DA SENZALA AO OLIMPO: REPRESENTAÇÕES DE PERSONAGENS NEGRAS NA POESIA SOCIAL DE CASTRO ALVES E LUIZ GAMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25972 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso propõe analisar a representação de personagens negras na poesia social de Castro Alves e Luiz Gama, ambos considerados poetas abolicionistas; Alves aclamado como o “Poeta dos Escravos” e Luiz Gama, por sua vez, é identificado pela sua vanguarda na luta antiescravagista. A fim de identificar se os dois poetas baianos constroem as personagens negras reforçando ou negando o estereótipo do sujeito negro como subalternizados e inferiorizados, analisaremos os poemas “Lá Vai Verso”, “A cativa”, “Meus Amores”, de Gama, reunidos na obra Primeiras Trovas Burlescas de Getulino (1859); e “A visão dos mortos” (1865), “Quem dá aos pobres empresta a Deus” (1867), “Gonzaga ou a Revolução das Minas” (1875), “A canção do africano” (1863), “O canto de Burg Jargal” (1883), “Bandido negro” (1884) de Alves. Para embasar as nossas análises, recorremos a estudiosos das áreas de crítica literária, história, filosofia, pedagogia. Entre os/as pesquisadores/as, destacamos: Franciane Conceição da Silva, Luiz Felipe de Alencastro, Jean-Yve Mérin, Luís Silva (CUTI), Sueli Carneiro, Antônio Cândido, Lilia Moritz Schwarcz, Heloísa Starling. Ao concluirmos o objetivo proposto, articulamos os resultados desta análise de modo a não descredibilizar a poética social de Luiz Gama e Castro Alves, mas promover um aprofundamento nas poéticas sociais dos autores e uma descolonização dos nossos saberes que, não raras vezes, foram construídos a partir de visões brancocêntricas, carregadas de ideologias racistas e preconceituosas. |
id |
UFPB-2_bba607141db58b58edf65d4c60edd6f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/25972 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-01-25T12:06:09Z2023-01-25T12:06:09Z2022-12https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25972Este trabalho de conclusão de curso propõe analisar a representação de personagens negras na poesia social de Castro Alves e Luiz Gama, ambos considerados poetas abolicionistas; Alves aclamado como o “Poeta dos Escravos” e Luiz Gama, por sua vez, é identificado pela sua vanguarda na luta antiescravagista. A fim de identificar se os dois poetas baianos constroem as personagens negras reforçando ou negando o estereótipo do sujeito negro como subalternizados e inferiorizados, analisaremos os poemas “Lá Vai Verso”, “A cativa”, “Meus Amores”, de Gama, reunidos na obra Primeiras Trovas Burlescas de Getulino (1859); e “A visão dos mortos” (1865), “Quem dá aos pobres empresta a Deus” (1867), “Gonzaga ou a Revolução das Minas” (1875), “A canção do africano” (1863), “O canto de Burg Jargal” (1883), “Bandido negro” (1884) de Alves. Para embasar as nossas análises, recorremos a estudiosos das áreas de crítica literária, história, filosofia, pedagogia. Entre os/as pesquisadores/as, destacamos: Franciane Conceição da Silva, Luiz Felipe de Alencastro, Jean-Yve Mérin, Luís Silva (CUTI), Sueli Carneiro, Antônio Cândido, Lilia Moritz Schwarcz, Heloísa Starling. Ao concluirmos o objetivo proposto, articulamos os resultados desta análise de modo a não descredibilizar a poética social de Luiz Gama e Castro Alves, mas promover um aprofundamento nas poéticas sociais dos autores e uma descolonização dos nossos saberes que, não raras vezes, foram construídos a partir de visões brancocêntricas, carregadas de ideologias racistas e preconceituosas..Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-25T12:06:09Z No. of bitstreams: 1 TCC - Emmeliny de Almeida Rufino - versão definitiva.pdf: 492322 bytes, checksum: 7289822ea70f2dd3f30cee9adb5ea480 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-25T12:06:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Emmeliny de Almeida Rufino - versão definitiva.pdf: 492322 bytes, checksum: 7289822ea70f2dd3f30cee9adb5ea480 (MD5) Previous issue date: 2022-12porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilLetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLiteratura; Poesia; Luiz Gama; Castro Alves; Descolonização.DA SENZALA AO OLIMPO: REPRESENTAÇÕES DE PERSONAGENS NEGRAS NA POESIA SOCIAL DE CASTRO ALVES E LUIZ GAMAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, Franciane Conceição daRUFINO, EMMELINY DE ALMEIDAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTTCC - Emmeliny de Almeida Rufino - versão definitiva.pdf.txtTCC - Emmeliny de Almeida Rufino - versão definitiva.pdf.txtExtracted texttext/plain102423https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25972/3/TCC%20-%20Emmeliny%20de%20Almeida%20Rufino%20-%20vers%c3%a3o%20definitiva.pdf.txt7cbc417e8c80e95d21dd7d29c3782b3bMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25972/2/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD52ORIGINALTCC - Emmeliny de Almeida Rufino - versão definitiva.pdfTCC - Emmeliny de Almeida Rufino - versão definitiva.pdfapplication/pdf492322https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25972/1/TCC%20-%20Emmeliny%20de%20Almeida%20Rufino%20-%20vers%c3%a3o%20definitiva.pdf7289822ea70f2dd3f30cee9adb5ea480MD51123456789/259722023-01-26 03:05:15.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
DA SENZALA AO OLIMPO: REPRESENTAÇÕES DE PERSONAGENS NEGRAS NA POESIA SOCIAL DE CASTRO ALVES E LUIZ GAMA |
title |
DA SENZALA AO OLIMPO: REPRESENTAÇÕES DE PERSONAGENS NEGRAS NA POESIA SOCIAL DE CASTRO ALVES E LUIZ GAMA |
spellingShingle |
DA SENZALA AO OLIMPO: REPRESENTAÇÕES DE PERSONAGENS NEGRAS NA POESIA SOCIAL DE CASTRO ALVES E LUIZ GAMA RUFINO, EMMELINY DE ALMEIDA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura; Poesia; Luiz Gama; Castro Alves; Descolonização. |
title_short |
DA SENZALA AO OLIMPO: REPRESENTAÇÕES DE PERSONAGENS NEGRAS NA POESIA SOCIAL DE CASTRO ALVES E LUIZ GAMA |
title_full |
DA SENZALA AO OLIMPO: REPRESENTAÇÕES DE PERSONAGENS NEGRAS NA POESIA SOCIAL DE CASTRO ALVES E LUIZ GAMA |
title_fullStr |
DA SENZALA AO OLIMPO: REPRESENTAÇÕES DE PERSONAGENS NEGRAS NA POESIA SOCIAL DE CASTRO ALVES E LUIZ GAMA |
title_full_unstemmed |
DA SENZALA AO OLIMPO: REPRESENTAÇÕES DE PERSONAGENS NEGRAS NA POESIA SOCIAL DE CASTRO ALVES E LUIZ GAMA |
title_sort |
DA SENZALA AO OLIMPO: REPRESENTAÇÕES DE PERSONAGENS NEGRAS NA POESIA SOCIAL DE CASTRO ALVES E LUIZ GAMA |
author |
RUFINO, EMMELINY DE ALMEIDA |
author_facet |
RUFINO, EMMELINY DE ALMEIDA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Franciane Conceição da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RUFINO, EMMELINY DE ALMEIDA |
contributor_str_mv |
Silva, Franciane Conceição da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura; Poesia; Luiz Gama; Castro Alves; Descolonização. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura; Poesia; Luiz Gama; Castro Alves; Descolonização. |
description |
Este trabalho de conclusão de curso propõe analisar a representação de personagens negras na poesia social de Castro Alves e Luiz Gama, ambos considerados poetas abolicionistas; Alves aclamado como o “Poeta dos Escravos” e Luiz Gama, por sua vez, é identificado pela sua vanguarda na luta antiescravagista. A fim de identificar se os dois poetas baianos constroem as personagens negras reforçando ou negando o estereótipo do sujeito negro como subalternizados e inferiorizados, analisaremos os poemas “Lá Vai Verso”, “A cativa”, “Meus Amores”, de Gama, reunidos na obra Primeiras Trovas Burlescas de Getulino (1859); e “A visão dos mortos” (1865), “Quem dá aos pobres empresta a Deus” (1867), “Gonzaga ou a Revolução das Minas” (1875), “A canção do africano” (1863), “O canto de Burg Jargal” (1883), “Bandido negro” (1884) de Alves. Para embasar as nossas análises, recorremos a estudiosos das áreas de crítica literária, história, filosofia, pedagogia. Entre os/as pesquisadores/as, destacamos: Franciane Conceição da Silva, Luiz Felipe de Alencastro, Jean-Yve Mérin, Luís Silva (CUTI), Sueli Carneiro, Antônio Cândido, Lilia Moritz Schwarcz, Heloísa Starling. Ao concluirmos o objetivo proposto, articulamos os resultados desta análise de modo a não descredibilizar a poética social de Luiz Gama e Castro Alves, mas promover um aprofundamento nas poéticas sociais dos autores e uma descolonização dos nossos saberes que, não raras vezes, foram construídos a partir de visões brancocêntricas, carregadas de ideologias racistas e preconceituosas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-25T12:06:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-25T12:06:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25972 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25972/3/TCC%20-%20Emmeliny%20de%20Almeida%20Rufino%20-%20vers%c3%a3o%20definitiva.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25972/2/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25972/1/TCC%20-%20Emmeliny%20de%20Almeida%20Rufino%20-%20vers%c3%a3o%20definitiva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7cbc417e8c80e95d21dd7d29c3782b3b e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 7289822ea70f2dd3f30cee9adb5ea480 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562280600272896 |