A gestão de documentos em arquivos setoriais: o método de arquivamento utilizado no arquivo setorial de Cadastro Escolar da Universidade Federal da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Deanda Leandro dos.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26249
Resumo: O trabalho tem como objetivo geral apresentar o método de arquivamento utilizado no arquivo setorial de Cadastro Escolar da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Destaca que compete aos arquivistas escolher e implantar um arquivamento correto para alcançar uma das principais finalidades que é à localização imediata das informações. Apresenta uma abordagem em torno da gestão de documentos, na qual corresponde ao conjunto de técnicas que começam a ser desenvolvidas quando o documento é produzido. Elenca alguns métodos de arquivamento básicos que são divididos em métodos alfabéticos e numéricos. Como procedimentos metodológicos, apresenta a pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, caracterizada por meio do estudo de caso, através do método da observação participante. Como resultado, concluiu-se que o arquivo setorial de Cadastro Escolar utiliza como método de arquivamento o numérico cronológico, por ser um método que além da ordem numérica, observa-se a data e é adotado em quase todas as repartições.
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Como resultado, concluiu-se que o arquivo setorial de Cadastro Escolar utiliza como método de arquivamento o numérico cronológico, por ser um método que além da ordem numérica, observa-se a data e é adotado em quase todas as repartições.The general objective of this work is to present the archiving method used in the sector archive of School Registration of the Federal University of Paraíba – UFPB. It is emphasized that the incumbency of the archivists is to choose and implement a correct archiving to reach one of the main finalities, which is the immediate localization of information. It is presented an approach about document management, in which it is corresponded the ensemble of techniques that start to be developed when the document is produced. Moreover, it is listed basic archiving methods that are divided into alphabetical and numerical methods. The methodological procedures include a descriptive research with qualitative approach, which is characterized by means of a case study using the method of participant observation. As a result, it is concluded that the sector archive of School Registration uses the numerical and chronological method of archiving, once it is a method that, beyond the numerical order, observes the date and it is adopted in almost all institutions.Submitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2023-02-08T20:33:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DLS08022023.pdf: 946303 bytes, checksum: 206f07757f5212540771bf01e40294d2 (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-08T20:33:03Z (GMT). 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