O ensino de polígonos e a teoria de Van Hiele.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/418 |
Resumo: | Nosso interesse pelo ensino de Geometria decorreu da experiência de ensino que temos, a partir da qual compreendemos a importância desse campo para a formação do pensamento dos alunos, considerando sua aplicabilidade em outros conteúdos da própria Matemática e no cotidiano. Como recorte, elegemos o ensino de polígonos, que se realiza ao longo de todo o Ensino Fundamental. Nossa pesquisa teve como objetivo central, analisar a proposta de desenvolvimento do ensino de polígonos na coleção de livros didáticos mais usados em nosso município, tendo como referência a Teoria de Van Hiele. A escolha desse instrumento didático se deu em razão de sua importância para a atual realidade escolar, uma vez que ele serve de referência para boa parte das atividades realizadas pelo professor em sala de aula. A teoria de Van Hiele propõe etapas de desenvolvimento do pensamento geométrico, que variam dos Níveis 0 a 4, e podem constituir um importante referencial para o planejamento, organização e avaliação do ensino de conteúdos diversos da Geometria, em todos os níveis de escolaridade. Para alcançarmos nosso objetivo, avaliamos os livros didáticos de 6º ao 9º Anos do Ensino Fundamental, buscando identificar relações entre a proposta dos autores e as recomendações dos PCNs de Matemática para esses ciclos e as que são estabelecidas no modelo teórico que adotamos. Realizamos uma pesquisa qualitativa, com base na análise de conteúdo, focando o ensino de Geometria e dando ênfase aos polígonos. De acordo com as análises que efetuamos, concluímos que os autores seguem, na maior parte do conteúdo em foco, as recomendações do material que adotamos como referência, embora a proposta de ensino da coleção seja baseada no modelo tradicional que segue a sequência definições-exemplos-exercícios. |
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A teoria de Van Hiele propõe etapas de desenvolvimento do pensamento geométrico, que variam dos Níveis 0 a 4, e podem constituir um importante referencial para o planejamento, organização e avaliação do ensino de conteúdos diversos da Geometria, em todos os níveis de escolaridade. Para alcançarmos nosso objetivo, avaliamos os livros didáticos de 6º ao 9º Anos do Ensino Fundamental, buscando identificar relações entre a proposta dos autores e as recomendações dos PCNs de Matemática para esses ciclos e as que são estabelecidas no modelo teórico que adotamos. Realizamos uma pesquisa qualitativa, com base na análise de conteúdo, focando o ensino de Geometria e dando ênfase aos polígonos. De acordo com as análises que efetuamos, concluímos que os autores seguem, na maior parte do conteúdo em foco, as recomendações do material que adotamos como referência, embora a proposta de ensino da coleção seja baseada no modelo tradicional que segue a sequência definições-exemplos-exercícios.Our interest in the teaching of geometry resulted from the teaching experience we have, from which we understand the importance of this field for the formation of students' thinking, considering its applicability to other content of mathematics itself and in everyday life. How to cut, we chose the teaching of polygons, which takes place throughout the elementary school. Our research aimed mainly to analyze the proposal to develop the teaching of polygons in the collection of textbooks commonly used in our county, with reference to the Van Hiele theory. The choice of this teaching tool was made because of its importance for the current school reality, since it provides a reference for many of the activities performed by teachers in classroom. Van Hiele's theory proposes steps for the development of geometric thought, ranging from Levels 0-4, and could constitute an important reference for planning, organization and evaluation of teaching diverse content of Geometry, at all levels of schooling. To accomplish our goal, we evaluated the textbooks of 6th to 9th Years of elementary school, seeking to identify relationships between the authors' proposal and the recommendations of Mathematics PCNs for these cycles and those established in the theoretical model we adopt. We conducted a qualitative study based on content analysis, focusing on the teaching of geometry and emphasizing the polygons. According to the analysis that we performed, the authors conclude that follow, most of the content in focus, the recommendations of the material that we adopt as a reference, although the proposed collection of teaching is based on the traditional model that follows the following definitions-examples exercises.Submitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-09-05T17:07:14Z No. of bitstreams: 1 JECS05092013.pdf: 4425531 bytes, checksum: 19bde955926d1968aa61f652c1b8501d (MD5)Made available in DSpace on 2013-09-05T17:07:14Z (GMT). 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