Relação trabalho e saúde de motoristas de transporte alternativo em uma capital do nordeste brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Patricia Menezes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26105
Resumo: Os motoristas de transporte alternativo informal são profissionais que exercem de forma autônoma as suas atividades, realizando transporte de passageiros para regiões periféricas e/ou metropolitanas aos grandes centros. Atuam assim de forma paralela ao sistema de transporte público legal. O cenário desse estudo é a capital paraibana, mais especificamente a região central da cidade, onde existem diversos pontos de encontro de motoristas em busca de passageiros para municípios vizinhos e mesmo para fora do estado. Nesse estudo, buscou-se investigar a relação trabalho e saúde dos motoristas de transporte alternativo informal. A atividade de motorista profissional se mostra vulnerável a riscos de adoecimento, pela exposição constante a condições precárias em função das demandas de trabalho e das políticas de mobilidade urbana e, também, em decorrência da própria imprevisibilidade do ambiente do trânsito. Tomando como referência a relação trabalho e saúde dos motoristas que exercem sua atividade de modo formal, pode-se supor que os motoristas de transporte alternativo informal estejam expostos aos mesmos condicionantes de vulnerabilidade no trânsito que podem interferir em sua saúde. Participaram deste estudo oito profissionais que desempenham a sua atividade há pelo menos um ano e que tem o centro de João Pessoa como ponto de partida de suas viagens. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, sendo três de forma individual e uma em grupo com a presença de cinco participantes. Como aporte teórico, empregou-se a Psicodinâmica do Trabalho, a partir das contribuições de Christophe Dejours, tendo em vista as premissas de que o trabalho mobiliza a subjetividade para dar conta do real do trabalho, assim como tem papel fundamental na construção da identidade a partir da busca de auto-realização e de reconhecimento, sendo desse modo fonte potencial tanto de vivencias de sofrimento quanto de prazer. Identificou-se, a partir dos relatos, a percepção da atividade como uma opção de sobrevivência que, embora desperte a identificação dos profissionais, representa para eles algo transitório devido as suas incertezas e que impõe ao profissional ônus pelas intempéries encontradas na realização da atividade através de uma falsa premissa de liberdade. Conclui-se que, para lidar com o status de desemprego, esses profissionais recorrem a formas de trabalho precárias e, como forma de manutenção da saúde, se mobilizam em busca do reconhecimento da categoria.
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spelling 2023-01-31T20:32:22Z2021-07-152023-01-31T20:32:22Z2021-03-15https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26105Os motoristas de transporte alternativo informal são profissionais que exercem de forma autônoma as suas atividades, realizando transporte de passageiros para regiões periféricas e/ou metropolitanas aos grandes centros. Atuam assim de forma paralela ao sistema de transporte público legal. O cenário desse estudo é a capital paraibana, mais especificamente a região central da cidade, onde existem diversos pontos de encontro de motoristas em busca de passageiros para municípios vizinhos e mesmo para fora do estado. Nesse estudo, buscou-se investigar a relação trabalho e saúde dos motoristas de transporte alternativo informal. A atividade de motorista profissional se mostra vulnerável a riscos de adoecimento, pela exposição constante a condições precárias em função das demandas de trabalho e das políticas de mobilidade urbana e, também, em decorrência da própria imprevisibilidade do ambiente do trânsito. Tomando como referência a relação trabalho e saúde dos motoristas que exercem sua atividade de modo formal, pode-se supor que os motoristas de transporte alternativo informal estejam expostos aos mesmos condicionantes de vulnerabilidade no trânsito que podem interferir em sua saúde. Participaram deste estudo oito profissionais que desempenham a sua atividade há pelo menos um ano e que tem o centro de João Pessoa como ponto de partida de suas viagens. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, sendo três de forma individual e uma em grupo com a presença de cinco participantes. Como aporte teórico, empregou-se a Psicodinâmica do Trabalho, a partir das contribuições de Christophe Dejours, tendo em vista as premissas de que o trabalho mobiliza a subjetividade para dar conta do real do trabalho, assim como tem papel fundamental na construção da identidade a partir da busca de auto-realização e de reconhecimento, sendo desse modo fonte potencial tanto de vivencias de sofrimento quanto de prazer. Identificou-se, a partir dos relatos, a percepção da atividade como uma opção de sobrevivência que, embora desperte a identificação dos profissionais, representa para eles algo transitório devido as suas incertezas e que impõe ao profissional ônus pelas intempéries encontradas na realização da atividade através de uma falsa premissa de liberdade. Conclui-se que, para lidar com o status de desemprego, esses profissionais recorrem a formas de trabalho precárias e, como forma de manutenção da saúde, se mobilizam em busca do reconhecimento da categoria.Alternative informal transportation drivers are self-employed professionals who transport passengers to regions which are peripheral and/or metropolitan to the large centers. They act in parallel to the legal public transportation system. The backdrop for this study is João Pessoa, the capital of the state of Paraíba, in particular the city‟s central region, where meeting spots form for drivers in search of passengers travelling to nearby cities or even to outside the state. This study investigates the relationship between work and health for these alternative informal transportation drivers acting in the center of João Pessoa. Professional drivers are vulnerable to risks of illness, due to constant exposure to precarious conditions resulting from work demands and urban mobility policies, and also as a result of the very unpredictability of the traffic environment. Based on the relationship between work and health for drivers who are formally employed, it could be presumed that alternative informal transportation drivers are exposed to the same factors of traffic vulnerability that may interfere with their health. Participants in this study were eight professionals who have performed their activity for at least one year, and have the center of the city of João Pessoa as the starting point for their rides. Four semi-structured interviews were carried out: three individual interviews and one with a group of five participants. Psychodynamics of Work was used as a theoretical framework, with the contributions of Christophe Dejours as a starting point. This is bearing in mind the premises that work rallies subjectivity so as to cope with the reality of the activity and plays a fundamental role in the construction of identity out of the pursuit of self-actualization and acknowledgement. Work is, therefore, a potential source of both suffering and pleasure. In the interviews, the activity was identified as a means of survival which, while eliciting identification in the drivers, represents something temporary due to its uncertainties. It also imposes a burden as a consequence of the hardships present in performing it under a false premise of freedom. The conclusions reached were that these professionals resort to doing hazardous work to deal with their unemployed status, and that they organize to seek acknowledgment of their occupation as a path to preserving their health.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-30T10:27:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PatriciaMenezesPereira_Dissert.pdf: 1530243 bytes, checksum: c9a6e19eeb17bd47c80742b04264ccf6 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-31T20:32:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PatriciaMenezesPereira_Dissert.pdf: 1530243 bytes, checksum: c9a6e19eeb17bd47c80742b04264ccf6 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-31T20:32:22Z (GMT). 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