Análise das infâncias negras na afroperspectividade a partir da narrativa do livro" Vida que voa"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teofanes, Maria da Conceição Pereira Alvares
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30647
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar as Infâncias Negras a partir da narrativa literária “ Vida que voa”; como objetivos específicos: 1- Analisar as contribuições da literatura infantil afro-brasileira no processo de construção identitária e relações de poder; 2-Apontar para alguns conceitos de Infâncias negras a partir da perspectiva teórica de Nilma Lino Gomes e Marlene de Araújo( 2023) e em Diego dos Santos Reis ( 2024) e 3-analisar a narrativa literária infantil afro-brasileira “ Vida que voa” de Lena Martins ( 2016). Para isso, a metodologia qualitativa escolhida foi a análise cultural de uma obra literária infantil “ Vida que voa” de Lena Martins, a partir da afroperspectividade de Renato Nogueira, como abordagem filosófica que nos guia para o conceito de infancialização. Estudos apontaram para a possibilidade de fortalecimento da afrocentricidade como perspectiva na academia, como um movimento epistêmico que emanava para a afroperspectiva e possuía na literatura infantil afro-brasileira um importante lugar de investigação, assim como um lugar discursivo de descentralização que também pode colaborar para a construção das infâncias negras. O que nos dá o rumo da pesquisa ao questionarmos analisar as infâncias negras na afroperspectiva, a partir de uma narrativa da literatura infantil afro-brasileira? Encontramos essa tessitura na literatura afro-brasileira como forma de fortalecimento das concepções de infâncias e crianças negras, bem como nas concepções que embasam a utilização dos mesmos e seus significados.
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Estudos apontaram para a possibilidade de fortalecimento da afrocentricidade como perspectiva na academia, como um movimento epistêmico que emanava para a afroperspectiva e possuía na literatura infantil afro-brasileira um importante lugar de investigação, assim como um lugar discursivo de descentralização que também pode colaborar para a construção das infâncias negras. O que nos dá o rumo da pesquisa ao questionarmos analisar as infâncias negras na afroperspectiva, a partir de uma narrativa da literatura infantil afro-brasileira? Encontramos essa tessitura na literatura afro-brasileira como forma de fortalecimento das concepções de infâncias e crianças negras, bem como nas concepções que embasam a utilização dos mesmos e seus significados.The general objective of this study is to analyze Black Childhoods from the literary narrative "Life that flies"; The specific objectives are: 1- To analyze the contributions of Afro-Brazilian children's literature in the process of identity construction and power relations; 2-To point to some concepts of Black Childhoods from the theoretical perspective of Nilma Lino Gomes and Marlene de Araújo (2023) and Diego dos Santos Reis (2024) and 3-Analyze the Afro-Brazilian children's literary narrative.For this, the qualitative methodology chosen was the cultural analysis of a children's literary work "Vida que voa" by Lena Martins, from the afro-perspective as a philosophical approach that guides us to the concept of childhood. Studies pointed to the possibility of strengthening Afrocentricity as a perspective in academia, as an epistemic movement that emanated from the Afro-perspectivity of Renato Nogueira, and had an important place of investigation in Afro-Brazilian children's literature, as well as discursive place of decentralization that can also contribute to the construction of black childhoods. What gives us the direction of the research when we question the analysis of black childhoods in the Afroperspective, based on a narrative of Afro-Brazilian children's literature? We found this fabric in Afro-Brazilian literature as a way of strengthening the conceptions of black childhoods and children, as well as in the conceptions that support their use and their meanings.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-10T17:40:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCPAT05062024.pdf: 975018 bytes, checksum: c0670edb979eb9de3fa2254d0f9075c3 (MD5)Made available in DSpace on 2024-07-10T17:40:52Z (GMT). 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