Organização de acervos musicais: um olhar interdisciplinar como apoio na atribuição de autoria em documentos musicográficos manuscritos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ana Amália Cavalcante de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26540
Resumo: Diante de demandas específicas identificadas, no decorrer de atividades de organização de arquivos musicais, surgiu a motivação para realizar este trabalho que tem por objetivo, alinhar as áreas do conhecimento da paleografia, diplomática, documentoscopia, música e arquivística na intenção da identificação de autoria em documentos musicográficos, não assinados, em especial as partituras, através da interdisciplinaridade. Intenta-se dirimir dúvidas e alcançar os resultados diante de estudo teórico e técnico convergentes dentro do campo analítico e investigativo da escrita musical. Para tanto, foi realizado pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por revisão da literatura sobre os temas paleografia, documentoscopia e diplomática, música e arquivística, orientada às particularidades da estrutura dos documentos musicais e entrevista. Buscou-se compreender os aspectos gerais da análise arquivística em manuscritos musicais e como resultado, foi possível propor um instrumento de análise contendo quesitos que possibilitam indicar a autoria em documentos musicográficos manuscritos, que não possuem autoria identificada, seja compositor, copista ou arranjador, com a finalidade de auxiliar na organização documental dos arquivos musicais.
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Buscou-se compreender os aspectos gerais da análise arquivística em manuscritos musicais e como resultado, foi possível propor um instrumento de análise contendo quesitos que possibilitam indicar a autoria em documentos musicográficos manuscritos, que não possuem autoria identificada, seja compositor, copista ou arranjador, com a finalidade de auxiliar na organização documental dos arquivos musicais.In face of the identified specific demands along activities of organization of musical archives, it is emerged the motivation to develop this work, whose objective is to align the following areas of knowledge: Paleography, Diplomatics, Documentoscopy, Music and Archival Science in order to identify authorship in non-signed musicographic documents, especially musical scores, by means of interdisciplinarity. It is intended to resolve doubts to reach results in face of the convergent theoretical and technical studies inside the analytic and investigative field of musical writing. For that, it was developed a descriptive research with qualitative approach. The data collection was done by means of literature review about Paleography, Documentoscopy and Diplomatics, Music and Archival Science, guided to the particularities of the structure of musical documents and interview. It was sought to comprehend general aspects of archival analysis in musical manuscripts and, as a result, it was possible to propose an analysis instrument containing questions that enable to indicate authorship in manuscript musicographic documents which do not have identified authorship, whether a composer, a copyist or an arranger, with the finality of helping in document organization of musical archives.Submitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2023-03-23T17:44:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AACA23032023.pdf: 1560309 bytes, checksum: e76d21242097feb1bb52db6f37e5c8dd (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-23T17:44:01Z (GMT). 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