Preservação e conservação de fotografias: as condições do acervo das empresas de comunicação do Estado da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Francisco Rodrigues de.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26948
Resumo: A fotografia é considerada na Arquivologia um documento especial, representando o segundo maior número de documentos encontrados em arquivos públicos ou privados. É a forma que as pessoas mais utilizam para registrar os seus momentos: alegrias, festas, família, acontecimentos, fatos históricos e culturais. Por sua natureza, a fotografia analógica é composta por elementos físicos e químicos que são interligados entre si para formar a imagem. O suporte pode ser plástico ou papel, aglutinado com gelatina, com cristais de prata, corantes e pigmentos, a parte sensível a luz. Por isso, é um documento altamente frágil, onde diversos fatores podem acontecer para a sua degradação, o principal deles, é a falta de condições de armazenamento e guarda. Diante disso, este trabalho pretende responder a questão de como se encontra os acervos fotograficos das empresas de comunicação da Paraíba. A escolha por este tema tem a ver com a minha vida profissional, durante mais de 30 anos atuei na imprensa paraibana, principalmente, em jornais impressos, como fotojornalista, e nessa caminhada percebi como o acervo fotográfico era tratado, sem nenhuma condição de guarda e preservação. A pesquisa é de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, e pesquisa de campo com entrevista semiestruturada, uma vez que queremos compreender as condições de preservação e conservação dos acervos. Foi identificado diversos problemas de preservação e conservação, entre eles, a ausência de políticas efetivas de preservação das fotografias, principalmente nas instituições privadas, que não têm o menor interesse em preservar a sua memória social e histórica.
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Diante disso, este trabalho pretende responder a questão de como se encontra os acervos fotograficos das empresas de comunicação da Paraíba. A escolha por este tema tem a ver com a minha vida profissional, durante mais de 30 anos atuei na imprensa paraibana, principalmente, em jornais impressos, como fotojornalista, e nessa caminhada percebi como o acervo fotográfico era tratado, sem nenhuma condição de guarda e preservação. A pesquisa é de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, e pesquisa de campo com entrevista semiestruturada, uma vez que queremos compreender as condições de preservação e conservação dos acervos. Foi identificado diversos problemas de preservação e conservação, entre eles, a ausência de políticas efetivas de preservação das fotografias, principalmente nas instituições privadas, que não têm o menor interesse em preservar a sua memória social e histórica.Photography is considered a special document in Archivology, representing the second largest number of documents found in public or private archives. It is the way that people use most to record their moments: joys, parties, family, events, historical and cultural facts. By its nature, analog photography is composed of physical and chemical elements that are interconnected to form the image. The support can be plastic or paper, agglutinated with gelatin, with silver crystals, dyes and pigments, the part sensitive to light. For this reason, it is a highly fragile document, where several factors can happen for its degradation, the main one being the lack of storage and storage conditions. Therefore, this work intends to answer the question of how is the photographic collection of communication companies in Paraíba. The choice for this theme has to do with my professional life, for over 30 years I worked in the Paraiba press, mainly in printed newspapers, as a photojournalist, and in this journey I realized how the photographic collection was treated, without any condition of guard and preservation. The research is descriptive, with a qualitative approach, and field research with semi-structured interview, since we want to understand the conditions of preservation and conservation of the collections. Several problems of preservation and conservation were identified, among them, the absence of effective policies for the preservation of photographs, especially in private institutions, which have no interest in preserving their social and historical memory.Submitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2023-05-15T19:59:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FRF15052023.pdf: 4244978 bytes, checksum: 95b93b2ea60328aa9d69586ae9dab4e8 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-15T19:59:52Z (GMT). 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