Reflexo do medieval na contemporaneidade : o maravilhoso cristão na dramaturgia de Ariano Suassuna.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sérgio Ricardo Souza de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27780
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como a temática do Mal é abordada na literatura brasileira contemporânea, mais precisamente nos dramas Auto de João da Cruz (2021) e Farsa da Boa Preguiça (2020), de Ariano Suassuna. Considerando que o Mal é um tema recorrente na literatura mundial e que, na Idade Média, a figura do Diabo era influente na filosofia cristã, pretende-se investigar como essas influências contribuíram para a concepção adotada pelo autor, nos respectivos textos, e como essa compreensão foi alterada ao longo do tempo, principalmente pela literatura popular. Além disso, a análise visa estabelecer um diálogo entre o corpus selecionado e os textos bíblicos. Para a fundamentação teórica, partimos das concepções de Sábato Magaldi (1962), Jacques Le Goff (1983), Margot Berthold (2001), Georges Minois (2003), Luís da Câmara Cascudo (2004; 2006), a Bíblia (2019), e do próprio Ariano Suassuna (2018a), dentre outros. No decorrer da pesquisa, a análise crítica demonstrou como os personagens alegóricos do Mal, criados por Suassuna, sob a forma humana ou animal, incorporam resíduos da concepção cristã medieval do Diabo, como um ser tentador, que busca distanciar os homens de Deus e conduzi-los à condenação eterna e como esses elementos são reconfigurados comicamente pela derrota e ridicularização para formar um compósito com a tradição popular brasileira.
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Considerando que el Mal es un tema recorriente en la literatura mundial y que en la Edad Media la figura del Diablo era muy influyente en la filosofia cristiana, se pretende investigar cuales influencias han contribuído para la concepción adoptada por el autor en los repectivos textos y como esa comprensión fue alterada a lo largo del tiempo, principalmente por lá literatura popular. Además, el análisis intenta establecer un diálogo entre el corpus selecionado y los textos bíblicos. Para fundamentar teóricamente, partimos de las concepciones de Sábato Magaldi (1962), Jacques Le Goff (1983), Margot Berthold (2001), Georges Minois (2003), Luís da Câmara Cascudo (2004; 2006), la Biblia (2019) y el propio Ariano Suassuna (2018a), entre otros. A lo largo de la investigación, el análisis crítico demuestra como los personajes alegóricos del Mal, creados por Suassuna en forma humana o animal, incorporan vestígios de la concepción cristiana medieval del Diablo como un ser tentador que busca alejar a los hombres de Dios y llevarlos a la condenación eterna, y como estos elementos se reconfiguran cómicamente mediante la derrota y la ridiculización para formar un compuesto con la tradición popular brasileña.Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-15T14:43:47Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SérgioRicardoSouzadeOliveira_TCC.pdf: 1141431 bytes, checksum: 8f961bfaf9d945bd6c5d46c14e5a77c7 (MD5) SérgioRicardoSouzadeOliveira_TERMO.pdf: 95878 bytes, checksum: 1c5fba515e2d4e2ff3fdca0b44d07f14 (MD5)Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-15T14:43:55Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SérgioRicardoSouzadeOliveira_TCC.pdf: 1141431 bytes, checksum: 8f961bfaf9d945bd6c5d46c14e5a77c7 (MD5) SérgioRicardoSouzadeOliveira_TERMO.pdf: 95878 bytes, checksum: 1c5fba515e2d4e2ff3fdca0b44d07f14 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-15T14:43:56Z (GMT). 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