Heranças coloniais no atual ensino de música na licenciatura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Manuela Azevedo Correia de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26646
Resumo: Nos últimos anos, graças a profundas reflexões de estudiosos sobre os processos educacionais desenvolvidos no Brasil, pudemos observar o aumento do número de estudos sobre as influências da colonialidade em modelos educacionais adotados em diversos contextos educacionais, sobretudo no ensino superior em música. Seguindo essa tendência diagnóstica e reflexiva, esta monografia tem como objetivo geral compreender o repertório e as metodologias de ensino-aprendizagem abordadas nos componentes curriculares voltados para o estudo de teorias e regras, estrutura e análise de peças e períodos contemplados na formação ofertada pela Licenciatura em Música da Universidade X. O objetivo geral desdobra-se ainda nos seguintes objetivos específicos: identificar as disciplinas que são voltadas para o estudo de teorias e regras, estrutura e análise de peças e períodos composicionais da história da música; realizar o levantamento do repertório e metodologias de ensino-aprendizagem utilizados nas disciplinas de teorias e regras, estrutura e análise musical ofertadas pelo curso de licenciatura em música da universidade x; analisar possíveis influências da colonialidade na escolha dos repertórios e nas propostas pedagógicas das disciplinas de prática e análise musical. O trabalho foi realizado com base em uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental de fonte primária pautada na análise dos planos de curso de oito disciplinas oferecidas pela licenciatura em música da universidade X, elencadas de acordo com os seguintes critérios: 1. Serem voltadas majoritariamente para o estudo de teorias e regras, estrutura e análise de peças e períodos composicionais da História da Música; 2. Serem compartilhadas entre os cursos de bacharelado e licenciatura em música da universidade X. A partir da análise dos dados coletados, foi possível verificar, em consonância com a literatura da área, a utilização predominante de compositores e saberes europeus nas disciplinas selecionadas, assim como a aplicação majoritária de aulas descritas como “expositivas”. Tais resultados corroboram com análises anteriores sobre as influências da colonialidade nos processos de formação superior em música das universidades brasileiras, explicitando a necessidade de fomentar e executar rupturas decoloniais e ressignificações nos processos e práticas pedagógicas utilizadas, resultando em uma formação mais compatível com a nossa própria pluralidade cultural.
id UFPB-2_ea009332afb5e196382bb3a64786d01b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/26646
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-04-04T12:56:06Z2023-01-232023-04-04T12:56:06Z2022-12-22https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26646Nos últimos anos, graças a profundas reflexões de estudiosos sobre os processos educacionais desenvolvidos no Brasil, pudemos observar o aumento do número de estudos sobre as influências da colonialidade em modelos educacionais adotados em diversos contextos educacionais, sobretudo no ensino superior em música. Seguindo essa tendência diagnóstica e reflexiva, esta monografia tem como objetivo geral compreender o repertório e as metodologias de ensino-aprendizagem abordadas nos componentes curriculares voltados para o estudo de teorias e regras, estrutura e análise de peças e períodos contemplados na formação ofertada pela Licenciatura em Música da Universidade X. O objetivo geral desdobra-se ainda nos seguintes objetivos específicos: identificar as disciplinas que são voltadas para o estudo de teorias e regras, estrutura e análise de peças e períodos composicionais da história da música; realizar o levantamento do repertório e metodologias de ensino-aprendizagem utilizados nas disciplinas de teorias e regras, estrutura e análise musical ofertadas pelo curso de licenciatura em música da universidade x; analisar possíveis influências da colonialidade na escolha dos repertórios e nas propostas pedagógicas das disciplinas de prática e análise musical. O trabalho foi realizado com base em uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental de fonte primária pautada na análise dos planos de curso de oito disciplinas oferecidas pela licenciatura em música da universidade X, elencadas de acordo com os seguintes critérios: 1. Serem voltadas majoritariamente para o estudo de teorias e regras, estrutura e análise de peças e períodos composicionais da História da Música; 2. Serem compartilhadas entre os cursos de bacharelado e licenciatura em música da universidade X. A partir da análise dos dados coletados, foi possível verificar, em consonância com a literatura da área, a utilização predominante de compositores e saberes europeus nas disciplinas selecionadas, assim como a aplicação majoritária de aulas descritas como “expositivas”. Tais resultados corroboram com análises anteriores sobre as influências da colonialidade nos processos de formação superior em música das universidades brasileiras, explicitando a necessidade de fomentar e executar rupturas decoloniais e ressignificações nos processos e práticas pedagógicas utilizadas, resultando em uma formação mais compatível com a nossa própria pluralidade cultural.Based on the profound reflections of scholars on the educational processes developed in Brazil, currently, we have observed a significant growth of studies on the influences of coloniality on educational models adopted in different educational contexts, especially in higher education in music. Following this diagnostic and reflective trend, this monograph has the general objective of understanding the repertoire and the teaching-learning methodologies addressed in the curricular components aimed at the practical study of theories and rules, structure and analysis of pieces and periods contemplated in training offered by the Degree in Music from Universidade X. The general objective further unfolds in the following specific purposes: to identify the courses focused on the study of theories and rules, structure and analysis of pieces and compositional periods of the history of music; to carry out a survey of the repertoire and teaching-learning methodologies used in the disciplines of study of theories and rules, structure and analysis musical of the degree course in music at university x; to analyze possible influences of coloniality in the choice of repertoires and the pedagogical proposals of musical practice and analysis courses. The work was conducted based on qualitative, descriptive, and documentary research from a primary source based on the analysis of the program plans of eight courses offered by the degree in music at the university X. The criteria for selecting the analyzed courses were: 1. focusing primarily on the study of theories and rules, structure and analysis of pieces and compositional periods in music history; 2. being shared between the Bachelor's and Licentiate's programs in music at University X. Based on the analysis of the data collected, it was possible to verify, in line with the literature in the area, the predominant use of European composers and knowledge in the selected disciplines, as well as the majority application of classes described as "expository". Such results corroborate previous analyses on the influences of coloniality in the processes of higher music education in Brazilian universities. It highlights the need to promote and implement decolonial ruptures and re-significations in the processes and pedagogical practices, making education more compatible with our cultural plurality.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-04-04T12:56:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MACL23012023.pdf: 4572053 bytes, checksum: cc7b3050c3809d6a918a2548aa1e4d28 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-04T12:56:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MACL23012023.pdf: 4572053 bytes, checksum: cc7b3050c3809d6a918a2548aa1e4d28 (MD5) Previous issue date: 2022-12-22porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilEducação MusicalAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAEducação musical.Música - Ensino superior.Colonialidade - Música.Música - Formação - Brasil.Heranças coloniais no atual ensino de música na licenciatura.Colonial legacies in the current teaching of music in the licentiate.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisQueiroz, Luís Ricardo08876405402Lima, Manuela Azevedo Correia deALVES, Cíntia Daniela da Silva; ALVES, Lílian Tomáz Ramos; GUERRA, Nancy Hayane Reginaldo; FARINHA, Allyne Chaveiro. Metodologia de ensino-apredizagem: uma abordagem acerca da aula expositiva. In: SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 13, 2017, Anápolis, Anais [...]. Anápolis: Faculdade Católica de Anápolis, 2017. Disponível em: https://www.catolicadeanapolis.edu.br/revistamagistro/wp-content/uploads/2018/09/metodologias-de-ensino-aprendizagem-uma-abordagem-acerca-da-aula-expositiva.pdf Acesso em: 01dez. 2022. CASTRO, Marco Aurélio Alves de; SIQUEIRA, Alysson. O ensino da música no Brasil Colonial e suas heranças. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 10, n. 24, p. 79 - 91, 2021. Disponível em: https://www.cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/1713. Acesso em: 8 out. 2021. COLI, Juliana Marília. Descendência tropical de Mozart: trabalho e precarização no campo musical. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 17, p. 89-102, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/279341202_Descendencia_tropical_de_Mozart_trabalho_e_precarizacao_no_campo_musical Acesso em: 8 out. 2021. COUTINHO, Raquel Avellar. Formação Superior e Mercado de trabalho: considerações a partir das perspectivas de egressos do Bacharelado em Música da UFPB. 2014. 104f. Dissertação (Mestrado em Música) - Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/7491/2/arquivototal.pdf. Acesso em: 11 out. 2021. DANTAS, Leonardo Meira; QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Colonialidade nos cursos de graduação em música popular no Brasil. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 16, 2021, edição online. Anais [...], Londrina: ANPPOM, 2021. DELMÁS, Anita de Sá e Benevides Braga. A História da Licenciatura em Educação Artística: o novo currículo que resultou na invenção de uma nova tradição. In: SEMINÁRIO DO MUSEU DOM JOÃO VI, 8, 2017, Rio de Janeiro. Anais [...], Rio de Janeiro: Museu Dom João VI, p. 204-211, 2017. Disponível em: https://joaosextoseminario.files.wordpress.com/2017/01/26-anita-de-sc3a1-e-benevides-braga-delmc3a1s.pdf Acesso em: 18 out. 2022. INSTITUTO CARLOS GOMES. Notas musicais: informativo eletrônico da OSMC. Belém do Pará, 2013. Disponível em: http://www.osmc.com.br/informativo/012/noticia_4.html Acesso em: 5 out. 2022. LANDIM, Thalita Andressa Barbosa Paes. Aula expositiva e o uso das tecnologias como forma de aproximação entre professores e alunos. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - CENTRO-OESTE, 12, 2014, Goiânia. Anais [...], Goiânia: ANPED, 2014. Disponível em: https://sites.pucgoias.edu.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-educacao/wp-content/uploads/sites/61/2018/05/Thalita-Andressa-Barbosa-Paes-Landim.pdf Acesso em: 30 nov. 2022. LIMA, Norma Maria de. Um olhar sensível na formação do professor de Educação Artística na UFPB: o antes, o agora e o depois. 2005. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação Popular), Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/4886/1/arquivototal.pdf. Acesso em 18 out. 2022. LIMA, Valderez Marina do Rosário; GRILLO, Marlene Correro; FREITAS, Ana Lúcia Souza de; GESSINGER, Rosana Maria. A Gestão da Aula Universitária na PUCRS. Rio Grande do Sul: EdiPUCRS, 2008. 170p. Disponível em: https://noctuam.files.wordpress.com/2018/05/agestaodaaula.pdf Acesso em 2 dez. 2022. LOPES, Antonia Osima. Aula expositiva: superando o tradicional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não? Campinas, SP: Papirus, 1991. Disponível em: http://www.uel.br/graduacao/odontologia/portal/pages/arquivos/NDE/Tecnicas%20de%20ensino.pdf Acesso em: 1 dez. 2022. MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago.; GROSFOGUEL, Ramón. (eds.). El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 127-167. Disponível em http://ram-wan.net/restrepo/decolonial/17-maldonado-colonialidad%20del%20ser.pdf. Acesso em: 20 set. 2022. MONTEIRO, Glauco Luis Flores; SOARES, Terezinha Rodrigues Prada. Reflexões acerca da relevância e necessidade da decolonialidade do ensino de música em uma universidade fronteiriça contemporânea. Raído, Dourados, v. 14, n. 34, p. 104-121, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1xIOZl59mFW7XDSb8tYvuah27Q8vOyOED. Acesso em: 14 set. 2022. PENNA, Maura; SOBREIRA, Silvia. A formação universitária do músico: a persistência do modelo de ensino conservatorial. OPUS, Londrina, v. 26, n. 3, p. 1-25. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2020c2611. Acesso em: 16 set. 2022. PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Ensino superior em Música, colonialidade e currículos. Revista Brasileira de Educação, Juiz de Fora, v. 25, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5xrpGmgvKpQ8tfrMgb4cLyt/?lang=pt. Acesso em: 16 set. 2022. PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Possibilidades e desafios em música e na formação musical: a proposta de um giro decolonial. Interlúdio, Rio de Janeiro, v. 6, n. 10, p. 10-22, 2018. Disponível em: http://cp2.gov.br/ojs/index.php/interludio/article/viewFile/1944/1357. Acesso em: 16 set. 2022. PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. O ensino superior e as licenciaturas em música: um retrato do habitus conservatorial nos documentos curriculares. 2012. 280f. Tese (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324516635_ENSINO_SUPERIOR_E_AS_LICENCIATURAS_EM_MUSICA_POS_DIRETRIZES_CURRICULARES_NACIONAIS_2004_um_retrato_do_habitus_conservatorial_nos_documentos_curriculares/link/5ad170c8a6fdcc29357c3f58/download. Acesso em: 16 set. 2022. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Até quando Brasil? Perspectivas decoloniais para (re)pensar o ensino superior em música. PROA: Revista de Antropologia e Arte. Campinas, v. 10, n. 1, p.153-199, 2020. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/3536 Acesso em: 7 out. 2021. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Cânones da educação superior em música no Brasil e faces da colonialidade no século XXI. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL. 24, 2019, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: ABEM, 2019. Disponível em: http://abemsubmissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/137/165. Acesso em: 15 set. 2022. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM. Londrina, v.25, n.39, p. 132-159, jul./dez. 2017. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/download/726/51. Acesso em: 15 set. 2022 QUEIROZ, Luis Ricardo Silva; FIGUEIREDO, Sergio. The World Declaration on Higher Education for the Twenty-First Century’ and perspectives for Music Education in Brazil. In: International Seminar of the ISME Commission on Research, 26, 2016, London. Proceedings [...]. London: International Music Education Research Centre, 2016. p. 205-213. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/10d8hHrIue-3f7wabkICDsUqoly9X5jGu/view Acesso em: 5 out 2022. SANTOS, Daniel Silva. Música popular, colonialidade e caminhos decoloniais na educação musical. Dissertação (Mestrado em Música) - Setor de Artes, Comunicação e Design. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/76168/R%20-%20D%20-%20DANIEL%20SILVA%20DOS%20SANTOS.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 set. 2022 . SANTOS, Valnei Souza. Música, cultura negra e arte da diáspora: os desafios de uma educação musical afrocentrada tendo como perspectiva o pensamento decolonial. In: CONGRESSO DAASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL. 24, 2019, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: ABEM, 2019. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/160/86. Acesso em: 16 set. 2022. TORRES, Cleyton; NARDINI, Erik; ALMEIDA, Gustavo de; MARIN, Thais; ALCÂNTARA, Tiago. A música popular pede passagem. Jornal da UNICAMP (Edição Web), 10 abr. 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/noticias/2017/04/25/musica-popular-pede-passagem. Acesso em: 19 out 2022. VENTURA, Ricardo. O Instituto Villa-Lobos e a música popular. Rio de Janeiro: Instituto Villa-Lobos - UNIRIO, p. 75-90. 2017. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/401996662/O-Instituto-Villa-Lobos-e-a-Musica-Popular. Acesso em: 19 out. 2022.reponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTMACL23012023.pdf.txtMACL23012023.pdf.txtExtracted texttext/plain85348https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26646/4/MACL23012023.pdf.txt4539d2f519d475d885c36bc5bee6fe87MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26646/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26646/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALMACL23012023.pdfMACL23012023.pdfapplication/pdf4572053https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26646/1/MACL23012023.pdfcc7b3050c3809d6a918a2548aa1e4d28MD51123456789/266462023-04-05 03:04:33.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Heranças coloniais no atual ensino de música na licenciatura.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Colonial legacies in the current teaching of music in the licentiate.
title Heranças coloniais no atual ensino de música na licenciatura.
spellingShingle Heranças coloniais no atual ensino de música na licenciatura.
Lima, Manuela Azevedo Correia de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Educação musical.
Música - Ensino superior.
Colonialidade - Música.
Música - Formação - Brasil.
title_short Heranças coloniais no atual ensino de música na licenciatura.
title_full Heranças coloniais no atual ensino de música na licenciatura.
title_fullStr Heranças coloniais no atual ensino de música na licenciatura.
title_full_unstemmed Heranças coloniais no atual ensino de música na licenciatura.
title_sort Heranças coloniais no atual ensino de música na licenciatura.
author Lima, Manuela Azevedo Correia de
author_facet Lima, Manuela Azevedo Correia de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Queiroz, Luís Ricardo
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 08876405402
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Manuela Azevedo Correia de
contributor_str_mv Queiroz, Luís Ricardo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Educação musical.
Música - Ensino superior.
Colonialidade - Música.
Música - Formação - Brasil.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical.
Música - Ensino superior.
Colonialidade - Música.
Música - Formação - Brasil.
description Nos últimos anos, graças a profundas reflexões de estudiosos sobre os processos educacionais desenvolvidos no Brasil, pudemos observar o aumento do número de estudos sobre as influências da colonialidade em modelos educacionais adotados em diversos contextos educacionais, sobretudo no ensino superior em música. Seguindo essa tendência diagnóstica e reflexiva, esta monografia tem como objetivo geral compreender o repertório e as metodologias de ensino-aprendizagem abordadas nos componentes curriculares voltados para o estudo de teorias e regras, estrutura e análise de peças e períodos contemplados na formação ofertada pela Licenciatura em Música da Universidade X. O objetivo geral desdobra-se ainda nos seguintes objetivos específicos: identificar as disciplinas que são voltadas para o estudo de teorias e regras, estrutura e análise de peças e períodos composicionais da história da música; realizar o levantamento do repertório e metodologias de ensino-aprendizagem utilizados nas disciplinas de teorias e regras, estrutura e análise musical ofertadas pelo curso de licenciatura em música da universidade x; analisar possíveis influências da colonialidade na escolha dos repertórios e nas propostas pedagógicas das disciplinas de prática e análise musical. O trabalho foi realizado com base em uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental de fonte primária pautada na análise dos planos de curso de oito disciplinas oferecidas pela licenciatura em música da universidade X, elencadas de acordo com os seguintes critérios: 1. Serem voltadas majoritariamente para o estudo de teorias e regras, estrutura e análise de peças e períodos composicionais da História da Música; 2. Serem compartilhadas entre os cursos de bacharelado e licenciatura em música da universidade X. A partir da análise dos dados coletados, foi possível verificar, em consonância com a literatura da área, a utilização predominante de compositores e saberes europeus nas disciplinas selecionadas, assim como a aplicação majoritária de aulas descritas como “expositivas”. Tais resultados corroboram com análises anteriores sobre as influências da colonialidade nos processos de formação superior em música das universidades brasileiras, explicitando a necessidade de fomentar e executar rupturas decoloniais e ressignificações nos processos e práticas pedagógicas utilizadas, resultando em uma formação mais compatível com a nossa própria pluralidade cultural.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-04T12:56:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-23
2023-04-04T12:56:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26646
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ALVES, Cíntia Daniela da Silva; ALVES, Lílian Tomáz Ramos; GUERRA, Nancy Hayane Reginaldo; FARINHA, Allyne Chaveiro. Metodologia de ensino-apredizagem: uma abordagem acerca da aula expositiva. In: SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 13, 2017, Anápolis, Anais [...]. Anápolis: Faculdade Católica de Anápolis, 2017. Disponível em: https://www.catolicadeanapolis.edu.br/revistamagistro/wp-content/uploads/2018/09/metodologias-de-ensino-aprendizagem-uma-abordagem-acerca-da-aula-expositiva.pdf Acesso em: 01dez. 2022. CASTRO, Marco Aurélio Alves de; SIQUEIRA, Alysson. O ensino da música no Brasil Colonial e suas heranças. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 10, n. 24, p. 79 - 91, 2021. Disponível em: https://www.cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/1713. Acesso em: 8 out. 2021. COLI, Juliana Marília. Descendência tropical de Mozart: trabalho e precarização no campo musical. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 17, p. 89-102, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/279341202_Descendencia_tropical_de_Mozart_trabalho_e_precarizacao_no_campo_musical Acesso em: 8 out. 2021. COUTINHO, Raquel Avellar. Formação Superior e Mercado de trabalho: considerações a partir das perspectivas de egressos do Bacharelado em Música da UFPB. 2014. 104f. Dissertação (Mestrado em Música) - Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/7491/2/arquivototal.pdf. Acesso em: 11 out. 2021. DANTAS, Leonardo Meira; QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Colonialidade nos cursos de graduação em música popular no Brasil. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 16, 2021, edição online. Anais [...], Londrina: ANPPOM, 2021. DELMÁS, Anita de Sá e Benevides Braga. A História da Licenciatura em Educação Artística: o novo currículo que resultou na invenção de uma nova tradição. In: SEMINÁRIO DO MUSEU DOM JOÃO VI, 8, 2017, Rio de Janeiro. Anais [...], Rio de Janeiro: Museu Dom João VI, p. 204-211, 2017. Disponível em: https://joaosextoseminario.files.wordpress.com/2017/01/26-anita-de-sc3a1-e-benevides-braga-delmc3a1s.pdf Acesso em: 18 out. 2022. INSTITUTO CARLOS GOMES. Notas musicais: informativo eletrônico da OSMC. Belém do Pará, 2013. Disponível em: http://www.osmc.com.br/informativo/012/noticia_4.html Acesso em: 5 out. 2022. LANDIM, Thalita Andressa Barbosa Paes. Aula expositiva e o uso das tecnologias como forma de aproximação entre professores e alunos. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - CENTRO-OESTE, 12, 2014, Goiânia. Anais [...], Goiânia: ANPED, 2014. Disponível em: https://sites.pucgoias.edu.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-educacao/wp-content/uploads/sites/61/2018/05/Thalita-Andressa-Barbosa-Paes-Landim.pdf Acesso em: 30 nov. 2022. LIMA, Norma Maria de. Um olhar sensível na formação do professor de Educação Artística na UFPB: o antes, o agora e o depois. 2005. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação Popular), Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/4886/1/arquivototal.pdf. Acesso em 18 out. 2022. LIMA, Valderez Marina do Rosário; GRILLO, Marlene Correro; FREITAS, Ana Lúcia Souza de; GESSINGER, Rosana Maria. A Gestão da Aula Universitária na PUCRS. Rio Grande do Sul: EdiPUCRS, 2008. 170p. Disponível em: https://noctuam.files.wordpress.com/2018/05/agestaodaaula.pdf Acesso em 2 dez. 2022. LOPES, Antonia Osima. Aula expositiva: superando o tradicional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não? Campinas, SP: Papirus, 1991. Disponível em: http://www.uel.br/graduacao/odontologia/portal/pages/arquivos/NDE/Tecnicas%20de%20ensino.pdf Acesso em: 1 dez. 2022. MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago.; GROSFOGUEL, Ramón. (eds.). El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 127-167. Disponível em http://ram-wan.net/restrepo/decolonial/17-maldonado-colonialidad%20del%20ser.pdf. Acesso em: 20 set. 2022. MONTEIRO, Glauco Luis Flores; SOARES, Terezinha Rodrigues Prada. Reflexões acerca da relevância e necessidade da decolonialidade do ensino de música em uma universidade fronteiriça contemporânea. Raído, Dourados, v. 14, n. 34, p. 104-121, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1xIOZl59mFW7XDSb8tYvuah27Q8vOyOED. Acesso em: 14 set. 2022. PENNA, Maura; SOBREIRA, Silvia. A formação universitária do músico: a persistência do modelo de ensino conservatorial. OPUS, Londrina, v. 26, n. 3, p. 1-25. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2020c2611. Acesso em: 16 set. 2022. PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Ensino superior em Música, colonialidade e currículos. Revista Brasileira de Educação, Juiz de Fora, v. 25, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5xrpGmgvKpQ8tfrMgb4cLyt/?lang=pt. Acesso em: 16 set. 2022. PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Possibilidades e desafios em música e na formação musical: a proposta de um giro decolonial. Interlúdio, Rio de Janeiro, v. 6, n. 10, p. 10-22, 2018. Disponível em: http://cp2.gov.br/ojs/index.php/interludio/article/viewFile/1944/1357. Acesso em: 16 set. 2022. PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. O ensino superior e as licenciaturas em música: um retrato do habitus conservatorial nos documentos curriculares. 2012. 280f. Tese (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324516635_ENSINO_SUPERIOR_E_AS_LICENCIATURAS_EM_MUSICA_POS_DIRETRIZES_CURRICULARES_NACIONAIS_2004_um_retrato_do_habitus_conservatorial_nos_documentos_curriculares/link/5ad170c8a6fdcc29357c3f58/download. Acesso em: 16 set. 2022. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Até quando Brasil? Perspectivas decoloniais para (re)pensar o ensino superior em música. PROA: Revista de Antropologia e Arte. Campinas, v. 10, n. 1, p.153-199, 2020. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/3536 Acesso em: 7 out. 2021. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Cânones da educação superior em música no Brasil e faces da colonialidade no século XXI. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL. 24, 2019, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: ABEM, 2019. Disponível em: http://abemsubmissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/137/165. Acesso em: 15 set. 2022. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM. Londrina, v.25, n.39, p. 132-159, jul./dez. 2017. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/download/726/51. Acesso em: 15 set. 2022 QUEIROZ, Luis Ricardo Silva; FIGUEIREDO, Sergio. The World Declaration on Higher Education for the Twenty-First Century’ and perspectives for Music Education in Brazil. In: International Seminar of the ISME Commission on Research, 26, 2016, London. Proceedings [...]. London: International Music Education Research Centre, 2016. p. 205-213. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/10d8hHrIue-3f7wabkICDsUqoly9X5jGu/view Acesso em: 5 out 2022. SANTOS, Daniel Silva. Música popular, colonialidade e caminhos decoloniais na educação musical. Dissertação (Mestrado em Música) - Setor de Artes, Comunicação e Design. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/76168/R%20-%20D%20-%20DANIEL%20SILVA%20DOS%20SANTOS.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 set. 2022 . SANTOS, Valnei Souza. Música, cultura negra e arte da diáspora: os desafios de uma educação musical afrocentrada tendo como perspectiva o pensamento decolonial. In: CONGRESSO DAASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL. 24, 2019, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: ABEM, 2019. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/160/86. Acesso em: 16 set. 2022. TORRES, Cleyton; NARDINI, Erik; ALMEIDA, Gustavo de; MARIN, Thais; ALCÂNTARA, Tiago. A música popular pede passagem. Jornal da UNICAMP (Edição Web), 10 abr. 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/noticias/2017/04/25/musica-popular-pede-passagem. Acesso em: 19 out 2022. VENTURA, Ricardo. O Instituto Villa-Lobos e a música popular. Rio de Janeiro: Instituto Villa-Lobos - UNIRIO, p. 75-90. 2017. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/401996662/O-Instituto-Villa-Lobos-e-a-Musica-Popular. Acesso em: 19 out. 2022.
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação Musical
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26646/4/MACL23012023.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26646/3/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26646/2/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26646/1/MACL23012023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4539d2f519d475d885c36bc5bee6fe87
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
cc7b3050c3809d6a918a2548aa1e4d28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562288180428800