Desejos à deriva: os michês e a construção de masculinidades no Centro de João Pessoa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25580 |
Resumo: | Este estudo se propõe a analisar a construção de masculinidades produzidas pelos michês, que se valem de protótipos gestunis e discursivos para apresentar-se diante dos clientes (PERLONGHER, 1987) e as relações constituídas no espaço do Centro de Jollo Pessoa (PB) como lugares construídos por sentidos fluidos, os Nilo-Lugares (AUGE, 1994). Tomando por base a produção teórica que compreende o Gênero, enquanto categoria relacional, tratamos nesta dissertação do conceito de masculinidade, tomando como referência a conceituação de masculinidades hegemônicas e subalternas (CONNELL,1995; KIMMEL, 1998) e as formas de alimentação desta matriz no âmbito da sociedade. A discussão que permeia toda a dissertação é a da(s) masculinidade(s), seja a partir das discussões sobre identidade e papel social (CASTELLS, 2002), do gênero como categoria relacional (SCOTT, 1991), masculinidades hegemônicas e subalternas (KIMMEL, 1998) e à deriva pelos Não-Lugares (Augé, 1994). A masculinidade, vivenciada pelos michês, está associada à identidade de Nordestino (ALBUQUERQUE, 2003) e às "heranças" do modelo patriarcal vivenciado no Brasil colônia. Nosso campo de investigação deteve-se ao Centro de Jollo Pessoa (PB), onde foi realizada a pesquisa, pondo em prática a observação participante, voltada para oito michês e o agenciador. Os critérios de seleção dos informantes para a pesquisa foram os de que os mesmos deveriam realizar a prostituição masculina de rua e freqüentar o espaço do Centro, para onde convergem, de vários pontos da cidade, sujeitos em busca de interações homoeróticas. A masculinidade tem sido a forma principal com que os homens são socializados no mundo, desde a infância. A análise nos possibilitou confirmar que o esforço empreendido pelos michês é muito maior para manter o controle da masculinidade sobre os corpos, discursos e práticas do que a resistência ao desgaste físico deles no ato diário de "bater calçada", porque a masculinidade, para os michês, seria a razão de ser e estar no mundo. |
id |
UFPB-2_e327b34b0e777b968b08fe7bb739f989 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/25580 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-12-19T13:06:31Z2022-12-192022-12-19T13:06:31Z2006-06https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25580Este estudo se propõe a analisar a construção de masculinidades produzidas pelos michês, que se valem de protótipos gestunis e discursivos para apresentar-se diante dos clientes (PERLONGHER, 1987) e as relações constituídas no espaço do Centro de Jollo Pessoa (PB) como lugares construídos por sentidos fluidos, os Nilo-Lugares (AUGE, 1994). Tomando por base a produção teórica que compreende o Gênero, enquanto categoria relacional, tratamos nesta dissertação do conceito de masculinidade, tomando como referência a conceituação de masculinidades hegemônicas e subalternas (CONNELL,1995; KIMMEL, 1998) e as formas de alimentação desta matriz no âmbito da sociedade. A discussão que permeia toda a dissertação é a da(s) masculinidade(s), seja a partir das discussões sobre identidade e papel social (CASTELLS, 2002), do gênero como categoria relacional (SCOTT, 1991), masculinidades hegemônicas e subalternas (KIMMEL, 1998) e à deriva pelos Não-Lugares (Augé, 1994). A masculinidade, vivenciada pelos michês, está associada à identidade de Nordestino (ALBUQUERQUE, 2003) e às "heranças" do modelo patriarcal vivenciado no Brasil colônia. Nosso campo de investigação deteve-se ao Centro de Jollo Pessoa (PB), onde foi realizada a pesquisa, pondo em prática a observação participante, voltada para oito michês e o agenciador. Os critérios de seleção dos informantes para a pesquisa foram os de que os mesmos deveriam realizar a prostituição masculina de rua e freqüentar o espaço do Centro, para onde convergem, de vários pontos da cidade, sujeitos em busca de interações homoeróticas. A masculinidade tem sido a forma principal com que os homens são socializados no mundo, desde a infância. A análise nos possibilitou confirmar que o esforço empreendido pelos michês é muito maior para manter o controle da masculinidade sobre os corpos, discursos e práticas do que a resistência ao desgaste físico deles no ato diário de "bater calçada", porque a masculinidade, para os michês, seria a razão de ser e estar no mundo.This study proposes to analyze the construction of masculinities produced from michés who valid their gestural and discursive archetypes to present themselves for clients (PERLONGHER, 1987) in addition to constructed relationships in João Pessoa (PB) downtown space as fluid senses for builded-up places, the No-places (AUGE, 1994). Taking as a basis theoretical production comprehended as Gender, whereas relational categories, we discussed in this study the concept of masculinity taking as a reference the subordinate and hegemonic masculinity concept (CONNELL, 1995; KIMMEL, 1998) as well as this matrix feeding ways into society scope. The discussion larded throughout this study is about masculinity(ies). On one hand discussions about identity and ways of social interaction (CASTELLS, 2002), gender as relational category (SCOTT, 1991), subordinate and hegemonic masculinities (CONNELL 1995; KIMMEL, 1998). On the other hand No-places (AUGĖ, 1994). The masculinity lived among michês is associated to the Northeast man identity (ALBUQUERQUE, 2003) and also the patriarchal model "inheritance" lived since Brazil-Colony. Our investigation camp focused on Jollo Pessoa downtown, which the research took place practicing the participant observation, conduced towards eight michés and their agent. The informants selection criteria for the research were they had to practice male street prostitution in addition to visit downtown place often, to which lots of them converge from different parts of the city looking for homoerotic interactions. The masculinity has been the mainly way men are socialized in the world, since childhood. The analysis allowed us to confirm that michés effort is higher to keep the masculinity control over the bodies, discourses and practices than physical their effort resistance of doing daily trottoir, after all, masculinities for michés would be the reason to be in the world.Submitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2022-12-19T13:06:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WagnerDeOliveiraLima_Dissert.pdf: 8076207 bytes, checksum: 59ed1e48ef9ec5ce2c6496e51e227ec2 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-19T13:06:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WagnerDeOliveiraLima_Dissert.pdf: 8076207 bytes, checksum: 59ed1e48ef9ec5ce2c6496e51e227ec2 (MD5) Previous issue date: 2006-06porUniversidade Federal da ParaíbaPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPBBrasilSociologiaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAMasculinidadesHomossexuaisGêneroProstituição masculinaMasculinitiesHomosexualityGenderMasculine prostitutionDesejos à deriva: os michês e a construção de masculinidades no Centro de João Pessoainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLeón, Adriano Azevedo Gomes de65293916491http://lattes.cnpq.br/794611160299668388529312449http://lattes.cnpq.br/7717681597372583Lima, Wagner de Oliveirareponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTWagnerDeOliveiraLima_Dissert.pdf.txtWagnerDeOliveiraLima_Dissert.pdf.txtExtracted texttext/plain117https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25580/4/WagnerDeOliveiraLima_Dissert.pdf.txt0b7302023183ddc4669c83eddf6f1e27MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25580/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25580/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALWagnerDeOliveiraLima_Dissert.pdfWagnerDeOliveiraLima_Dissert.pdfapplication/pdf8076207https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25580/1/WagnerDeOliveiraLima_Dissert.pdf59ed1e48ef9ec5ce2c6496e51e227ec2MD51123456789/255802022-12-20 03:04:45.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desejos à deriva: os michês e a construção de masculinidades no Centro de João Pessoa |
title |
Desejos à deriva: os michês e a construção de masculinidades no Centro de João Pessoa |
spellingShingle |
Desejos à deriva: os michês e a construção de masculinidades no Centro de João Pessoa Lima, Wagner de Oliveira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA Masculinidades Homossexuais Gênero Prostituição masculina Masculinities Homosexuality Gender Masculine prostitution |
title_short |
Desejos à deriva: os michês e a construção de masculinidades no Centro de João Pessoa |
title_full |
Desejos à deriva: os michês e a construção de masculinidades no Centro de João Pessoa |
title_fullStr |
Desejos à deriva: os michês e a construção de masculinidades no Centro de João Pessoa |
title_full_unstemmed |
Desejos à deriva: os michês e a construção de masculinidades no Centro de João Pessoa |
title_sort |
Desejos à deriva: os michês e a construção de masculinidades no Centro de João Pessoa |
author |
Lima, Wagner de Oliveira |
author_facet |
Lima, Wagner de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
León, Adriano Azevedo Gomes de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
65293916491 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7946111602996683 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
88529312449 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7717681597372583 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Wagner de Oliveira |
contributor_str_mv |
León, Adriano Azevedo Gomes de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA Masculinidades Homossexuais Gênero Prostituição masculina Masculinities Homosexuality Gender Masculine prostitution |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Masculinidades Homossexuais Gênero Prostituição masculina Masculinities Homosexuality Gender Masculine prostitution |
description |
Este estudo se propõe a analisar a construção de masculinidades produzidas pelos michês, que se valem de protótipos gestunis e discursivos para apresentar-se diante dos clientes (PERLONGHER, 1987) e as relações constituídas no espaço do Centro de Jollo Pessoa (PB) como lugares construídos por sentidos fluidos, os Nilo-Lugares (AUGE, 1994). Tomando por base a produção teórica que compreende o Gênero, enquanto categoria relacional, tratamos nesta dissertação do conceito de masculinidade, tomando como referência a conceituação de masculinidades hegemônicas e subalternas (CONNELL,1995; KIMMEL, 1998) e as formas de alimentação desta matriz no âmbito da sociedade. A discussão que permeia toda a dissertação é a da(s) masculinidade(s), seja a partir das discussões sobre identidade e papel social (CASTELLS, 2002), do gênero como categoria relacional (SCOTT, 1991), masculinidades hegemônicas e subalternas (KIMMEL, 1998) e à deriva pelos Não-Lugares (Augé, 1994). A masculinidade, vivenciada pelos michês, está associada à identidade de Nordestino (ALBUQUERQUE, 2003) e às "heranças" do modelo patriarcal vivenciado no Brasil colônia. Nosso campo de investigação deteve-se ao Centro de Jollo Pessoa (PB), onde foi realizada a pesquisa, pondo em prática a observação participante, voltada para oito michês e o agenciador. Os critérios de seleção dos informantes para a pesquisa foram os de que os mesmos deveriam realizar a prostituição masculina de rua e freqüentar o espaço do Centro, para onde convergem, de vários pontos da cidade, sujeitos em busca de interações homoeróticas. A masculinidade tem sido a forma principal com que os homens são socializados no mundo, desde a infância. A análise nos possibilitou confirmar que o esforço empreendido pelos michês é muito maior para manter o controle da masculinidade sobre os corpos, discursos e práticas do que a resistência ao desgaste físico deles no ato diário de "bater calçada", porque a masculinidade, para os michês, seria a razão de ser e estar no mundo. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-19T13:06:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-19 2022-12-19T13:06:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25580 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Sociologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25580/4/WagnerDeOliveiraLima_Dissert.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25580/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25580/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25580/1/WagnerDeOliveiraLima_Dissert.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0b7302023183ddc4669c83eddf6f1e27 e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 59ed1e48ef9ec5ce2c6496e51e227ec2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562275094200320 |