Pedaços de palavras; palavras em pedaços análise do desempenho de pré-leitores e leitores iniciantes em tarefa de segmentação
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26926 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar o desempenho de crianças pré-leitoras e leitoras iniciantes em uma tarefa de segmentação silábica. Para a análise do desempenho foi considerado a resposta ao item (acerto/erro) e o tempo de reação para a execução da tarefa. Em relação a tarefa de segmentação silábica três variáveis foram consideradas: extensão da palavra, regularidade da palavra e frequência da palavra no vocabulário infantil. Para compreender a relação entre a competência segmentação silábica e as propriedades da palavra foi utilizado o Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL), versão informatizada. Este instrumento possibilita a análise individualizada do desempenho da criança, item a item, e considera o grau de dificuldade do item a partir das propriedades da palavra (extensão, frequência e regularidade). Para a efetivação da investigação foram selecionadas duas amostras independentes, através da técnica de amostragem não probabilística por conveniência, em um total de 155 crianças, com idade média de cinco anos e três meses. Ressalta-se que foram observados todos os preceitos éticos do Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Os dados obtidos com o THPL foram submetidos a análises descritivas e inferenciais. Os resultados revelaram baixo desempenho em segmentação silábica nos dois grupos considerados: leitores iniciantes e pré-leitores, contudo observaram-se diferenças – entre os grupos – na divisão silábica em função da propriedade da palavra: frequência. Além disso, os estudantes iniciantes na leitura e os pré- leitores apresentaram diferenças no tempo de reação em função das propriedades das palavras (extensão, frequência e regularidade). Os resultados também apontaram uma relação significativa entre as propriedades das palavras (extensão e regularidade) e o desempenho em segmentação (medido pelo tempo de reação). Esta investigação contribuiu para ampliar o conhecimento acerca do constructo segmentação silábica, trazendo reflexões teóricas e suscitando novas linhas de investigação. |
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2023-05-11T14:15:32Z2023-05-112023-05-11T14:15:32Z2013-08-12https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26926O presente estudo teve como objetivo analisar o desempenho de crianças pré-leitoras e leitoras iniciantes em uma tarefa de segmentação silábica. Para a análise do desempenho foi considerado a resposta ao item (acerto/erro) e o tempo de reação para a execução da tarefa. Em relação a tarefa de segmentação silábica três variáveis foram consideradas: extensão da palavra, regularidade da palavra e frequência da palavra no vocabulário infantil. Para compreender a relação entre a competência segmentação silábica e as propriedades da palavra foi utilizado o Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL), versão informatizada. Este instrumento possibilita a análise individualizada do desempenho da criança, item a item, e considera o grau de dificuldade do item a partir das propriedades da palavra (extensão, frequência e regularidade). Para a efetivação da investigação foram selecionadas duas amostras independentes, através da técnica de amostragem não probabilística por conveniência, em um total de 155 crianças, com idade média de cinco anos e três meses. Ressalta-se que foram observados todos os preceitos éticos do Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Os dados obtidos com o THPL foram submetidos a análises descritivas e inferenciais. Os resultados revelaram baixo desempenho em segmentação silábica nos dois grupos considerados: leitores iniciantes e pré-leitores, contudo observaram-se diferenças – entre os grupos – na divisão silábica em função da propriedade da palavra: frequência. Além disso, os estudantes iniciantes na leitura e os pré- leitores apresentaram diferenças no tempo de reação em função das propriedades das palavras (extensão, frequência e regularidade). Os resultados também apontaram uma relação significativa entre as propriedades das palavras (extensão e regularidade) e o desempenho em segmentação (medido pelo tempo de reação). Esta investigação contribuiu para ampliar o conhecimento acerca do constructo segmentação silábica, trazendo reflexões teóricas e suscitando novas linhas de investigação.The present study aimed to analyze the performance of children pre-readers and beginning readers in a syllabic segmentation task. To analyze the performance was considered the child’s answer (hit / error) and reaction time for the task. Regarding syllabic segmentation task three variables were considered: word length, regularity and frequency of the word in the vocabulary word child. To understand the relationship between racing and targeting properties of syllabic word test was used for predictors of Reading Skills (THPL), computerized version. This instrument enables the analysis of the individual child's performance, item by item, and considers the degree of difficulty of the item from the properties of the word (length, frequency and regularity). For effective research we selected two independent samples, using the technique of non probability sampling for convenience, in a total of 155 children with an average age of five years and three months. It is noteworthy that were observed all ethical precepts of the National Council of Health (Brazil). The data obtained with the THPL were analyzed by descriptive and inferential. The results revealed low performance syllabic segmentation in both groups considered: beginning readers and pre-readers, however there were differences - between the two groups - the hyphenation based on the ownership of the word: frequency. Also, novice students in reading and pre-readers differ in reaction time as a function of the properties of words (length, frequency and regularity). The results also showed a significant relationship between the properties of words (length and regularity) and segmentation performance (measured by reaction time). This research contributed to the understanding of the construct of syllabic segmentation, bringing theoretical reflections and inspired new lines of research.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-05-11T14:15:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EELDP11052023.pdf: 1007350 bytes, checksum: 0663b7605861c02388b2b2e51571628d (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-11T14:15:32Z (GMT). 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O presente estudo teve como objetivo analisar o desempenho de crianças pré-leitoras e leitoras iniciantes em uma tarefa de segmentação silábica. Para a análise do desempenho foi considerado a resposta ao item (acerto/erro) e o tempo de reação para a execução da tarefa. Em relação a tarefa de segmentação silábica três variáveis foram consideradas: extensão da palavra, regularidade da palavra e frequência da palavra no vocabulário infantil. Para compreender a relação entre a competência segmentação silábica e as propriedades da palavra foi utilizado o Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL), versão informatizada. Este instrumento possibilita a análise individualizada do desempenho da criança, item a item, e considera o grau de dificuldade do item a partir das propriedades da palavra (extensão, frequência e regularidade). Para a efetivação da investigação foram selecionadas duas amostras independentes, através da técnica de amostragem não probabilística por conveniência, em um total de 155 crianças, com idade média de cinco anos e três meses. Ressalta-se que foram observados todos os preceitos éticos do Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Os dados obtidos com o THPL foram submetidos a análises descritivas e inferenciais. Os resultados revelaram baixo desempenho em segmentação silábica nos dois grupos considerados: leitores iniciantes e pré-leitores, contudo observaram-se diferenças – entre os grupos – na divisão silábica em função da propriedade da palavra: frequência. Além disso, os estudantes iniciantes na leitura e os pré- leitores apresentaram diferenças no tempo de reação em função das propriedades das palavras (extensão, frequência e regularidade). Os resultados também apontaram uma relação significativa entre as propriedades das palavras (extensão e regularidade) e o desempenho em segmentação (medido pelo tempo de reação). Esta investigação contribuiu para ampliar o conhecimento acerca do constructo segmentação silábica, trazendo reflexões teóricas e suscitando novas linhas de investigação. |
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