga: a arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. 4.ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2011. MONTEIRO, Fabiana Della Coletta. Da geração 80 na arte contemporânea brasileira: profissionalização e permanência no ambiente artístico paulista. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. REINALDIM, Ivair Junior. Arte e crítica de arte na década de 1980: vínculos possíveis entre o debate teórico internacional e os discursos críticos no Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. REINALDIM, Ivair Junior. Moto Contínuo: uma visão expandida da arte brasileira na década de 1980. In: COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 28., 2009. Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2009. Disponível em: http://www.cbha.art.br/coloquios/2008/anais.pdf. Acesso em: jun. 2022
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27678/4/LGCO19072323.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27678/3/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27678/2/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27678/1/LGCO19072323.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e642921c5aa9f2b381769b6a684834e
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
982994e6c5e279093b54c39b3ea08d32
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562300138389504