Exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade: um estudo das principais dificuldades dos discentes de contabilidade nas disciplinas exigidas
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26981 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi apontar quais as dificuldades, no momento da aprendizagem, que podem comprometer os discentes na realização do exame de suficiência de ciências contábeis. A metodologia empregada teve como objetivo o de descrever os resultados usando como procedimento o de levantamento tipo survey através da utilização de um questionário, com 11 perguntas sendo 10 fechadas, dentre essas 2 utilizaram a escala Likert. O universo analisado foram os alunos de contabilidade, a partir do 6° período e que estudam ou estudaram em Universidades da Capital João Pessoa, a amostra ficou assim determinada com 148 alunos que responderam adequadamente a pesquisa. Os resultados indicaram que a disciplina em que os alunos apontaram menor conhecimento foi Contabilidade de Custos. Em relação aos motivos apresentados como fator que dificulta o aprendizado, apontaram a metodologia pouco estimulante e dificuldade de assimilação do conteúdo, já o padrão identificado na instituição pública foi a falta de motivação nos alunos que trabalham em tempo integral e estudam à noite. Por fim, o estudo pode concluir que, a metodologia pouco estimulante e a dificuldade de assimilação são aspectos destacados neste estudo, sendo fatores que dificultam a aprendizagem dos discentes na hora do seu aprendizado, essa conclusão corrobora com estudos anteriores, como o de Leite e Guimarães (2004) e o de Araújo (2002). |
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2023-05-19T19:56:34Z2023-05-19T19:56:34Z2022-12-06https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26981O objetivo do estudo foi apontar quais as dificuldades, no momento da aprendizagem, que podem comprometer os discentes na realização do exame de suficiência de ciências contábeis. A metodologia empregada teve como objetivo o de descrever os resultados usando como procedimento o de levantamento tipo survey através da utilização de um questionário, com 11 perguntas sendo 10 fechadas, dentre essas 2 utilizaram a escala Likert. O universo analisado foram os alunos de contabilidade, a partir do 6° período e que estudam ou estudaram em Universidades da Capital João Pessoa, a amostra ficou assim determinada com 148 alunos que responderam adequadamente a pesquisa. Os resultados indicaram que a disciplina em que os alunos apontaram menor conhecimento foi Contabilidade de Custos. Em relação aos motivos apresentados como fator que dificulta o aprendizado, apontaram a metodologia pouco estimulante e dificuldade de assimilação do conteúdo, já o padrão identificado na instituição pública foi a falta de motivação nos alunos que trabalham em tempo integral e estudam à noite. Por fim, o estudo pode concluir que, a metodologia pouco estimulante e a dificuldade de assimilação são aspectos destacados neste estudo, sendo fatores que dificultam a aprendizagem dos discentes na hora do seu aprendizado, essa conclusão corrobora com estudos anteriores, como o de Leite e Guimarães (2004) e o de Araújo (2002).The aim of the study has been to point which difficulties, in the learning moment, may compromise the student in taking the accounting science proficiency exam. The methodology used had the objective of describe the results using, as a procedure, a survey type through the use of questionnaire, with 11 questions being 10 closed-ended questions, among these 2 have used Likert's scale. The universe analyzed were accounting students, from 6 period and that study or studied in João Pessoa universities, the sample has been thus determined with 148 students who adequately answered the survey. The results indicated that the subject which students had less knowledge has been cost accounting. Regarding the reasons presented as the factor that makes difficulty the learning, pointed out the methodology that is not very stimulating and the difficulty in content assimilation, while the pattern identified in public institutions has been the lack of motivation in students who work full time and study at night. Finally, the study can conclude that, the methodology that is not very stimulating and the difficulty of assimilation, are highlighted aspects in this study, being the factors that make difficulty the students' learning, this conclusion corroborates with previous studies, such as Leite e Guimarães (2004) and Araújo (2002).Submitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-05-19T19:56:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GNGMS19052023.pdf: 926377 bytes, checksum: 2d86bfdc6f77afb5f3077fc413151187 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-19T19:56:34Z (GMT). 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