Assistência estudantil e evasão dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Maria Eduarda Martins do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27960
Resumo: A assistência estudantil universitária foi instituída com o intuito de fornecer aos alunos de baixa renda, condições socioeconômicas para manter-se na universidade, ou seja, toda essa assistência ofertada aos estudantes vulneráveis financeiramente tem por objetivo diminuir os índices de evasão, contribuindo assim, para a permanência universitária e conclusão dos estudos. Nesse contexto, o presente trabalho apresentou como objetivo averiguar se o Programa de Assistência Estudantil tem contribuído para evitar a evasão acadêmica no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba - CAMPUS IV. A pesquisa se caracterizou como descritiva, tendo como procedimentos estudos bibliográficos e aplicação e análise do questionário que foi aplicado eletronicamente pela plataforma Google Forms juntos aos alunos do referido curso. Esta pesquisa torna-se relevante porque buscou identificar a importância de programas inclusivos, como os observados na Assistência Estudantil, que de forma direta ou indireta, contribuem para a permanência do discente na educação superior brasileira, auferindo condições materiais e financeiras para prosseguir seus estudos e assim, concluí-los. Para fundamentação teórica deste artigo foram escolhidos: Texeira (2002); Imperatori (2017); Alvarez, Radaeli (2016); Aquino, Forezena (2019); dentre outros, a fim dar suporte na análise dos resultados. As informações colhidas apontaram que para os discentes, o acesso à assistência estudantil, tem contribuído para que esses se mantenham no curso evitando a evasão. Portanto, a assistência estudantil constitui como uma ferramenta importante na construção de possibilidades para superar as desigualdades e permitir permanência desse alunado na educação superior.
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Esta pesquisa torna-se relevante porque buscou identificar a importância de programas inclusivos, como os observados na Assistência Estudantil, que de forma direta ou indireta, contribuem para a permanência do discente na educação superior brasileira, auferindo condições materiais e financeiras para prosseguir seus estudos e assim, concluí-los. Para fundamentação teórica deste artigo foram escolhidos: Texeira (2002); Imperatori (2017); Alvarez, Radaeli (2016); Aquino, Forezena (2019); dentre outros, a fim dar suporte na análise dos resultados. As informações colhidas apontaram que para os discentes, o acesso à assistência estudantil, tem contribuído para que esses se mantenham no curso evitando a evasão. 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