Dificuldades apresentadas por alunos do 9° ano do ensino fundamental na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1° grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcio Evangelista da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27279
Resumo: A presente pesquisa analisou as dificuldades apresentadas por alunos do 9° ano do Ensino Fundamental na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1° grau. Para embasar nossa pesquisa, apoiamos nos estudos de Shulte (1995) e Pinto (2009) com relação à análise de erros em álgebra; Ponte, Branco e Matos (2000), Nasser (2014), BNCC (2018) e PCN (1998) com relação ao ensino de álgebra. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede privada da cidade de João Pessoa- PB, e teve a participação de 18 estudantes. Os dados foram coletados por meio de um questionário e uma prova escrita e analisados qualitativamente. Os resultados mostraram que os alunos apresentaram dificuldades na interpretação do enunciado, na representação da equação em linguagem matemática e na aplicação das operações matemáticas necessárias para a resolução dos problemas. Foi constatado também que muitos alunos têm a tendência de guardar fórmulas em vez de compreender os conceitos matemáticos envolvidos nos problemas. Após a realização do questionário e a prova, foi constatado um déficit na interpretação algébrica, a maioria dos alunos que não tinha tanta familiaridade com as letras (incógnitas) na Matemática, por acreditar que a Matemática seria uma ciência que se resumiriam apenas as operações numéricas.
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spelling 2023-06-28T18:45:56Z2023-06-282023-06-28T18:45:56Z2023-06-14https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27279A presente pesquisa analisou as dificuldades apresentadas por alunos do 9° ano do Ensino Fundamental na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1° grau. Para embasar nossa pesquisa, apoiamos nos estudos de Shulte (1995) e Pinto (2009) com relação à análise de erros em álgebra; Ponte, Branco e Matos (2000), Nasser (2014), BNCC (2018) e PCN (1998) com relação ao ensino de álgebra. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede privada da cidade de João Pessoa- PB, e teve a participação de 18 estudantes. Os dados foram coletados por meio de um questionário e uma prova escrita e analisados qualitativamente. Os resultados mostraram que os alunos apresentaram dificuldades na interpretação do enunciado, na representação da equação em linguagem matemática e na aplicação das operações matemáticas necessárias para a resolução dos problemas. Foi constatado também que muitos alunos têm a tendência de guardar fórmulas em vez de compreender os conceitos matemáticos envolvidos nos problemas. Após a realização do questionário e a prova, foi constatado um déficit na interpretação algébrica, a maioria dos alunos que não tinha tanta familiaridade com as letras (incógnitas) na Matemática, por acreditar que a Matemática seria uma ciência que se resumiriam apenas as operações numéricas.The present research analyzed the difficulties presented by students of the 9th grade of Elementary School in solving problems involving algebraic equations of the 1st grade. To support our research, we supported the studies by Shulte (1995) and Pinto (2009) regarding the analysis of errors in algebra; Ponte, Branco e Matos (2000), Nasser (2014), BNCC (2018) and PCN (1998) regarding the teaching of algebra. The research was carried out in a private school in the city of João Pessoa-PB, and had the participation of 18 students. Data were collected through a questionnaire and a written test and analyzed qualitatively. The results showed that the students had difficulties in interpreting the statement, in representing the equation in mathematical language and in applying the necessary mathematical operations to solve the problems. It was also found that many students tend to memorize formulas instead of understanding the mathematical concepts involved in the problems. After completing the questionnaire and the test, a deficit in algebraic interpretation was found, most students who were not so familiar with the letters (unknowns) in Mathematics, believing that Mathematics would be a science that would only be summarized in numerical operations.Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-06-28T18:45:56Z No. of bitstreams: 1 MES28062023.pdf: 1853058 bytes, checksum: 1e2f1341b4859f348abb7bdfbd510720 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-28T18:45:56Z (GMT). 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