De Baile perfumado a Bacurau: a evolução da produção cinematográfica de Pernambuco como consequência da expansão dos mecanismos de fomento da lei do audiovisual nacional (nº 8.685/1993)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Samara Taiana de Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27091
Resumo: O financiamento cultural no Brasil é historicamente tratado como uma pauta distante das prioridades das agendas políticas. Com efeito, desenvolveu-se um modelo de custeio baseado em leis de concessões de benefícios fiscais para as pessoas físicas e jurídicas financiadoras dos projetos culturais aprovados. Iniciado na Lei Sarney, em 1986, evoluindo até a implementação da Lei do Audiovisual Nacional, em 1993, que é o objeto legislativo analisado pela tese. A partir da expansão dos seus mecanismos de fomento, foi possível financiar as cadeias audiovisuais que, anteriormente, não encontravam condições operacionais necessárias para se desenvolver. É aí que a indústria cinematográfica de Pernambuco começa a se expandir, alcançando o posto de terceiro maior polo produtivo do país, enfim quebrando a hegemonia histórica da produção desenvolvida no eixo Rio-São Paulo. Nesta perspectiva, a tese tem por objetivo geral a propositura de uma reflexão em torno do aumento significativo dos números de peças cinematográficas pernambucanas viabilizadas a partir do processo de fortalecimento da Lei do Audiovisual Nacional (nº 8.685/1993), com especial atenção para o período de maior expansão da atuação da Agência Nacional do Cinema (Ancine), mediante o desenvolvimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O período analisado vai de 1996 até 2019, daí a utilização dos nomes dos filmes que compõem o título. Sendo, portanto, Baile Perfumado, o primeiro, e Bacurau, o último filme pernambucano de grandes projeções financiados pela Lei do Audiovisual Nacional e seus mecanismos de fomento. A pesquisa assume um caráter descritivo, analisando a realidade investigada sem a propositura de um novo modelo de legislação. A metodologia se espelha em uma abordagem dedutiva, e o procedimento escolhido é o monográfico, valendo-se de uma revisão bibliográfica e documental que sustenta as premissas levantadas. Assumindo uma visão qualitativa, ao mesmo tempo em que evoca elementos quantitativos, na forma de três quadros analíticos, a tese conclui reafirmando a premissa levantada, de expansão da produção cinematográfica pernambucana a partir do processo de fortalecimento da Lei do Audiovisual Nacional e seus mecanismos de fomento, contudo, se aparta da interpretação de que a referida legislação se trata de um mecanismo democrático e de acesso facilitado, resultando, portanto, que o fenômeno analisado diz respeito a um caso isolado de boa recepção do mecanismo investigado.
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Nesta perspectiva, a tese tem por objetivo geral a propositura de uma reflexão em torno do aumento significativo dos números de peças cinematográficas pernambucanas viabilizadas a partir do processo de fortalecimento da Lei do Audiovisual Nacional (nº 8.685/1993), com especial atenção para o período de maior expansão da atuação da Agência Nacional do Cinema (Ancine), mediante o desenvolvimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O período analisado vai de 1996 até 2019, daí a utilização dos nomes dos filmes que compõem o título. Sendo, portanto, Baile Perfumado, o primeiro, e Bacurau, o último filme pernambucano de grandes projeções financiados pela Lei do Audiovisual Nacional e seus mecanismos de fomento. A pesquisa assume um caráter descritivo, analisando a realidade investigada sem a propositura de um novo modelo de legislação. A metodologia se espelha em uma abordagem dedutiva, e o procedimento escolhido é o monográfico, valendo-se de uma revisão bibliográfica e documental que sustenta as premissas levantadas. Assumindo uma visão qualitativa, ao mesmo tempo em que evoca elementos quantitativos, na forma de três quadros analíticos, a tese conclui reafirmando a premissa levantada, de expansão da produção cinematográfica pernambucana a partir do processo de fortalecimento da Lei do Audiovisual Nacional e seus mecanismos de fomento, contudo, se aparta da interpretação de que a referida legislação se trata de um mecanismo democrático e de acesso facilitado, resultando, portanto, que o fenômeno analisado diz respeito a um caso isolado de boa recepção do mecanismo investigado.Cultural funding in Brazil is historically treated as a subject distant from the priorities of the political agendas. In fact, a costing model was developed based on laws of fiscal benefits concessions for natural and legal persons that were funders of the approved cultural projects. Initiated with the Law Sarney, in 1986, evolving until the implementation of the Law of National Audiovisual, in 1993, which is the legislative object analyzed by the dissertation. From the expansion of its development mechanisms, it was possible to fund the audiovisual chains that, previously, did not find operational conditions to develop. It is from this that the cinematographic industry of Pernambuco starts to expand, reaching the position of the third biggest productive center of the country, finally breaking the historical hegemony of the production developed in the Rio-São Paulo hub. In this perspective, the dissertation has as the general aim to propose a reflection on the significant increase in the number of cinematographic pieces from Pernambuco made feasible by the strengthening process of the Law of National Audiovisual (No. 8,685/1993), with special attention to the period of greater expansion of the performance of the National Film Agency (Ancine), through the development of the Audiovisual Sectorial Fund (FSA). The analyzed period goes from 1996 until 2019, which explains the use of the film names that compose the title. They are, therefore, Baile Perfumado (Perfumed Ball), the first, and Bacurau, the last film from Pernambuco of great exposure funded by the Law of National Audiovisual and its development mechanisms. The research has a descriptive nature, analyzing the investigated reality without proposing a new model of legislation. The methodology is based on a deductive approach, and the chosen procedure is the monographic, using a bibliographical and document review that sustains the raised premises. Adopting a qualitative view, at the same time that evokes quantitative elements, in the form of three analytical charts, the dissertation concludes by reaffirming the raised premise, of expansion of the cinematographic production from Pernambuco caused by the strengthening process of the Law of National Audiovisual and its respective development mechanisms, however, it is far from the interpretation that the referred legislation is about a democratic and easy to access mechanism, resulting, therefore, that the analyzed phenomenon concerns to an isolated case of a good reception of the investigated mechanism.RESUMEN. El financiamiento cultural en Brasil es tratado historicamente como una agenda alejada de las prioridades de las pautas politicas. En efecto, se desarrolló un modelo de costeo basado en leyes que otorgan beneficios fiscales a las personas naturales y jurídicas que financien los proyectos culturales aprobados. Iniciado en la Ley Sarney, en 1986, evolucionando hasta la implementación de la Ley Audiovisual Nacional, en 1993, que es el objeto legislativo analizado por la tesis. A partir de la ampliación de sus mecanismos de promoción, fue posible financiar las cadenas audiovisuales que, anteriormente, no encontraban las condiciones operativas necesarias para desarrollarse. Es entonces cuando la industria cinematográfica de Pernambuco comienza a expandirse, alcanzando la posición de tercer mayor polo productivo del país, rompiendo finalmente la hegemonía historica de la producción desarrollada en el eje Rio-São Paulo. En esa perspectiva, la tesis tiene como objetivo general proponer una reflexión sobre el aumento significativo del número de piezas cinematográficas pernambucanas posibilitadas a partir del proceso de fortalecimiento de la Ley Audiovisual Nacional (nº 8.685/1993), con especial atención al período de mayor expansión del trabajo de la Agencia Nacional de Cine (Ancine), através del desarrollo del Fondo Sectorial Audiovisual (FSA). El período analizado va desde 1996 hasta 2019, de ahí el uso de los nombres de las películas que componen el título. Así, Baile Perfumado, la primera, y Bacurau, la última película pernambucana con grandes proyecciones financiadas por la Ley Nacional del Audiovisual y sus mecanismos de promoción. La investigación asume un carácter descriptivo, analizando la realidad investigada sin proponer un nuevo modelo de legislación. La metodología se refleja en un enfoque deductivo, y el procedimiento elegido es el monográfico, utilizando una revisión bibliográfica y documental que sustente los supuestos planteados. Asumiendo una mirada cualitativa, al mismo tiempo que evoca elementos cuantitativos, en la forma de tres cuadros analíticos, la tesis concluye reafirmando la premisa planteada, de expansión de la producción cinematográfica pernambucana a partir del proceso de fortalecimiento de la Ley Audiovisual Nacional y sus mecanismos de fomento, sin embargo, parte de la interpretación de que la referida legislación no es un mecanismo democrático y de fácil acceso, resultando, por tanto, que el fenómeno analizado se trata de un caso aislado de buena acogida del mecanismo investigado.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-06-12T11:26:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SamaraTaianaDeLimaSilva_Tese.pdf: 1600443 bytes, checksum: d4e029ea7a0ac2bc3294d4220a3be3be (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-12T11:26:18Z (GMT). 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